13 de março de 2008

O CATEQUISTA

Com a devida vénia reproduzo os títulos e penúltimos parágrafos dos editoriais das três últimas revista da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), nº 45, 46 e 47.
Os destaques a negrito são nossos.

A ESTABILIDADE E O PREÇO DA SUA AUSÊNCIA
“Levaremos até às últimas consequências o mister de representar a Profissão e defender os seus interesses, bem como prestar provas perante a Sociedade, responsabilizamo-nos pelo que fazemos, mas também naturalmente vamos exigir responsabilidades.”

AS SOLUÇÕES ESTÃO AO NOSSO ALCANCE
“Esperamos que os restantes protagonistas [restantes órgãos da OMV] compreendam o papel que lhes cabe igualmente e que assumam obviamente as responsabilidades que lhes são próprias.”

APRENDER COM O PASSADO E COM OS OUTROS
"As Ordens são um espaço associativo no tecido social, onde a legalidade, democracia e responsabilidade andam de braço dado, não podendo pretender-se apenas usufruir do seu prestígio, sem o concomitante fardo de contrapartidas.”

O Bastonário, no espaço de nove meses, põe a tónica nas responsabilidades que têm que ser assumidas por outros.
De facto não se compreende, sobretudo da Mesa da Assembleia-Geral, o trajecto, a postura, o interesse e as responsabilidades.

Num ano (2007) convocou três Assembleias para aprovação do Plano e Orçamento, amuadamente chumbados, uma outra, extraordinária, para destituir dois dos órgãos da OMV, cujas decisões foram suspensas por deferimento de providência cautelar e já este ano nova Assembleia, ordinária, para aprovar o Plano e Orçamento, de novo chumbado “com toda a tranquilidade”.

O marasmo em que nos meteram está a prejudicar grandemente a Profissão Médico Veterinária, mas não pode o Bastonário tirar o cavalinho da chuva e remeter-se a “catequista do reino” responsabilizando tudo e todos sem pensar nas suas obrigações.

Uma coisa é certa: a tónica dos editoriais revela que “…os interesses superiores da Ordem…” estão em causa, o que justificaria uma postura diferente do Conselho Directivo fase ao futuro e fase ao “congelamento” em que se encontram todos os projectos/iniciativas que a Profissão exige.

PS - A edição das revistas da OMV redundou em tão grande anacronismo que a última edição de Jul/Ago/Set 2007, reporta, quase exclusivamente, acontecimentos que ocorreram depois desse período, alguns já em 2008... sem comentários!

14 comentários:

Anónimo disse...

Éh pá... tão chingando o gajo...

A CULPA DESTE ESTADO DE COISAS É DO SEU JAGUAR...o tipo faz que faz mas não faz...é uma nulidade maior do que todos pensavam...tem uma expriência do carago...só faz merda...para isso era melhor o tonto do Meneses...com aquela retórica toda o gajo reformou-se ainda vai para padre...não há ninguém que queira fazer algo...está tudo na retranca...o sindicato está pelas horas da amargura... o resto das sociedades parecem o pé coxinho no Rossio...as faculdades andam a olhar para o umbigo...a DG"B" está de pernas voltadas pró ar...e com este Conde está tudo de rastos...
não sei se vale a pena lutar...qualquer dia ataco mais...


O PADRECO,

CATEQUISTA NÃO,


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@---DESISTO---

Anónimo disse...

Caro Clint

Parabens. Assenta como uma luva sobre o "Catequista". No futuro será o Conde, o Catequista.

O desgraçado, não percebe a figura ridícula que anda a fazer.

Vai continuar a aos peixes a ver se os catequiza.

Clint, continue.

Tíbia

Anónimo disse...

ABAIXO OS DINOSSAURIOS...

SOBRETUDO ESTE ResendoSAURIO!!!!


CHEGA....


BASTA....

PUM......


vá pregar para outra freguesia...

Anónimo disse...

E que responsabilidades tem assumido cada um de nós? Estamos todos a personificar em alguns as nossas atitudes de complacencia, cobardia e interesse pessoal.
Continuamos plácidamente à espera de um D. Sebastião e quando pensamos que ele finalmente surgiu apressamo-nos a crucificá-lo!
Enquanto cada um de nós não se decidir a assumir o seu papel na profissão continuaremos nesta novela sem fim à vista.

Anónimo disse...

Cada um de nós assumir...
Para quê se a outra parte, do catequista, não assume.
Então tramem-se todos.
Andar a perder tempo com nulidades e a remar contra a maré.
Assim a ordem que fique para o conde e faça bom proveito.
Acho que nenhum colega devia ligar à Ordem.

vettrabalhador

Anónimo disse...

Alguem me informa do que se passa com as comissões de classificação das clínicas da zona sul?
Tanto quanto sei há colegas que se ofereceram para as visitar. Poque não têm funcionado? O Conde não deixa?

Anónimo disse...

Juro que não crucifiquei o D.Sebastião.
A ultima vez que ouvi falar dele estava em Marrocos,para ver o Lisboa Dakar.
Verdade..... verdadinha.

lyncerefugi@do

Anónimo disse...

Catequista e Catequese


Ontem choveu e editorial da próxima revista deve ser sobre o "chover no molhado" que é como quem diz "falam falam mas não fazem nada".

A quem serve a carapuça?

Cá para mim não acredito que o gajo tenha tanta verve que empalme toda a gente!

Parece-me que ainda não aprenderam a liturgia e alguns deleitam-se em servir de sacristão, santinhos e...meninos de coro.

Foi há mais de um ano que a se evidenciou a irresponsabilidade de uns quantos, que já se sumiram e as "bocas" dos oráculos foram também diminuindo.

Também é culpa do Conde?


Eu cá não vou comungar, mas também não pertenço ao grupo, nem faço coro com os choramingas

Amen!

vet@teu

Anónimo disse...

Retórica?

O que se espera dos editoriais é que quem lá escreve não diga trivialidades e faça desse espaço privilegiado um aproveitamento não retórico!

Assim, em três deles nos correspondentes últimos números da revista da Ordem, o bastonário referiu-se ao estado a que as coisas chegaram.

Qual o espanto! O contrário é que seria escandaloso!

Custa a aceitar, sinto que também me custa, mas é a realidade de uma Classe em "palpos de aranha", por falta de maturidade e envolvida numa mão cheia de dificuldades para que finalmente parece ter acordado.

Já agora, haja a consciência do que é necessário e possível fazer, para que as coisas melhorem e sem pias intenções, espero que os sermões contidos nas tais três mensagens não sejam vistos como "pregar no deserto" ou mais no nosso âmbito "sermão aos peixes", já que o autor também não é santo e o que é até nosso patrono, S. Francisco, não perdia tempo com conversas.

Um@dosvets

Anónimo disse...

nalgas são um descanso...


e se forem de gajas boas....melhor

Anónimo disse...

aquele escuteiro foi retirado...porra porquê não indicar o conde para assumir o tal papel de PARVO!!!!o gajo tem perfil...pose estilo...queda...aprtite...tudo é mesmo ...PARVO...
vamos a isso...

oferecê-lo @ grátis

Anónimo disse...

aquele escuteiro foi retirado...porra porquê não indicar o conde para assumir o tal papel de PARVO!!!!o gajo tem perfil...pose estilo...queda...aprtite...tudo é mesmo ...PARVO...
vamos a isso...

oferecê-lo @ grátis

Anónimo disse...

dia 15 de Abril vai ser para abrir o livro....vamos e em força....

acabar com esta palhaçada toda...


quem é do mar vai pró mar...
quem é da terra vai pra terra...


Malcatinh@ jr

Anónimo disse...

A Criatura...


Este ser pedante ... não enxerga que o tempo dele já passou...ainda aparece sem vergonha a dizer coisas da classe...deve retirar-se de mansinho sem fazer ruído ou levantar o pó...

Pobre criatura não enxerga o papel dele...que era arrumar a secretária e ir andando...para a rua...a criatura vai desaparecer de forma detestável...ninguém vai querer recordá-lo...só tem feito bosta...nem os mais próximos o querem ter por perto...todos vamos sabendo como foi regeitado...provoca agonia ...repulsa...indignação...

Os fidagais apoiantes desapareceram...os da lista dele e corpos directivos estão de candeias ás avessas...não o mandam bugiar porque são ...cobardolas...tenho ouvido coisas dessa gente sobre o Conde , que "Maomé nunca disse ao toicinho"...mas continuam presos à gamela...fazem da cara cú...


Dia 15 temos de por cobro a isto...acabar com este "poder" mal cheiroso...procurar novas vias...novos ciclos ....novo ânimo...novas gentes

Malcatinh@ jr