9 de março de 2008

A CARNE É FRACA

Convém relacionar a notícia do “Correio da Manhã” (domingo, 09.Março) sob o título de “Suspeitas de corrupção colocam carne em dúvida”, com a publicidade paga pela Associação de Matadouros e Empresas de Carnes de Portugal (AMECAP) no “Diário do Minho” (sexta-feira, 07.Março)





A questão põe-se em termos muito simples: recaem ou não sobre os Médicos Veterinários Inspectores Sanitários suspeitas de corrupção?
Se há averigúe-se… não lembra ao diabo simplesmente adoptar medidas de gestão (rotatividade) sem esclarecer a situação.

A haver corrupção quem são os corruptos e os corruptores? E que interesses estão em causa?
Adoptar um mecanismo de rotatividade dos Inspectores, que além de merecer a contestação dos mesmos (pois está na origem de problemas acrescidos em termos de adopção de boas práticas nas Unidades de Abate), não resolve a essência dos problemas de corrupção que possam existir.

Não deixa de ser estranho o aplauso da AMECAP às medidas preconizadas, precisamente por a rotatividade dos Inspectores Sanitários “…impedir a constituição de relações…” “… de promiscuidade entre alguns (poucos) inspectores sanitários e alguns (poucos) operadores…”.
Então a AMECAP sabia dessa situação e não a denunciou? A AMECAP até vai ao pouco de dizer que são poucos os casos, expressando por isso, implicitamente, que sabe quais!

Curiosa também a expressão de fé da AMECAP no sistema e nos Serviços Veterinários verticalizados, em carta dirigida ao Ministro Jaime Silva, precisamente por vir de uma associação que ao longo dos anos nunca abriu o bico àquele propósito… ou estarei enganado?

Melhor esteve o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) ao escrever ao Ministro pedindo e sugerindo a averiguação dos factos.

O “Veterinário Precisa-se…” fica sinceramente à espera que as responsabilidades sejam apuradas e que, como é frequente na Lusitânia, não fique tudo nas meias tintas e cada um com o que lhe parece, admitindo (porque esperança não nos falta) que o silêncio da Direcção-Geral de Veterinária seja simplesmente sinónimo de contenção e não de que nada está a fazer para clarificar a situação.

13 comentários:

Anónimo disse...

já aqui foram referidas incompatibildades sobre a actividade dos ditos Veterinários Inspectores....só quem for cego é que não vê...é fácil audite-se...a sério...e publique-se...esperamos...


põe @ óculos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Estranho interesse este da Amecap! Só agora acordou para denunciar a pretensa corrupção instalada. Só agora se manifesta incomodada com a pretensa concorrencia desleal. No passado não se lhe conheciam estes arremedos. Ou será que já não se recordam do controlo de temperaturas?
E tudo isto me faz suspeitar estrnhas ligações... Quem é afinal a Amecap para vir a publico assumir as dores de uma direcção de serviços? Haja coragem de apurar os factos e desvendar os interesses ocultos atrás desta mistificação que é a rotatividade!

Anónimo disse...

Tem pai qé cego?????......é.....!!!!!


O melhor mesmo é passar isso tudo a pente fino....e ver a piolhagem que existe por aí.....as incompatibilidades...em primeiro lugar.... entre os ditos inspectores....e essas entidades....e o estado....depois....avaliar os serviços ditos LIBERAIS....de conexão perigosa....(então o PINA LADEM da DG"B" não andou em tempos envolvido no negócio do matadouro da terra de Viriato, a terra dos FFFFF....ou não?....ele deve saber algo (como o AMBRÓSIO...)....isto tem sido fartar vilanagem....

Sócrates vai-te a eles....

tir@ óculos

Anónimo disse...

Um elefante numa loja de porcelanas é o que dá!

Querem ver que há corruptos por todo o lado, menos nos vets?
Não ponho as mãos no fogo

Querem ver que todos sabiam mas ninguém dizia, nem fazia nada?
Como de costume

Quem não conhece o srº Marinho e os seus apoios?
Além dos sócios e dos interessados

Querem ver que a politica não está metida nisto?
O CENTRÃO não tem nada com isto nem com a situação que se vive nesta d. serv. veterinários.


Querem ver que fica tudo em "águas de bacalhau"?
Fico a ver o elefante na loja de porcelanas!


Sovet

Anónimo disse...

promiscuidade entre alguns (poucos) inspectores sanitários e alguns (poucos) operadores.
Então a AMECAP não os denunciou? Porquê?
O Sindicato escreve ao ministro?
O presidente não foi Director Geral? Se na altura tivesse conhecimento de suspeita identica não actuava?
Terá sido com Intenção de colocar algumas dificuldades entre o Ministro e o actual DG? Se não,
acho que foi uma decisão pouco ponderada.
Aguardemos o resultado.

Anónimo disse...

Quem e com que intenção levantou a suspeita?
Será que essa suspeita não teve apenas como motivo justificar a implementação de um modelo de rotatividade?
E esse modelo serve a quem?
E já se avaliaram com seriedade as consequencias da implementação desse modelo?
Não será que as estratégias adoptadas visem apenas obter resultados em quantidade preterindo a qualidade?
Bem esteve o Sindicato que face à suspeita lançada pela Amecap exigiu ao ministro a clarificação da situação. Porque até haver coragem de agir e apurar os verdadeiros motivos que assistem a todo este processo de calunia os poucos corruptos somos nós todos!
Basta de justificar um estado de coisas com a mentira e a calunia!

Anónimo disse...

Então o sindicato vai no diz que disse.

Bolas que perde uma boa oportunidade para vir pedir uma situação mais DIGNA para os vets inspectores, já que saiu a legislação sobre os vínculos e carreiras.

Anda a correr para a imprensa quando há tanto que fazer como mobilizar a malta para as eleições.

Ninguém ouve falar em nada.

Sindic@lizado

Anónimo disse...

Chegou a mostarda ao nariz.....


espirrem....

mais....

espirrem....


Parece que com o calor as coisas ficam piores....
ai !!!!ficam .....ficam....


Sem @ óculos

Anónimo disse...

Será que essa suspeita não teve apenas como motivo justificar a implementação de um modelo de rotatividade? Não creio. A rotatividade é defendida por alguns nomeadamente por aqueles que trabalham 35 horas enquanto outros 7 horas. O Sindicato tem obrigação de saber

Anónimo disse...

O Sindicato só existe para lancharadas...ataques ao CONDE...promover incompetentes a concorrer á Ordem...apadrinhar alguns... esquecer ou lixar outros...pavonearem-se nos esconderijos do Poder...não defendem nem representam nada...

falam @ falam e não fazem nada

Anónimo disse...

Face a todo este borburinho, investiguem!! Levantem processos, façam o que for preciso mas libertem os inspectores inocentes da culpa que poderá ser de alguns ou não...

Anónimo disse...

vai dormir
óh gente velhaca...
então acreditas em corrupção no seio dos colegas vetes???...só essa admissão devia merecer uma CASTRAÇÃO cruenta...seu bobo da corte...daninho...reles ...desconfiado...invejoso...cá na classe não há disso...há trafulhas...ver o descarado do conde...mas corruptos não....

Malcatinh@ jr