Dizia o nosso colega e vizinho, Almavet, que continua a desordem na ordem.
Sem discordar sempre adiantarei que o problema não estará tanto na desordem, mas na falta de prestígio e credibilidade da Ordem, que já não é de agora.
Ainda que algo exagerada a designação de “terrorismo associativo”, não deixa de ser verdade que a contestação não vem de sectores apenas apaixonados pelo prestígio profissional.
São os vários colegas “bem instalados” e com responsabilidades a quem a Ordem não “protegeu” por alegadas diatribes deontológicas, os Doutores cujo “reino” de educação, formação e avaliação curricular foi posto em causa, ainda outros colegas afectados por uma vaidade e sede de poder que lhes foi sendo coarctado, mas também muitos colegas desiludidos pela falta de garra e falta de estratégia da Ordem.
A “falta de escrúpulos” ou a “ausência de democracia”, que se antevê conduzir a um “radicalismo irresponsável” deve ser ponderado com seriedade. Mas quem, melhor do que ninguém, que o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral para sanar a situação de crise?
Contrapor ao “terrorismo” a “guerrilha institucional” não é de facto solução. A muito curto prazo são necessárias eleições para a Ordem, mas não basta trazer 500 ou 600 votantes, é essencial que pelo menos mais de metade dos membros da Ordem se manifestem.
A massificação profissional , a proliferação de faculdades a digladiarem-se pela excelência (que nenhuma obviamente pode ter), a quebra global de qualidade nos serviços prestados, a ausência de uma sistema de estágios credível, a ausência de critérios para exercício da Medicina Veterinária, a competição desregulada que se antecipa com enfermeiros veterinários, a indefinição de Acto Veterinário, são muitos dos problemas que urge resolver, para começar a recuperar alguma credibilidade.
8 de janeiro de 2008
BASTONÁRIO PRECISA-SE…
Pareceu a Clint às 16:04
2 comentários:
Boa pá...
Este triste espectáculo parece que foi mesmo exportado para outras ordens...(veja-se o que se passa na Ordem dos Médicos,entre os dois candidatos Mleão e Pnunes...até parece que é a nossa Barracada!!!)
Tenho pena...
Que os Bananas dos opositores com o espaço de manobra ainda não deram volta a isto...
Tenho pena...
Que o Presidente da AG seja tão anginho!!!e não sirva para nada...
Tenho pena...
Que o actual bastonário "se não deve não teme"ainda não sacudiu esta SACANAGEM...
Tenho pena...
Por todos os que um dia pensamos,investimos e acreditamos que merecíamos uma Ordem...
Tenho Esperança ...
Em todos os que ainda vão dando o corpo ao manifesto,aguardando uma reviravolta em 2008...
Acredito...
Em mim e num grupo restricto de "compagnons de route" que podemos ser uma lufada de ar fresco e mudança,como projecto de transição para melhores dias...
Nós merecemos melhores di@s
PORREIRO pá,
Contem comigo.
O Bempost@
Enviar um comentário