24 de setembro de 2008

DESENVOLVIMENTO RURAL COM OU SEM VETERINÁRIA

Na Região Autónoma da Madeira (RAM) o Desenvolvimento Rural passou a incluir a Veterinária, de acordo com a nova lei orgânica da Secretaria do Ambiente, conforme destacou Miguel Ângelo do Jornal da Madeira.

Apesar das alterações orgânicas na estrutura dos Serviços na RAM, o Presidente do Governo Regional não hesitou homenagear o colega Carlos Dória, como o mesmo Jornal da Madeira noticia, pelo trabalho que desenvolveu à frente da Direcção Regional de Veterinária.
Homenagem a que o “Veterinário Precisa-se…” não hesita em se associar, manifestando o seu respeito pela personalidade do colega França Dória.

A nova lei previu a extinção da Direcção Regional de Veterinária, cujas atribuições passaram para a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Despromoção para uns, feliz ajustamento para outros… o que me parece é que os Serviços Veterinários Oficiais, muito embora detendo uma forte componente de cumprimento impositivo da Lei e dos Regulamentos, nunca deveriam ter assumido (e estão a assumir) o papel de polícias.

Os Serviços Veterinários deverão ser os promotores da Saúde Pública e da Segurança Alimentar, devendo, por isso e há muito, ter valorizado mais esse papel, mesmo que preterindo o contra-ordenacional.

Por aquela razão, se a ligação dos Serviços Veterinários Oficiais, na Lusitânia Continental, aos programas de Desenvolvimento Rural se perde, perde a profissão e perde o país.

Perde-se a mais valia técnica que os Veterinários poderiam dar ao programas de Desenvolvimento, perdem consistência os Serviços Veterinários Oficiais que afunilarão na estrita acção de impor regulamentos (tornando-se os Directores de Serviço e Chefe de Divisão numa espécie de baronatos arrogantes, pretensiosos, desprazíveis… perde a pecuária que ainda sobrevive a todas as diatribes das Políticas Agrícolas e dos maus dirigentes associativos, perdemos seguramente todos, enquanto colectivo profissional.

E isto está a acontecer no momento em que escrevo:
- confinamento da Veterinária num pequeno limbo do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP), meio esmagado contra a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE);
- tiques de arrogância de muito(a)s Chefes de Divisão, de Norte a Sul, toldado(a)s por uma verticalização pura e dura e pela sensação de poder que julgam deter;
- desligamento do mundo real e adopção de programas de trabalho estereotipados do tipo: vacina, despiste, abate… vacina, despiste, abate… esquer’direita, um, dois…

Na RAM fala-se de reajustamentos face à disfunção resultante da dispersão de competências por diferentes organismos; racionalização de actividades e aproximação da Administração aos cidadãos.

Por cá nada se fala… para quem uma “vida inteira” defendeu a verticalização dos Serviços Veterinários (muito mais que muitos dos actuais pedantes protagonistas), sinto toda a autoridade para perguntar: qual o balanço depois de um ano de verticalização?

A prazo, julgo que o mesmo que aconteceu na RAM ocorrerá no Continente… A extinção da Direcção-Geral de Veterinária e a sua fusão sob a forma de umas quantas Direcções de Serviço, numa qualquer Direcção-Geral de Desenvolvimento Rural… chamem-me Velho do Restelo se quiserem mas pensem sobre isso.

40 comentários:

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer qual é a situação das instalações da Ordem?

Anónimo disse...

Sobre as instalações da ex. Faculdade,na Gomes Freire,já começaram a remover algum material.Em Outubro,deve iniciar o desmantelamento total.

Anónimo disse...

Parece que a saudade voltou ao espírito de alguns!

A célebre lógica de "Oh tempo volta para trás" leva a pensar que se perdeu a noção do que foi a saga de mais de TRINTA ANOS da arbitrariedade, menosprezo, utilização despudorada de recursos, desconsiderações, caciquismo e outros males e defeitos que se abateram sobre a Classe que no tal MADRP era tratada como "mal necessário".

Claro que havia quem tirasse partido disso e os colegas não esquecem certamente QUEM FORAM ELES.

Voltar para trás significaria "mais do mesmo" porque durante esse período negro nos designados"serviços" se acumularam intromissões de toda a natureza prejudicando gravemente a imagem dos colegas que trabalhavam na privada ou estado e que tinham que se relacionar com eles.

Perguntem a esses colegas o que era essa vergonha do tempo do IPPAA.

É preciso certamente pensar nesse conjunto de malefícios e perguntar aos colegas dos Açores o que tem sido a experiência...e, daqui a algum tempo perguntem aos da Madeira como foi que de trabalho organizado se passa a ficar com as prioridades trocadas.

Talvez os venham a confundir com os "fiscais" da asae lá do sítio.

Alguém imagina o que levou o Jardim ao cabo destes anos a acabar com os serviços autónomos de veterinária que tão eficazes dizia serem?

Claro que há defeitos e grandes nos actuais quadros da Direcção Geral, mas há que corrigi-los, procurando colegas competentes e realistas.

Não se diga agora que esses males resultam da verticalização!

Já era assim antes dela e se não se tomarem medidas ainda vai piorar, porque é a falta delas que gera a ideia de que tudo é possível e também se volta ao clima vivido nesse tenebroso período!


Anti_Disparate

Anónimo disse...

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DA LISTA A (SAMEIRO DE SOUSA),EM CORUCHE

Realizou-se ontem uma sessão de esclarecimento (a primeira) em Coruche,promovida por Sameiro de Sousa.Compareceram doze colegas.Foram debatidos assuntos relativos ao programa apresentado por Sameiro de Sousa.

Anónimo disse...

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DA LISTA A (SAMEIRO DE SOUSA)EM CASTELO BRANCO

Realiza-se hoje, uma sessão de esclarecimento em Castelo Branco promovida pela lista A (Sameiro de Sousa).

Anónimo disse...

O DIA DO VETERINÁRIO E O RELANÇAMENTO
DO MENEZES DAS GALINHAS

Como sabem,o Menezes das galinhas,será o orador oficial no dia
do Veterinário.O tema refere-se à evolução da avicultura (até parece canibalismo).O"das galinhas",não tem aparecido em público,especialmente nas Assembleias Gerais.É uma boa oportunidade para se questionar o "das galinhas"todos problemas dependentes dele e que tem evitado responder.

Anónimo disse...

Em contra ciclo?

A RAM sempre esteve do lado inverso à organização nacional dos S. Veterinários?

Claro que não, sempre foram verticalizados, como agora se diz, e não o eram por acaso, desde que há S.Veterinários naquela RAM e mesmo antes da RAM, eram autónomos!

Diz-se que a mudança de agora tem a ver com as más relações entre o colega João Carlos e o Secretário que tutela aqueles serviços!

Uma vez que aquele colega não estava para "invenções" e ainda por o Secretário anterior que é "compadre" do Dória( os filhos são casados), ter saído do Governo, em várias Secretarias Regionais,depois de estar lá há mais tempo do que estava o Jardim, tornaram-se alvo de muitas invejas.

Já em tempos tinha havido uma tentativa de alterar a organização, ainda na altura do pai do Dória, mas as investidas para acabar com um Serviço que fazia sombra e que dá pouca ou nenhuma margem de manobra aos políticos, quando estão lá colegas responsáveis que põem os pontos no iis,não foram para a frente .

Agora, este jovem "turco" anti-Dória,Fonseca,etc..que se apoiou num Engº Zootécnico( que trabalhou nos S. Veterinários) fez a "burrice"/alarvice de confundir os interesses da RAM com os dele e dos amigos/as, (SÓ estão em causa os terrenos ocupados pelos serviços pecuários e umas chefias)e assim por razões meramente pessoais faz descer na hierarquia os veterinários!

Os colegas da RAM ,pelo seu profissionalismo e esforço,
não eram merecedores de um desfecho destes.

Os motivos são SÓ estes e não a ânsia organizativa em prol da eficácia dos Serviços Veterinários!

Quem tiver dúvidas pergunte aos colegas da Madeira, que conhecem muito bem a história.

Para bom entendedor são as virtualidades da politica "caciqueira"!!!!

Lá como cá continuam a confundir-se as invejas, descriminações, afastando os mais capazes em nome de "interesses"

Uu _dos_que _os_topa

Anónimo disse...

Dória

Este colega merece o reconhecimento dos veterinários pelo que fez na Madeira e também pelo que trabalho que continua a fazer.

orgulho_vet

Anónimo disse...

Lutas dos indigenas da Madeira. Podera,aquilo é um quintal, a inveja é mais que muita e envolvem-se todos.

Anónimo disse...

Mas claro que são essas lutas mesquinhas que transformaram este país num rectângulo cheio de quintais.

O pior é que há autóctones a querem que os outros tenham a mesma forma de pensar e proceder.

Há ainda outros que criam ficções acerca desses comportamentos e descobrem tendências inexistentes

Anónimo disse...

Cognomes:

SECA ADEGAS

BARRIGA DE MIJO

O "ESTRABUCHA"

PARABÉNS ! QUEM COMEÇA ASSIM TÃO TITULADO .........

Anónimo disse...

SAMEIRO DE SOUSA NO PORTO

Sameiro de Sousa,promove hoje uma sessão de eslarecimento na cidade do Porto.

Anónimo disse...

SAMEIRO DE SOUSA NO PORTO

Sameiro de Sousa, promove hoje na cidade do Porto, uma sessão de esclarecimento.

Anónimo disse...

COMENTÁRIOS SOBRE A SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DE SAMEIRO DE SOUSA EM CASTELO BRANCO

Como estava programado,realizou-se ontem um jantar seguido da sessão de esclarecimento do programa da Lista A
no âmbito destas eleições intercalares.Compareceram catorze colegas de Castelo Branco.

Durante o jantar e sessão de esclarecimento, estabeleceu-se um diálogo entre os colegas presentes e Sameiro de Sousa. Várias questões que preocupam os Colegas de todo país foram abordadas,como o problema do IVA, a formação,o ensino veterinário,a cooperação e diálogo entre as diversas associações da associações da Classe.
Sameiro de Sousa, esclareceu que a ser eleito, a filosofia de actuação seria a de discutir com a Classe e reflectir para poder actuar.As grandes decisões serão sempre tomadas depois da Classe ser auscultada.Pretende-se renovar a Ordem e tira-la do marasmo e passar a ser uma instituição ao serviço dos Veterinários.
Os Colegas de Castelo Branco manifestaram o seu regosijo,por poderem a beve prazo uma direcção dialogante.

Anónimo disse...

Surpresa!

Nem por isso o SS diz que vai dialogar!

Boa, onde é que já ouvi isso e parece-me que era de alguém perto de Castelo Branco...seria da Donas?!

Vão mas é brincar com esta conversa da treta!

O que é preciso é que haja ideias e o que li até hoje é uma boa m...

Interessa que a história do IVA, pergunto qual história?

Será que anda tudo distraído?

Então a Ordem na newsletter de Setembro vem dizer-nos que estava decidido!

Começa na 2ª ffeira a poder-se vender o medicamento por 5% ou não sabiam?

Carago, conversa desta só mesmo para paspalhos que andam a brincar com a malta.

Vet@Estou_Farto_Deles

Anónimo disse...

o Fantoche...


a história do barriga de mijo...

o gajo não tem condições...

vai ser mais um ano perdido...

com esta mula do camandro...

é só ... abutres...

venham os próximos...que estes estão cansados...


O KONDE tem tido um comportamento ...exemplar...

Anónimo disse...

Não há noticias da reunião do Porto!

Anónimo disse...

AO "ESTOU FARTO DELES"

Provavelmente para quem não está habituado a que haja diálogo e não se coloquem os problemas, faça alguma confusão especialmente a quem está ligado ou É simpatizante do poder.

Quando se refere a questão do IVA, esta não ia na agenda de Sameiro de Sousa. Foram os presentes que colocaram essa questão assim como muitas outras.

Grande parte da sessão de esclarecimento em Castelo Branco, passou-se em diálogo entre os colegas presentes e Sameiro de Sousa. Um dos colegas presente na sessão de esclarecimento manifestou o seu contentamento ao afirmar que quando da deslocação a Castelo Branco do Sr. Bastonário,apenas este falou. O único colega que falou foi punido pela Ordem. O Sr. Bastonário deve considerar-se divino, é a sua Santidade o Conde...



ECLIPSE

Anónimo disse...

Eclipse!

É a primeira vez que oiço que os colegas ficaram calados numa reunião com alguém, mesmo que fosse o Bastonário!

Quer mesmo que se acredite nessa patranha?

Oh homem não seja tonto. porque ninguém é parvo ao ponto de imaginar uma reunião como essa em que quem se atreveu a falar levou uma bordoada!

Mentir é uma coisa feia, caluniar é um defeito grande, para quem acumula como o Eclipse então é de ASNO.

Se esse é o diálogo, estamos conversados seu ALDRABÃO!

Vet@Estou_Farto_Deles

Anónimo disse...

FARTO DELES !

Limitei-me apenas a dizer o que um colega de Castelo Branco afirmou. E não foi contraditado pelos outros colegas presentes. Espero que o referido colega não seja ASNO.

O que se ouve dizer é que se quer mudança, que se saia do marasmo e apareça uma Ordem renovada.

Cumprimentos

ECLIPSE

Jose disse...

Mudar a Ordem?

Olha para ele!
Quem o vai fazer são personagens como este fenómeno meteorológico?!

É que é já a seguir!

As ideias tem-se visto e este rabiscador procura dar a "visão" de que está aí a "onda de fundo".

Deve ter sido como aquelas "manifestações" espontâneas e apoteóticas.

Em Castelo Branco diz que estiveram 14 Colegas!

Não foi nessa zona que a lista do RR ficou atrás de todas e para todos os órgãos? E não havia desculpas de estarem ausentes outras listas.

Quem ganhou foi, advinha lá, oh esperto!

A propósito de quem(?) te "contou"(?) a patranha, tens azar, porque até conheço a história, que como toda a gente de cá sabe, não tem nada a ver com o que se passou em reunião alguma.Já agora ficas a saber que nós os beirões não aturamos vigaristas, somos alérgicos.

Aprende a não mentires, porque ficas desmascarado !
Há por aí mais de 50 colegas que também a conhecem e não gostam de falar disso! Sabes porquê?

Vá lá não te acanhes, pergunta para que te digam os motivos, se estiverem para isso!

É essa a mudança que dizes todos querem?

Como por cá se diz , quando mal, nunca pior!

Antes assim !

Anónimo disse...

Ui! Como eles estão tão resendados.
Então resendemos...

Anónimo disse...

Para aquilo que dizem parece que há mais resendados do que contavam.

Eh,Eh,Eh....

Anónimo disse...

SAMEIRO DE SOUSA EM ESTREMOZ

Na sequência da campanha eleitoral para o Conselho Directivo e o Conselho Deontológico, Sameiro de Sousa desloca-se amanhã (dia 30), para mais uma sessão de esclarecimento.

Anónimo disse...

Hei! ECLIPSE

Acreditou no que lhe contaram!?
Ouviu a versão dos intervenientes?
Não é o 1º a escrever um juízo errado com o argumento de que foi o que sempre ouviu e provavelmente das mesmas pessoas, que por mero acaso não estão interessadas que história corra como verdadeira.

Pergunte ao colega de Castelo Branco o que escreveu uma e depois 2ªvez!

Parece que o Eclipse não passa de um CHOCALHO que em algumas épocas cortavam-lhes a língua.

Lamentável a sua atitude mas mais lamentável é a do colega de Castelo Branco que se tem conhecimento do que corre não venha dizer a verdade pelo menos aos chocalhos que aqui se expõem.

Jose disse...

Curiosidade!

Já deve ter notado que não sou nem delator, nem bufo.

As coisas são para serem conhecidas por quem as vive e não para andar a "badalar" historietas qual eclipse.

Tenha juízo que por cá não queremos curiososidade mórbida.

O colega errou e ponto final! Também já se arrependeu!

O que não aturamos é ALDRABÕES

Anónimo disse...

"É aldrabões" ou "são aldrabões" ?

Anónimo disse...

SAMEIRO DE SOUSA EM BRAGA

Sameiro de Sousa, desloca-se hoje a Braga para mais uma sessão de esclarecimento no âmbito da campanha eleitoral pela Lista A.
A sessão será no Conselho Regional do Norte.

Anónimo disse...

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DA LISTA A EM ESTREMOZ

Como estava previsto, realizou-se ontem a sessão de esclarecimento da Lista A liderada por Sameiro de Sousa.

Sameiro de Sousa, começou por afirmar que nem tudo do que foi feito na Ordem foi mau, que há muita coisa boa, contudo,sente-se que presentemente está anquilozada necessitando de mudança, de sangue novo para se tentar revitaliza-la (eu diria que o Ordem está num processo de esclerose em placas no doce ronronar do passar do tempo).

Na exposição apresentada por Sameiro de Sousa, destacou a necessidade de a Ordem ter de discutir os problemas que atingem os Colegas.A estratégia a seguir será a de ouvir, ponderar e decidir.

O ponto forte da sessão foi o da Ética e Deontologia. Deu azo que durante o jantar se debatesse esta matéria havendo unanimidade
da necessidade da actualização do Código Deontológico.

Os Colegas presentes, levantaram a questão de frequentemente se passar uma imagem negativa para
a Sociedade, quando a nossa Classe em muitos sectores no desempenho da sua actividade desenvolve trabalho de grande mérito.Daí,a necessidade da Ordem desenvolver acções de marketing, para se dar a conhecer ao país o valor da nossa Classe.

Anónimo disse...

Estremoz

Oh Alentejo, Oh Alentejo que fazes sonhar os alentejanos!

Era importante mas não foi debatido em Estremoz, porque a nossa Classe está tão "afastada" da Ordem?

Começa-se por reconhecer que nem tudo o que foi feito, foi mal!!!

A Ordem está "anquilosada"!!??

O que conhece o SS da Ordem?

Que ideias novas lhe são conhecidas?

Chama-se a isto " com papas( jantar) e bolos( que boa enxarcada!) se enganam os tolos".

"Marketing" da Ordem?

Sempre achei que devia ser prestigiada, a começar pelos seus membro, que deviam contribuir para isso! Não é preciso convencer os outros!!!

O que fez o SS pela Ordem e pela Sociedade ou Sindicato ou qualquer associação??????

ZERO, NADA; Ignorou-as? Porquê?

"Ouvir, ponderar e decidir"...vai levar UM ANO!!!!!

Boa desculpa....

Oh Alentejo, Oh Alentejo... a ver vamos nas eleições?

Sovet

Anónimo disse...

"depois de mim o dilúvio"

Por que diabo este velhísimo e reaccionaríssimo conceito continuará a "fazer escola" entre alguns (não tão poucos quanto o senso comum aconselharia) dos colegas que aqui se manifestam?

Por que diabo colegas que demonstram saber pensar,como se depreende pela dialética utilizada,insistem em apoucar todos os demais que legitima e felizmente (digo eu) se predisponibilizam para trbalharem pela clase, integrando listas que a profissão sufragará.... MANDANDO às URTIGAS os avisados conselhos dos que se auto presumem como os "ungidos de deus"e únicos "iluminados" pela 3ªentidade da "santíssima trindade".

A INVEJA é mais nociva para a saúde que o tabaco a VAIDADE pode mesmo... "MATAR" A INTELIGENCIA.

Os dados estão lançados....breve o "RIEN NE VA PLUS" se ouvirá e saberemos o que pensam os tais "tolos" e "sonhadores".

Pena é que não tenhamos igualmente a possibilidade de vir a conhecer a identidade de alguns dos embuzados anjos, arcanjos, querubins e serafins destas "web-andanças"(serão sexuadas estas entidades celestiais?)....o Concílio ditou ...QUE... NÃO!

epires






Quanto aos Alentejanos...ora sonhadores ora tolos (PELA AÇORDA E ENCHARCADAS)

Anónimo disse...

AH! GANDA EPIRES

Há muito que não dás sinais de vida.
Pelo que vejo estás cheio de energia e a dar-lhes no toutiço.

Um abraço

Tíbia

Anónimo disse...

EPires como é que vai isso aí pela DVG ? não foste aos açores ajudar a gastar o dinheiro dos contribuintes em mais uma reunião da treta ?

Anónimo disse...

O Barão nao te convida não é EPires ...ahhh esse Barão ! Tás ver ...não fazes parte do nucleo ...é assim .
ja agora EPires ...achas que devo deixar de fumar ?

vetaprocuradeumaestágiariachamadaVanda

Anónimo disse...

Este epires é um ponto!

Ele é qual Torquemada julgador(não é crítico) dos que pensam assim e assado, uma espécie de demiurgo da verdade.

Oh homem, não se apoquente pois provavelmente vai ter um "tacho" entre os "eleitos", pela gratidão dos que vão ser sufragados!

Não é preciso mostrar mais "serviço", porque antes apoiava o Conde, agora apoia estes e... amanhã apoiará quem lá estiver, comporta-se como um autêntico "rolha".

Quanto à inveja fazer pior que o tabaco,não posso comparar porque não fumo, nem sou invejoso, mas falará certamente por experiência própria!

Diz que a vaidade mata a inteligência, concedo que sabe do que fala, porque presunção e água benta...é a quiser tomar.

Sovet

Recomendação: a menos que seja resultante do recente acordo ortográfico imagino que "velhísimo" é com dois esses, "dialética" costuma levar um c que precede o t e "embuzados", não existe, ou será das noticias com os "encapuzados"(??!!) que o traíram, o termo que existe é embuçados.

Tome mais cuidado porque estas coisas da web expõem as calinadas a todos os internautas.

Anónimo disse...

EPires ...o tal do Sovet deu-te forte e feio ! Agora vais ter que responder-lhe a letra ! Mas olha lá EPires ...não te estiques muito que o macaco ainda te fica curto hein ?!
EPires .. apoio tua pretensão ao lugar do Agrião ! Força EPires a DGV está contigo !

Vet-ainda-a-procura-de-uma-estagiaria-chamada-Vanda

PS : se alguém tiver o contacto da Vanda que me ligue

Anónimo disse...

Sovet e tu não batas mais no ceguinho !Porra ... a malta aqui nao perdoa !

Vet-a-procura-de-uma-estagiaria-chamada-Vanda

Anónimo disse...

EPires eu continuo sendo fã da tua escrita hein !
EPires !! EPires !! EPires !!





a-procura-da-estágiaria-a-tal-Vanda

Anónimo disse...

Deixem em calma o EPires. Ele necessita de tranquilidade no balneário.Bem basta o castelo do Barão de Agrião.

Tíbia

Anónimo disse...

DIA DO VETERINÁRIO

Amanhã comemora-se o DIA DO MÉDICO-VETERINÀRIO, em Santarem.

O orador oficial será o Dr. Menezes (das galinhas),que irá reflectir sobre avicultura apresentando a oração de sapiência "Refletir sobre a evolução da avicultura".

Todos os colegas sabem e comentam a ausência sistemática do Menezes (das galinhas)em Assembleias Gerais
e a não resolução de assuntos importantes que dependem dele pelo cargo que ocupa no importante órgão
da Ordem.

Sendo assim,é uma boa oportunidade de questionar o Dr.Menezes (das galinhas)sobre matérias pendentes há meses e que não têm resolução. Por exemplo,o das punições a colegas nunca dantes vistos.Concerteza,o Conde de Abrunhos, irá barafustar porque porque não está na ordem do dia.Não sendo possível, durante o beberete, cerquem o Menezes (das galinhas) (por favor não é necessário torcer-lhe o pescoço) mas, questionem o jovem.

Portanto, em força amanhã em Satarem.

ECLIPSE