22 de janeiro de 2008

MUDAM-SE OS TEMPOS…

Bernard Vallat sabe certamente do que fala quando sugere uma ”vacinação massiva” contra a “Língua Azul”.

Por cá, o edital 18 da Direcção-Geral de Veterinária (DGV), mais ou menos em linha com o código de Saúde Animal da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), apenas “promove” a zona sujeita a restrições a zona sazonalmente livre.

Para além dos requisitos relativos à desinsectização, prévia à movimentação dos animais… que elimina (nesta estação) muita mão-de-obra, acresce no novo edital a vacinação de ovinos contra o serotipo 1, para além de uma abordagem técnica mais próxima do manual do OIE.

Embora “chegada à zona centro”, continua a maior parte desta área e da zona Norte fora daquelas restrições… com as alterações ecológicas e o respectivo impacto na vida dos Culicoides prevejo alterações a este cenário… surpreendentemente ainda antes da Primavera.

Curiosa a informação sobre o tema no site da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV)… parece propaganda à DGV…

Também não admira… para a OMV tudo vai bem pelos Serviços Veterinários… a fazer fé no seu silêncio ensurdecedor… longe vão os tempos em que por dá cá aquela palha se pediam demissões, hostilizavam ministros e se abandonavam comissões de acompanhamento…

…Mudam-se as vontades

17 comentários:

Anónimo disse...

O ambiente aqui na DG'B'


Com a instalação do grupelho damigos nas chefias e a saída dos velhos 'generais'instalou-se um ambiente de coscuvilhice,bufaria,incompetência e um ruído ensurdecedor efectivo...

Esta canalhagem oculta,rapina,reptila,rasteja liquida,caga-se e ainda por cima assaltam...o poder!!!

Foram buscar os malquistos dos PINAladem (ao casal,que é mais barato...)transformaram aquilo numa sacristia mofenta,de ratazanas,amigalhaços,que só podem traçar o caminho da saída...que parece não vir longe...

As guerras são muitas,com a classe e fora da classe,com outros profissionais,com sindicatos...vai ser o bom e o bonito...em breve...
Alguns sairão chamuscados...outros castrados...e outros 'jodidos'

Por isso como aquele magnata cultural e respeitável cidadão que agradece com FUCK YOU,perdõem-me que diga para os da DG'B',
FUCK YOU,
não se indignem...eu não posso falar muito que os gajos perseguem tudo,estou a usar o meu PC e o meu canguru,porque isto é sempre passado a pente fino...

Assim se vê a força deles,


Alfacinh@

Anónimo disse...

Os do Folklore!

É bom dizer mal! claro rende mais que dizer assim, assim ou bem.

Não é que haja muito mas o tempo em que se ouviam em uníssono louvores aos resistentes já não me lembro quando foi.

É pena não haver uma crítica pela positiva, aqui o anfitrião parece um saudosista da "regionalite".

Deve ser como os que não foram "abrangidos" pelos lugares, pois parece que mudaria de "lado".

Declaro os meus interesses é que estou fora dos "abrangidos" e dos "injustiçados". E os outros assumam também as suas causas!

A propósito o Conde está a favor ou contra a mudança da DGV!

É que sempre ouvi falar da Verticalização que já não sei se é esta ou outra qualquer.

Vet@antiREGIONALITE

Anónimo disse...

Caro Colega

A informação de base do site da OMV é a mesma que foi publicada pela revista há já dois anos!
E olhe que gostei se a ver também difundida na Internet.

"bocas" dessas não valem, são enganosas.

Pensa que era melhor não pôr os editais?
Acho exactamente o contrário e só é pena que não tenhamos mais informações com a chancela oficial porque deixámos de "achar" muita "orientação".

Ora diga lá qual é a base científica em que se apoia para dizer que na primavera já está na zona centro( intui-se) para além do actual foco ou mesmo zona norte?

Valia a pena fazer uma retrospectiva do que a este propósito se tem dito e feito, sim feito, porque quer queiramos quer não, muitos dos "colegas" têm-se portado como "comerciantes" das "guias" e das "desinfecções".

Aqui devia-se chamar a Ordem a pôr cobro a esta nojice.

Propaganda,(não se sabe bem a quê) parece a sua "informação" errada, , mas parece que não está de acordo com as decisões das entidades técnicas que tutelam estes assuntos, será que tem outros elementos?
Divulgue-os por favor.

Vet@Sanitarista

Anónimo disse...

Eu também quero saber se há qualquer coisa que nos andam a esconder!

Anónimo disse...

Querem ver?

Antes é que se escondiam as doenças e a evolução sanitária, será que retornámos à mesma?

Nessa altura até eu achava muito estranho que a Classe, sabendo, não reagisse.

Se reagiu fez muito bem, como também nas posições que tomou com o louco do ministro Capoulas, por causa das medidas sobre a bse.

Quem agora fala é o próprio ministro a dizer o que se passa!!! Deve haver alguma diferença? ou não?

Vet@Vet

Clint disse...

1. Sobre a organização dos Serviços Veterinários.

Nada a dizer! Neste post não referi uma palavra contra a organização.
Sem pôr em causa o modelo, o que direi é que não está a dar a resposta que se espera... falta-lhe estratégia, rumo e capacidade. Se de per si tal não é problema, já passou tempo suficiente para que as coisas melhorassem.

Não sou regionalista mas continuo a achar que os serviços centrais têm poder a mais... demasiado! Com a agravante de não o saberem usar.

Sobre a competência das chefias a nível regional nem me atrevo a pronunciar... o esteio da sua vida profissional fala por si.

2. Quanto ao site da Ordem. Nada a dizer que se link à DGV, mas gostava de ver outros links, nomeadamente para a OIE, a FVE, e outras organizações veterinárias. Só DGV é que me parece curto. Aliás acho o site pouco atractivo e pouco prático... sobre o tema aconselho a leitura do "Big red fez".

3. Sobre a epidemiologia da Língua Azul.

É difícil, senão mesmo impossível, explicar em detalhe, mas aqui ficam os argumentos essenciais:

a) As condições ecológicas estão a mudar, por força do aquecimento global ou não, o certo é que as mudanças estão à vista e por isso a adaptação dos cullicoides um facto, que se reflectirá inexoravelmente na epidemiologia da doença.

b) A OIE, através do seu dirigente máximo, sugere uma vacinação massiva... não é por acaso, é porque têm dados que sustentam a nova realidade epidemiológica.

c) Houve casos positivos na zona livre, sempre camuflados na base de se tratarem de animais supostamente transportados desde a zona de restrição... o que nem sempre ficou totalmente comprovado.

d) A avaliação por amostragem na zona livre não se fundamenta numa metodologia estatística correcta e por isso conduzindo a uma avaliação potencialmente enviesada.

Como noutras alturas na vida, desde Júlio César, alguém tentará calar o mensageiro... estejam atentos.

O endereço deste local é conhecido: eutanasia@sapo.pt

Anónimo disse...

Tem muita razão o Clint.

Se consultarem a página do OIE INTERFACE WAHID, diáriamente,irão aperceber-se da pertinencia da recomendação do colega VALLAT.

A Rep. Checa notificou ontem um foco de LA(tipo 8).
Aproveitem e façam uma retrospectiva das notificações de LA na Europa,...não é necessário ser um ÁZ em epidemiologia,basta um pouco de senso comum.

epires

Anónimo disse...

Ter SENSO!

Qual a diferença entre o "senso" e a "especulação" que os profetas da desgraça apregoam?

Neste caso da LA nenhuma, conjecturas sobre a evolução climática, não justificam nesta altura( pelo contrário, com as temperaturas a limitarem a actividade do hospedeiro), qualquer prognóstico para a primavera.

Insisto não tem qualquer sentido e de epidemiologia só se for da especulação e cá estaremos para verificar.

Vet@Sanitarista

Clint disse...

OK. Fica apostado um jantar.
Quem perder paga... quem ganhar escolhe o restaurante (desde que lá se possa fumar)... é que já estou a pensar dar cabo de um havano.

Anónimo disse...

Caro colega sanit@rista.
Com o devido respeito, deixe-me dizer-lhe que a atitude de actuar segundo o "melhor cenário" não é a mais consentânea com aquilo que as autoridades veterinárias dos países desenvolvidos hoje praticam.

Sem a pretenção de me autodenominar "sanitarista",faço os possíveis para me documentar e aprender com quem e onde possa obter respostas´`as muitas interrogações que ,confesso,se me colocam.
Não penso estar enganado quanto à credibilidade das fontes que me atrevi a convidar os colegas a consultar.
Se desejar dar-se ao incómodo de pesquisar onde sugeri,verificará que,ao contrário do que afirma,creio que convictamente,não voltará a apodar de alarmista/s aqueles que pensam como eu.
Permita-me que lhe diga, igualmente, que "profetas da desgraça"seremos então muitos e alguns, que não eu,certamente portadores de credenciais científicas,técnicas e,sobretudo,de experiencia,no mínimo,equivalentes às suas que não ouso questionar.!O que me surpreende é a arrogancia e pesporrencia do colega sanit@rista que (perdoe-me se eu estiver equivocado)não consultou o weekly report da WAHID no site do OFFICE.
Ou consultou?
epires

Anónimo disse...

P.SCRIPTUM
Agora,numa leitura mais cuidada,veja lá,caro "sanitarista",o que afirmou!

Já viu?....VIU MESMO?

Queria mesmo referir-se ao HOSPEDEIRO? OU SERIA AO VECTOR?

Contudo,nada me repugna acreditar que o/s hospedeiros queiram limitar a actividade,provavelmente também lhes não pagam as devidas(e legalmente OBRIGATÓRIAS)ajudas de custo ou os Km de deslocação!
Não existirá um Sindicato dos Hospedeiros?

Não sei!!!
Pois que Criem um,!!! estamos em dEmOcRaCiA OU NÃO?

epires

Anónimo disse...

A critica!

Já agora obrigado pela precisão/correcção colega epires, em relação ao Hospedeiro( já vi que está atento) sim Sr. como bem percebeu queria referir-me a VECTOR.

Mas também lhe devolvo qualquer coisinha, não será que queria dizer PRETENSÃO em vez de pretenção?

Já agora, não se dê ao trabalho de indicar fontes( o mundo é muito pequenino e já o conhecemos há vários anos, não é?), todos as reconhecemos e olhe que nem todos têm falsa modéstia, alguns têm mesmo alguma legitima ambição.

Chamo-o alarmista, porque não se deve facilitar a análise só com o argumento de compararmos com o desenvolvimento dos ditos países organizados, temos a amostra dos britânicos, entre vários, que conhece garantidamente.

Essa comparação não vale pois a pena.

Contudo, saberá como todos nós, que a experiência da PSA deu a muitos ilustres"sábios" lições, que os práticos há muito tinham aprendido e quantas histórias conhece passadas com a peripneumonia, a aftosa e tantas outras( entre elas a LA)?


Mas história à parte, sempre lhe digo que não possuo qualquer base para prever a expansão da LA tal e qual profetisa. Agradecia que tivesse a cortesia de me dizer qual é a sua fonte inspiradora.

Também deixe lá os sindicatos para quem sabe disso, não são para aqui chamados.

Vet@Sanitarista

Anónimo disse...

ORA ABÓBORA!
Mais uma vez e logo aqui em casa do amigo CLINT,vou levar nas orelhas por erros ortográficos.

PROMETO que vou escrever cem vezes pretensão,pretenção,pret....o resto fica para depois.

O que me preocupa mesmo é que o CPD da nossa ORDEM ,tope este seu reparo e me retire mais CRÉDITOS .

É a segunda vez que isto acontece e, como me avisou o CLINT ,JÁ DEVO TER PONTUAÇÃO ABAIXO DE ZERO...lá se vai a cédula profissional!

Quanto ao demais caríssima amiga e colega,NADA ...NEM MODÉSTIA ,NEM FALSA MODÉSTIA ,sempre fui uma negação no teatro ,o que me custou,não poucas "traulitadas" do desesperado ensaiador,o saudoso padre Estanislau Lobasa(polaco de origem mas, portuguesíssimo de coração).

Aprendi,pois,de pequenino a SAIR DE CENA quando era devido!
E nunca mais me esqueci!...foram as "traulitadas" pedagógicas.

Não se zangue que não vale a pena!

MAS,já agora,se não é sócia do nosso SNMV,JUNTE-SE A NÓS QUE FAZ LÁ FALTA!
Confraternalmente.
epires

Anónimo disse...

MODERAÇÃO

Criem espírito positivo e dexem-se de merdas,os gajos estão nas chefias da DGV por compadrio fascizante,em breve vai haver mudanças,cai aquela CANALHAGEM toda....PORRA!!!

MALLAS @RTES

Anónimo disse...

O BARÃO DE AGRIÃO SABE DISTO ?

Falam tanto da DGB mas alguém já disse alguma coisa ao Barão de Agrião, patrão daquela casa ? Assim ele não tem oportunidade de se defender.

Anónimo disse...

Quem anda à chuva molha-se!

Isto são as virtualidades do domínio público e quem não se quer meter em assados, não anda nisto!

Porque não lhe contas tu? assim além do bufo, ficavas a ser o "seu" pagem!

Ele que veja, corrija ou assuma, o resto são tiques de esbirro!

Vet@Revoltado

Clint disse...

Note-se o editorial deste blog... raiamos os limites da ética, sem os ultrapassar.
As críticas subjacentes em algumas opiniões não tem um carácter pessoal...

Não nos interessa que o Director-Geral, o Ministro ou quem quer que seja saiba ou não saiba o que se passa nas "suas" casas...
Se não sabem, é pena e lamentável, revela incapacidade... se sabem e não querem saber, é ainda pior, é incompetência...

Todos nós fomos ou somos incapazes ou incompetentes, pelo menos em alguns momentos da vida... é assim, não há volta a dar.

Mau mesmo é não percebermos, nem aprendermos com isso ou fazermos disso modo de vida... que vai funcionando numa sociedade "tolerante" como a deste "...lindo torrão lusitano..."

Assim... as críticas visam o sistema instituído e não as pessoas que o sustêm...
Nabos é o que há mais!