23 de setembro de 2008

RESPOSTA ABERTA

Obrigado Sr. Bastonário pela circular em que anuncia as celebrações do dia do Médico Veterinário, em 4 de Outubro próximo.
Se quer que lhe diga não me impressionaram muito os argumentos invocados…

1. Manifestar apreço pela outorga da Sociedade? Não me parece que a Sociedade saiba, ou queira sequer saber, o que é que os Veterinários andam a fazer… desculpem-me as excepções (que as há). Pelo menos não o sabem ao ponto a que diz… recorde-se que quando a Ordem foi criada andámos a correr a inscrever o maior número de colegas possível para que, ainda nesse ano, se pudessem realizar as primeiras eleições!... não fosse o governo de então mudar de ideias sobre a criação da OMV…
Lembra-se? Olhe, quem não se lembra são os actuais candidatos ao cargo de Bastonário…

2. “…o exercício profissional… permitiu a emancipação dos Médicos Veterinários…”? ou terá sido a intervenção política da comissão pró-ordem? Vale a pena recordar a sua constituição… aqui e depois dela da Comissão Instaladora de que aliás o Senhor fazia parte por inerência de funções no Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários… verdade? Olhe, quem não estava lá eram os actuais candidatos ao cargo de Bastonário…

3. Compromisso solene de cidadania? Não se dará conta que essa solenidade se tem vindo a tornar (infelizmente) numa cerimónia serôdia, pouco participada e tudo menos manifestação de cidadania? Se assim não fosse sempre se esperaria, pelo menos, uma alocução “tocante”, polémica, actual, de exaltação do Médico Veterinário na Sociedade… não foi esse o denominador comum das intervenções em anteriores sessões?
Capitão Valente (Lisboa - 1996), Abreu Dias (Vila Real - 1997), António Horta (Évora - 1999), Miguel Ângelo (Lisboa - 2000), Tondela e Cruz (Porto - 2001), Fernando Bernardo (Lisboa - 2002), Carlos Dias Pereira (Coimbra - 2004), Virgílio Almeida (Viseu - 2005), Diocleciano Silva (Angra do Heroísmo - 2006) e Francisco Camacho (Faro - 2007)… Olhe, quem talvez não se recorde dessas alocuções são os actuais candidatos ao cargo de Bastonário…

Mesmo sem perceber (naturalmente por deficiência minha), a relevância da “Evolução da Avicultura” à luz dos argumentos anunciados, lá estarei em Santarém, desejando seriamente que o acto não seja nem cerimónia fúnebre antecipada dos actuais Conselho Directivo (CD) e Conselho profissional e Deontológico (CPD), nem comício de propaganda das anunciadas candidaturas a esses mesmos órgãos (por sinal bem fraquinhas de ideias).

2 comentários:

Jose disse...

Caro Clint

Saúdo o seu regresso às lides,( não leve à letra), mas não seria muito curial a sua ausência num momento importante para a Classe.

Tentarei não discorrer muito sobre o convite do bastonário para o dia do veterinário, mas reflectir mais sobre o significado daquela efeméride!

Talvez o modelo seja discutível, como o é tudo ou deve ser, mas os contributos dos colegas que cita, não podem ter sido tão irrelevantes assim!

Apenas uma nota sobre a razão de tal comemoração que deve ser comum a todas as Classes, é o de se virar colectivamente num dado dia para a natureza da sua inserção na comunidade e perceber que também colectivamente têm de dar contas aos seus compatriotas a quem devem ser úteis( quantas vezes se esquece essa realidade?).

Preocupa-me muito mais o que diz sobre os candidatos a bastonário!

Porquê?

Penso que estamos numa fase muito delicada da vida, num mundo em nova fase, à qual é preciso responder, e também me parece não termos os potenciais lideres para tal nestas candidaturas.

Certamente nelas incluídas, pelo que conheço desse colegas , as e os que os acompanham.

Ideias?

Partilho a sua preocupação, mas a maior inquietação é a falta de provas dadas que se vejam para, apesar de tudo, podermos acreditar no propósito das candidaturas que como sabemos são transitórias...ou não serão?

Clint disse...

Apenas um "piqueno" detalhe meu caro José...
O contributo dos colegas mencionados foi fantástico, pelo menos aqueles que eu tive o prazer de ouvir (pena que as comunicações não estejam registadas algures)... o que já não me parece tão bom, por antecipação (a ver vamos...), é que no dia do Veterinário a alocução seja sobre a evolução da Avicultura... ainda se fosse sobre o papel dos Médicos Veterinários na avicultura...