30 de outubro de 2008

PÓS-RESENDISMO

1. O que é o Resendismo afinal? Simples: o sistema que caracterizou a gestão e regulação da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) praticamente desde a sua fundação em 1991, incluindo o pré-Resendismo de 1991 a 94, o Resendismo suave de 2000 a 2003, e a sobrevivência ao período não Resendista de 1998 a 99.

Intrinsecamente enxerta-se num certo totalitarismo, em que o poder do Bastonário está acima de qualquer outro órgão da OMV, os quais existem apenas para executar as directivas dimanadas desse poder quase absoluto.

O Resendismo revela-se também por um acentuado altruísmo, materializado na convicção de uma dedicação à profissão, inexistente em qualquer outro Médico Veterinário (na percepção do Bastonário), numa dinâmica quase fundamentalista.

Relevante é o maniqueísmo que dimana daquela convicção: de um lado o seu mentor e aqueles que o apoiam ou quanto muito que o toleram, e do outro lado todos os outros cujas opiniões representam um mal (irremediável) para a profissão.

Não chega a ser um estilo autocrático, embora algum comportamento do nosso (até dia 5) Bastonário o possa parecer… prefiro caracterizar tal personalidade como totalitária, na medida em que permite certas práticas “liberais” desde que controladas pela hierarquia do Bastonário: certas actividades e posições dos Conselhos Regionais, algumas iniciativas aparentemente expressão da vontade da profissão e pouco mais.

Apesar de tudo, dotado de grande voluntarismo, numa entrega tenaz e zelosa, que se transformou quase em fanatismo, na prossecução dos fins e na sanção dos opositores, num processo irreversível, em que se perdeu a percepção do desvio, dos inconvenientes e dos riscos para o colectivo que representa.

2. Seria de esperar que o pós-Resendismo fosse uma espécie de contraponto, em que os órgãos da OMV estivessem dotados de maior autonomia, em que os projectos resultassem de uma participação mais alargada dos Médicos Veterinários e menos do altruísmo do Bastonário… em que a intervenção da Ordem não fosse simplesmente vista à luz dos regulamentos, mas como resposta às necessidades dos Médicos Veterinários, consubstanciado num programa de actividades e objectivos mesuráveis e não apenas como resultado da boa vontade de uns quantos candidatos (de boas intenções estamos conversados)… infelizmente assim não será!

3. Como acontece com a generalidade dos movimentos pós-qualquer ismo, vamos assistir a uma versão actualizada e reciclada do mesmo Resendismo.

Não se trata de simples convicção ou ilação com outras circunstâncias, antes fosse, mas a afirmação resulta daquilo que se infere do programa da lista A (e se fosse o da lista B não haveria diferenças), que será aplicado na sequência de um sufrágio cuja abstenção se cifrou em 83,34%...

“Ouvir para decidir”, slogan de campanha da lista vencedora mostra bem a aversão à mudança. A ruptura com o passado e a apresentação de um novo rumo são invocados, mas não se conhecem as acções concretas que ditarão essa ruptura, nem o sentido desse novo rumo.

Aliás esse novo rumo é apresentado como uma fatalidade e não como uma determinante da vontade dos seus proponentes… nem vale para tanto invocar a validade ou bondade das ideias expressas pelo candidato a Bastonário nas acções de campanha, tal a mediocridade das mesmas, a falta de convicção e a pouca determinação.

Vamos ter mais do mesmo na esperança que seja transitório e que da profissão renasça um novo projecto (daqui por um ano), com uma nova dinâmica e que olhe para os problemas e anseios que no dia-a-dia se colocam aos colegas que entraram para a profissão nos últimos 10 anos (número de cédula profissional acima de 2.000), não que os outros não mereçam consideração… trata-se de uma questão de prioridade na qual se jogará o futuro da profissão.

11 comentários:

Anónimo disse...

eu pensava em ser veterinário ...mas assim ,vou ser gnr , ja que vai continuar tudo na mesma

Topoko Mifhu Dendo

Anónimo disse...

Não concordo nada com o postador...

O Conde foi e é aquilo que uma camada de medíocres durante anos criou e amamentou...
Era um sistema fechado que golfava,enrrolava e se mantinha,autofagiando-se e reduzindon alguns dos actores a meros expectadores comprometidos...com o beneplácito da maioria que sucessivamente o legitimou...não concordo com insultos baratos aos outros,mas essas víboras cuspideiras devem olhar para o que fizeram anos e anos...era bom tom ter o Cde R na Ordem,e poderíamos elencar uma cáfila de insuficientes que pensavam assim...
Mas que raio de classe que escolhe para seu Líder um reformado...um individuo que por bom juízo deveria retirar-se e deixar os actores actuais decidirem...que raio de classe deixa uns decidirem por cada um,e irem buscar um actor passivo para decidir sem comprometer-se?...sinto vergonha...não voto em reformados...em palhaços ou espantalhos e muito menos em ursos que fazem de marionetas...é bom este mandato ser só 1 ano e depois vamos mudar...entrar nos caminhos do futuro...sem saudades deles, Paisanas,Resendes ou Menezes...(porque a comandita é a mesma...quem se vai embora agora são estas 3 máscaras...de terror!!!)
Somos muitos, devemos ser cada vez mais...e melhores...vamos levar esta Classe a nossa ao lugar que merecemos e a Sociedade agradece!!!
Esse pantominas do "tápouco si phudendo" vá mas é roubar galinhas á vizinha e fazer um petisco...

sem saudades deles (todos)


2009 ano internacional do GORILA

Anónimo disse...

Mas o Conde ( também conhecido por Resende) não era reformado?

O tal de Paisana também não era reformado ?

Um reformado tem todo o tempo para se dedicar à Ordem. E a vida deu-lhe algum conhecimento da realidade por muito pouco que tenha feito.

Porque agora implicam com o Sameiro que foi eleito (numa eleição com dois candidatos)?

O Sameiro ainda não começou a exercer a sua actividade como Bastonário.

Anónimo disse...

Eh pá mas o que é que tu queres estes gajos são assim, incoerentes pobrezinhos, cegos e com a mania que são espertos e analistas e espalham-se com a maior das facilidades.
Deus os vá conservando para assistirem espumando a esta e ouitras vitórias que hão-de chegar

Anónimo disse...

reformado os tomates...

O Resende reformou-se depois dos aldrabas terem feito merda...

Os outros são esclerose em ...break-dance...

Que vitórias estão para chegar???Será que as marina`s de Mozambique vão chegar ????é que o gajo bebe... bué...

Vai mijar longe...

2009 Ano Internacional do GORILA

Anónimo disse...

Não há dúvida. Nasceram tortos, não receberam educação desde o berço e agora comportam-se desta maneira. Está tudo dito.

Anónimo disse...

marina light???

com sabor a pêssego???

não ...não ofereçam disso!!!

da outra ...a de sabor clássico!!!

isto é gente forte e de barba rija!!!

n@o lhes ligues

Anónimo disse...

Mainato...


Etá visto que o conde vai trazer um... mainato ...para obsequiar o dito Bde mijo...visto ser apresentado como o "mãos á obra" e pelo que se sabe e vê o tipo é mais um "empatas"...

O congresso correu como o previsto...maningue... de coisas boas...mas faltou protagonismo...faltou o Bde M...

De regresso, vou estar lá na 4º feira...


Espero que os gajos do BP ou da CGD ou o "os do Magalhães" não nacionalizem a ORDEM...

ah...ah...ah...ah...ah...ah...ah...ah...

2009 ano Internacional do gorila

Anónimo disse...

A IMPORTAÇÃO DE NOVOS TERMOS

O Conde de Abrunhos, dá sinais do seu regresso. Emprega os termos MAINATO e MANINGUE, novas palavras que o Conde aprendeu em Maputo e vai passar a usar como os filhos do Maputo.

Anónimo disse...

Quanta amargura vai na cabeça deste Clint!

Não é só demonstração de incapacidade em perceber o que sucede é patente também aquela inveja mesquinha dos frustrados.

Dizem quem os conhece que este Clint não era mais que um Cli(e)nt(e) do sistema que agora como Judas vem negar!

É preciso não ter vergonha no focinho vir para aqui fantasiar sobre um pós (ismo)qualquer!

Não fora a tristeza dos argumentos e ainda nos podíamos rir, mas nem humor revela, o que afinal mostra é um grande rancor!

Porque será? O que lhe terá dito, feito ou negado o Conde!

Um_dos_que_vos_topa

Anónimo disse...

Fundamentalista! Totalitário! Voluntarista!Fanático!

Oh Clint e se os outros que aí vêm não valem nada parece que só restas tu?!!

Novo projecto?!

Oh meu, assume que és um bota abaixo e perfeito, perfeito ( nem a superbock) só mesmo tu!