Literalmente “ano do Senhor".
Expressão latina que se usa abreviada (A.D.), para designar os anos da "Era Cristã" ou "Era Comum" (esta última designação, para satisfação dos laicos), com o mesmo significado que depois de Cristo ou na forma abreviada d.C.
Em oposição se usa a abreviatura a.C. para os anos antes de Cristo ou antes da “Era Comum”.
A cronologia anno Domini, hoje adoptada como critério de uniformização, é um dado adquirido nas nossas vidas (até em países não cristãos), seguindo o acerto dado pelo Papa Gregório XIII (07.01.1502 - 10.04.1585), em substituição da mal ajustada cronologia Juliana instituída no tempo de Júlio César (13.06.100 a.C. - 15.03.44 a.C.).
A designação anno Domini pode ainda ser substituída por Anno Domini Nostri Iesu Christi ("Ano de Nosso Senhor Jesus Cristo") ou mais comummente por “na era da Graça”… “Aos tantos dos tantos do ano da Graça de tal…”, como referência ao calendário Gregoriano.
Também naquela fase de mundialização Portugal esteve entre os primeiros na Europa a adoptar o novo calendário.
Na história dos Serviços Veterinários Lusitanos, particularmente da Saúde Animal o calendário necessita de um novo ajuste: 2007 passa a ser o primeiro da Era Pina, pelo que a este nível o calendário Gregoriano passará a ter dois períodos distintos, o anno domini a.p. e anno domini d.p., respectivamente antes e depois de Pina.
A fazer fé nas conversas de corredor da Direcção-Geral de Veterinária e nos desabafos de muitos colegas que trabalham naquela que era uma instituição de referência da profissão…
27 de setembro de 2007
anno Domini
Pareceu a Meryl às 00:17
5 comentários:
Vai te pastar...
Queres tu ir para lá fazer alguma coisa?
Não é bonito desdizer dos outros quando não se é capaz de fazer melhor que ele.
Vamos lá, não queremos regressar ao pra trásmente, pois não?.
Há de haver também um tempo pos Pina(PP). Logo se verá quem depois dirá bem dele.
Um Sanitarista_Compulsivo
DGV?
"naquela que era uma instituição de referência da profissão…"!!!!!!
Então agora há outra? Qual?
Diz lá o segredo...vá lá!
Volta Rosinha...estás perdoado!
Este não pina nem sai de cima!
Migdal
Outro Don Sebastião.
Enviar um comentário