3 de outubro de 2003

GENES DOS NOSSOS VÍCIOS

A ironia nem sempre é bem tolerada, mas a vida é tão cheia de coisas graves que não resisto a temperá-la com esta figura de estilo.
O genoma humano está sendo estudado sob vários ângulos e as empresas que financiam as investigações estão na mira de lucros fabulosos, o que é natural nos tempos que correm. Mas as perspectivas apontam para a necessidade de – à medida que a descodificação dos genes for avançando – ter de se alterar pelo menos o Código Penal e, talvez, também a Constituição, pois não seria justo penalizar alguém por ter praticado um crime, por exemplo o da pedofilia, quando a responsabilidade, afinal, é dum gene existente no seu ADN....
O norte-americano Dean Hamer – especialista em genética – disse que há um gene responsável pela vontade de fumar, facto que não aceito com facilidade, porque eu, até conseguir afastar definitivamente o vício, tive várias recaídas e que eu saiba os genes não têm fases agónicas seguidas de recuperação, mas.... Coitado do gene! Devia ter sofrido bastante porque eu fumava 80 cigarros por dia e ele estava muito pujante.
Também li algures que foi descoberto um outro gene, responsável pela sofreguidão pelo poder. Deverá valer um montão de dinheiro! Mas os cientistas que fazem a descodificação advertiram que já surgiu uma mutação (não menos importante) que designaram por vontade de ser político. Compreende-se agora por que são feitas certas revoluções, por que existem tantos dinossáurios da política e tantos autarcas reformados com uma dezena de anos de “serviço”.
Estou confiante de que serão descobertos muitos outros genes interessantes e que chegará o tempo das pessoas trazerem consigo uma agenda electrónica com a relação dos seus genes a fim de poderem tomar certas decisões rápidas, sobretudo relacionadas com sexo......
Que interessante será então a sociedade!

Sem comentários: