20 de outubro de 2003

salero

O dono de um talho foi surpreendido pela entrada dum cão dentro da loja. Ele enxotou-o mas o cão voltou logo de seguida. Novamente ele tentou espantá-lo mas reparou que o cão trazia um bilhete na boca. Ele pegou o bilhete e leu: "Pode mandar-me 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor?"
O cão trazia também dinheiro na boca, uma nota de 50 euros. Ele pegou no dinheiro, pôs as salsichas e a perna de carneiro num saco e colocou-o na boca do cão.
O talhante ficou realmente impressionado e como já estava na hora, decidiu fechar a loja e seguir o cão. Este começou a descer a rua e quando chegou ao cruzamento depositou o saco no chão, pulou e carregou no botão para fechar o sinal.
Esperou pacientemente com o saco na boca que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar.
Atravessou a rua e caminhou até à paragem de autocarro, sempre com o talhante a segui-lo.
Na paragem, o cão olhou para o painel dos horários e sentou-se no banco para esperar o autocarro. O autocarro chegou e ele tornou a olhar, viu que aquele era o número certo e entrou. O talhante, boquiaberto, seguiu o cão. De repente o cão levantou-se, ficou em pé nas duas patas traseiras e carregou no botão para sair, tudo com as compras ainda na boca.
O talhante e o cão foram caminhando pela rua, quando o cão parou à porta de uma casa e pôs as compras no passeio.
Então virou-se um pouco, correu e atirou-se contra a porta. Tornou a fazer o mesmo mas ninguém respondeu. Então contornou a casa, saltou um muro baixo, foi até à janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Caminhou de volta para a porta e, de repente, um tipo enorme abriu a porta e começou a espancar o bicho.
O talhante correu até ao homem e impediu-o dizendo:
- Deus do céu homem, o que é que você está a fazer? O seu cão é um génio!
O homem respondeu:
- Um génio??? Esta já é a segunda vez esta semana que este cão estúpido se esquece da chave!
Moral da história: Podes continuar a exceder as expectativas mas, aos olhos do chefe, isso estará sempre abaixo do esperado...
Autor desconhecido (remetido por Maria Ninguém)

Apenas pela piada... uma pequena reverência a todos os "chefes" que por aí andam!

19 de outubro de 2003

pisces natare doces

Será que estão a pensar nos vets que são assistentes das explorações onde se cometem ilegalidades e são os últimos a saber? vetatento

Não... nunca me refiro a ninguém em particular, mas realmente preocupa que os Veterinários Assistentes das Explorações não saibam das ilegalidades que aí se cometem (e que impliquem na sua actividade)... desculpas de mau pagador é o que para aí há mais! Se isso fosse verdade (oh inocentes, o reino dos céus é vosso), então haveria concerteza reacções desses pobres inocentes, quando confrontados com o "mal"... ou não?

GOMES PEREIRA E CASTRO FREIRE DE ANDRADE (27.01.1757 – 18.10.1817)

Homenageado pelo Grande Oriente Lusitano e pela Câmara Municipal de Lisboa, com o descerramento da um busto na Rua que já tinha o seu nome.
Preso e executado no forte de S. Julião da Barra, às mãos da regência inglesa por "traição ao rei", decepado e queimado… até a sua última vontade, de morrer como um militar, por fuzilamento, lhe foi recusada.
No mesmo dia, outros onze revolucionários, também acusados de atentar contra a regência do marechal Beresford, foram igualmente executados, um por um, no campo hoje conhecido por Mártires da Pátria: António Cabral Calheiros Furtado de Lemos; José Campelo de Miranda; José Francisco das Neves; José Joaquim Pinto da Silva; José Ribeiro Pinto; Manuel Inácio de Figueiredo; Manuel de Jesus Monteiro; Manuel Monteiro de Carvalho; Maximiano Dias Ribeiro e Pedro Ricardo de Figueiredo.

Gomes Freire ficou também na memória de gerações de Veterinários que frequentaram a Escola Superior de Medicina Veterinária.
Espera-se mesmo que "…a Gomes Freire…" não morra… para já a Ordem dos Médicos Veterinários e a Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias, vão dando vida ao edifício principal da Escola.
Não se percebe mesmo porque razão o edifício principal da velha ESMV, não ganhou mais vida… há quem não queira?
Espaço para formação profissional, especializações e reuniões de carácter técnico e científico não falta.
Motivos históricos, culturais e simbólicos ligados à medicina veterinária, também não… a não ser que algum provincianismo serôdio possa invocar angústias despropositadas sobre o centralismo de Lisboa.
Sob o ponto de vista material não parece haver problema… se a profissão quiser o investimento paga-se a si próprio.
Parece até existir um enorme consenso em torno da ideia!
O que dirão os candidatos a Bastonário? Fico a aguardar.

14 de outubro de 2003

FISCALIZAÇÃO/ CONTROLO/ CORRUPÇÃO

É manifestamente grave o que vem acontecendo em consequência da falta de fiscalização em vários sectores da nossa vida.
Num país civilizado a lei é cumprida pela maioria das pessoas, sendo as prevaricações levadas a efeito apenas por uma franja da sociedade (+ ou – variável). Não sendo assim, a situação pode ser grave!
É evidente que uma fiscalização sem uma certa dose de bom senso é igualmente lesiva, mas não fiscalizar ou fiscalizar abaixo do nível mais adequado para o equilíbrio é forma segura para descredibilizar a Autoridade e criar uma série de problemas.... E se esse mínimo de fiscalização for mantido durante muito tempo – como vem acontecendo no país – é certo e sabido que quando se quiser fazer reverter a situação haverá motivo de sobra para se instalar um preocupante mal-estar social. Os exemplos são múltiplos.
É um pouco parecido com o que acontece com as crianças. Se habituadas a fazer tudo quanto desejam sem qualquer “contrariedade” (penalização) é infalível que os pais se depararão com uma permanente rebeldia quando quiserem “metê-las nos eixos”.....
Por mais que me custe referir isto, nós, em geral, somos amigos de recorrer a habilidades e expedientes com o propósito de iludir os outros, tal como a nossa falta de sentido crítico e a falta de civismo são responsáveis pela manutenção de muitos dos atrasos que já nos notabilizaram no seio da U E. Estas características, associadas ao hábito de passar impune aos incumprimentos da lei, quer por falta de fiscalização, quer por virtude da tradicional brandura dos nossos costumes, são bem visíveis na vida diária.
Do que foi dito, é sobretudo de realçar que “os pais” e/ou “o governo” são os grandes responsáveis por esta situação. Tanta e tão prolongada contemporização só poderá favorecer a instalação da corrupção. Talvez por isso sejamos, entre os nossos parceiros da UE, um dos países mais corruptos.

BZZZZZ… BZZZZZ…

De novo Varejas, o mestre do disfarce e do bom gosto, levantou voo, desta vez até bem longe de nós, à Augusta Civitas, pousando aqui e ali, em enorme azáfama, desovando além, fugindo dacolá (algum aroma a insecticida), promovendo a sua próxima abordagem ao Tanque-mor.
Nem o Polvo escapou ao seu assédio, discreto no discurso, apático e incompreensível na abordagem, básico na atitude, sempre foi esvoaçando sobre os mais desejáveis pestilentos, uns e outros lá iam tolerando a sua presença ou enxotando-o dali para fora.
A simples visão da sua presença é perturbadora… angustiante… pensar que, mesmo não sendo por três anos, possa conduzir os destinos do Tanque, pois a certeza da estagnação que causará, criando condições de reprodução aos da sua espécie é assustadora.
Haja alguém com coragem e uma generosa dose de Dum-Dum (e também um mata-moscas, à cautela) que acabe com o pesadelo.

3 de outubro de 2003

GENES DOS NOSSOS VÍCIOS

A ironia nem sempre é bem tolerada, mas a vida é tão cheia de coisas graves que não resisto a temperá-la com esta figura de estilo.
O genoma humano está sendo estudado sob vários ângulos e as empresas que financiam as investigações estão na mira de lucros fabulosos, o que é natural nos tempos que correm. Mas as perspectivas apontam para a necessidade de – à medida que a descodificação dos genes for avançando – ter de se alterar pelo menos o Código Penal e, talvez, também a Constituição, pois não seria justo penalizar alguém por ter praticado um crime, por exemplo o da pedofilia, quando a responsabilidade, afinal, é dum gene existente no seu ADN....
O norte-americano Dean Hamer – especialista em genética – disse que há um gene responsável pela vontade de fumar, facto que não aceito com facilidade, porque eu, até conseguir afastar definitivamente o vício, tive várias recaídas e que eu saiba os genes não têm fases agónicas seguidas de recuperação, mas.... Coitado do gene! Devia ter sofrido bastante porque eu fumava 80 cigarros por dia e ele estava muito pujante.
Também li algures que foi descoberto um outro gene, responsável pela sofreguidão pelo poder. Deverá valer um montão de dinheiro! Mas os cientistas que fazem a descodificação advertiram que já surgiu uma mutação (não menos importante) que designaram por vontade de ser político. Compreende-se agora por que são feitas certas revoluções, por que existem tantos dinossáurios da política e tantos autarcas reformados com uma dezena de anos de “serviço”.
Estou confiante de que serão descobertos muitos outros genes interessantes e que chegará o tempo das pessoas trazerem consigo uma agenda electrónica com a relação dos seus genes a fim de poderem tomar certas decisões rápidas, sobretudo relacionadas com sexo......
Que interessante será então a sociedade!

2 de outubro de 2003

nosce te ipsum

Um dia destes, lí um comentário a um post [Outra vez a reforma da administração pública(2)] que me deixou intrigado e desiludido....
Intrigado porque lendo o post não percebi a ligação com o comentário. O tipo que o subscreveu usou termos duma frase que li algures ( “....porque tem problemas bicudos discutidos em mesas redondas por bestas quadradas.), termos que provocam uma reacção imediata pelo contraste ( bicudos, redondas e quadradas). Pode ter sido essa a intenção de quem os usou, isto é, chamar a atenção para si próprio, apetência muito usual num certo número de pessoas.....Fiquei desiludido não só porque o post em causa tinha um título que me interessava e que se me afigurava de extrema importância para o país e , afinal, o “comentador” se limitara a considerar o problema como “bicudo” e a chamar “besta quadrada” ao autor do post, sem, todavia, ter avançado alguma colaboração.......
Tenho de confessar que não percebi qual a intenção do comentador. Pareceu-me tratar-se dum jovem /jovem ainda em formação neuronal pelo que estou tentado em dizer-lhe que – justamente por ainda estar em formação – deveria aproveitar todas as ocasiões para fazer chegar ao seu cérebro o maior número possível de “estímulos” para consubstanciar a formação neuronal na maior medida possível e no caso, só discutindo os problemas.
Eu também terei de fazer chegar ao meu cérebro um maior número de mensagens (estímulos) pois devo estar a sofrer de grave deficiência. De contrário, teria entendido a ligação do comentário ao post, em vez de me ficar pelo acordo relativo à classificação de “bicudo” do problema.......

1 de outubro de 2003

VET – HORÓSCOPO: BALANÇA

Para os nativos de 24 de Setembro a 23 de Outubro.
A conjuntura beneficia os nativos de Balança. Não deixe nada por fazer ou dizer em congresso, o sucesso está favorecido pela proximidade de eleições.
Plano afectivo: depois de superados mal entendidos com Peixes, vão viver-se momentos de perfeita harmonia entre antigos e actuais alunos de Veterinária. Novos relacionamentos evoluem favoravelmente em Aquário, perspectivando-se uma relação duradoura com Caranguejo.
Plano material: A conjuntura é propícia a erros e enganos. Muito cuidado com transacções financeiras, tudo deve ser feito com documentos. Tendência para despesas inesperadas.
Saúde: Tendência para infecções súbitas e lesões lombares, cuidado com o ar que respira e com esforços suplementares.