Entre os dias 22 de Maio (Dia Internacional da Biodiversidade) e 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente), o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) leva a cabo uma iniciativa que designou de Dias Verdes, com o objectivo de divulgar a rede NATURA 2000.
Em 2009 os “Dias Verdes” são dedicados aos “30 anos da Directiva Aves”.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) não poderia deixar de se associar, tendo, no âmbito do projecto de rede ibérica de monitorização de aves e mamíferos marinhos, organizado uma acção de observação de aves marinhas, no cabo Carvoeiro, em Peniche, junto à célebre “Nau dos Corvos” (ilhéu escarpado junto à costa), que dá aliás nome ao restaurante ali existente.
O “Veterinário precisa-se...” não pode deixar de agradecer a disponibilidade do colega que participou nas observações e colocou ao dispor da nossa redacção as imagens e experiência recolhida no local onde, Joana Andrade, da SPEA, orientou os diversos participantes e curiosos.
Balanço: para além das muitas gaivotas de patas amarelas, foram vistos andorinhões, cagarras (várias), pardelas, alcatrazes (dois belos exemplares), corvos marinhos e uma família inteira (dois adultos e dois juvenis) de falcões peregrinos, a viver na Nau dos Corvos.
Não se sabe se a Autarquia tem alguma equipa especializada no assunto (como para o acompanhamento de cetáceos que dão à costa), certo, certinho é que da edilidade não se viu ninguém no local, nem mesmo a Médica Veterinária do Município, talvez ocupada com a campanha de vacinação anti-rábica.
Uma bela jornada... cuja partilha agradecemos ao colega que lá esteve e que permite ao “Veterinário precisa-se...” sublinhar a importância no envolvimento de mais Médicos Veterinários nos temas do ambiente e da biodiversidade, aliás figurados por ondas prateadas no símbolo da Ordem.
Pena que a Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (SPCV) e em particular a sua satélite Sociedade Portuguesa de Epidemiologia e Medicina Veterinária Preventiva (SPEMVP), não estejam interessadas em “estabelecer a ponte” com áreas científicas da profissão potencialmente interessantes à futura dedicação profissional de jovens Médicos Veterinários.
Foto de António José Paulino, em “Pramelhor”
26 de maio de 2009
"VETERINÁRIO PRECISA-SE..." EM PENICHE
Pareceu a Clint às 16:19
15 comentários:
Tema interessante para ser "agarrado pelos MVM ribeirinhos" e começarem a formar e informar os futuros munícipes sensibilizando-os para as questões de conservação da natureza.
Não existem só os cães e gatos errantes!
Ó clint, ouvi dizer que veterinário precisa-se na eslovénia. Agora encostado pelo sobraleco e demitido pela direcção devias ponderar voltar para lá.
Muita vaca russa sente a tua falta...
És mesmo reles e triste ó clint... tss tss
Ah.. e frustado!
1. Em bom rigor: Rússia e Eslovénia têm muito pouco de comum, para não dizer nada.
2. Frustrado? De certa forma... sobretudo com o que se vai passando na minha profissão.
3. Recordo o trabalho que espontaneamente a profissão desenvolveu na tentativa de salvar as aves marinhas atingidas pela mancha do Prestige e tenho pena que não estejamos mais envolvida numa cooperação/parceria estratégica naquilo que se refere em particular com as aves silvestres e a sua importância na preservação das espécies, da biodiversidade e do ambiente.
4. Reles e triste? Meu/Minha caro/a, simplesmente o/a convido a não passar por estas paragens... escusa de se afligir... mesmo sem ter percebido o que lhe inspira o desprezo, garanto-lhe que não perderei o sono.
Há por aí muito TONTO a fazer poluição escrita...
Este post é pertinente...porque não hão de ser validadas novas valências na profissão?
PORQUÊ???
Entendo que é preciso mudar de actores e de atitude...parabéns CLINT...
assim ...sim!!!
parabéns? realmente... não merece nenhuns pela forma distorcida como vê a realidade.
é um triste isso sim!
Desculpe?... onde está a distorção da realidade?
Eram cagarras, pardelas, corvos marinhos, alcatrazes e falcões peregrinos, já para não falar dos mais frequentes andorinhões ou gaivotas.
Houve pessoas a perder alguns minutos ou algumas horas, a vê-los de binóculos ou telescópio...
Da profissão veterinária o único sinal foi do colega que se prestou informar o "Veterinário precisa-se..."
Por favor diga-nos onde está a distorção da realidade.
Este gajo das duas uma ou tem óculos de batata ou tem miolos de esfregão!
Realidades distorcidas são os patos que caíram lá sem saber o que fazer, ou são marionetes mas sem capacidade de serem actores bons,ou o incompetente da orquestra não os sabe por a mexer...
Por vezes o postador ataca mas neste post foi muito sério, competente e visionário!
Os de desacordo são maus!!!!Devem ser dos que estão encolhidos,envergonhados edesacreditados...são do Clube dos que pensavam ouvir para decidir!!!mas a realidade levou-os a decidir sem ouvir!!!(só se ouviram as vozes do outro mundo...por estarem próximos!!!)
Madrugada solarenga!!!
ÔBA..................
Então seu IGNORAS do CATANO vai ler no CM de HOJE(28-05-2009),Quinta Feira, pág19, uma notícia que nos enche de tristeza:
-Amanhã, pelas 17,30H, os FARMACEÛTICOS vão Inaugurar a SEDE da ORDEM, em LISBOA.
( o Presidente do CD, que tem VERGONHA de ser BASTONÁRIO, deve ficar pelo lanche do VIDEIRA GOLPES...GENTE SEM VERGONHA...)
QUANDO CHEGARÁ O NOSSO DIA?UMA SEDE SERÁ ASSIM UM SONHO TÃO...SONHO?!
Com os trastes que andam pelos Orgãos Directivos actuais ....nunca MAIS!!!!!
CLINT ....vamos a ELES!!!!
clint, a sua obsessão é com:
1. ana elisa?
2. anvetem?
3. animais marinhos?
...ou um fetiche conjunto?
http://vetblock.blogspot.com/2008/11/baleia-de-peniche.html
14 de Novembro de 2008
BALEIA DE PENICHE
Deu à costa de Peniche, em avançado estado de decomposição, o que sobra de um cadáver de cetáceo, conforme anuncia o Jornal de Notícias.
Ana Elisa, que desde Outubro de 2003 desempenha funções como Médica Veterinária Municipal, “…explicou não ter memória de ter visto um animal a dar costa em tal estado de decomposição.”… e então? pergunto eu… isso quer dizer o quê? Até onde vai a memória de Ana Elisa? 2003?
Ainda segundo a mesma fonte, Ana Elisa terá adiantado que, “…o estado de putrefacção já nem sequer permite aos especialistas saber se "será mesmo uma baleia ou um cachalote"… desconheço qual a especialidade a que se refere, mas para quem esteve na conferência dedicada à Medicina Veterinária forense (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, 11 de Outubro), sabe que não será bem assim…
Aliás, sempre segundo a mesma fonte, Ana Elisa “…considera que o animal estará morto há já muito tempo…” (até eu sei disso)… até porque a edilidade “…tem uma equipa especializada no acompanhamento de casos deste género.”… em que ficamos? nem os especialistas saberão que raio de cetáceo é este ou há realmente uma equipa capaz de o fazer?
Então não é “…feito regularmente um controlo rigoroso dos animais que dão à costa.”? Calculo que a regularidade seja quando dão à costa? Ou não?
A juventude pode ser traiçoeira, mas para quem, tão desempoeiradamente, assumiu a presidência da Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM) e cargo no Conselho Directivo da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), o mínimo que se exige são declarações mais cuidadas, mesmo que simplesmente proferidas na qualidade de Médico Veterinário Municipal.
O CLINT é obssessionado por causas justas...
Não atura o golpismo de uns e muito menos de outros...
Boa CLINT ....continua com esse olhar crítico!!!!
mesmo que simplesmente proferidas na qualidade de Médico Veterinário Municipal????
VocÊs são todos os mesmos tristes.. nada fazem e contra os que fazem querem arranjar merdinhas.
Ide trabalhar e façam algo de útil em vez de boquinhas tristes.
Que interesse tem este post, além de mostrar o fundo de garrafa do clint que converteu a sua visão abrangente num triste e lamentável periscópio aos MVMs.
Vejam que em 5 anos (2003-2008) só colocou 2 posts sobre MVMs, mas agora é o tema que mais gosta. PorquÊ? porque por trás esconde uma visão deturpada, retrógada e vergonhosa dos veterinários que tenta se mostrar superior.
Estiveste em Peniche a fazer o quê também? há procura de uma lagosta de Leste? hehehehehe
Coloquei aqui a minha opinião sobre ti
Só dois? O meu amigo contou-os bem?
Quer apostar que são mais?
E contou as alusões a outros sectores da profissão?
...o interesse deste post está à vista.
"...
Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente e havemos vencer!
Agora não, que me dói a barriga...
Agora não, dizem que vai chover...
Agora não, que joga o Benfica
E eu tenho mais que fazer...
..."
Sobre si não tenho opinião.
Caríssimo CLINT
Acompanho regularmente as suas opiniões porque concordo com as generalidades dos seus postados, mas começam a ser desinteressantes porque Você tem dias em que a Vaidade toma conta de si e torna-se um escrito enfadonho de coisas menores. É claro que é apenas e tão só a minha opinião vale o que vale
Vertic@lvet
Este Clint se não fosse tão presunçoso, até a sua "cultura acima da média" lhe podia servir para alguma coisa. Assim não.
Olha, mete mas é essa tua cultura no olho ao fundo das costas...
Enviar um comentário