26 de setembro de 2007

MAIS VALE PREVENIR DO QUE REMEDIAR


A Comissão da União Europeia (UE) anunciou uma nova “Estratégia para a Saúde Animal” para 2007-2013, sob o lema PREVENTION IS BETTER THEN CURE, ao Conselho, Parlamento Europeu, Comités Económico e Social e das Regiões.

O processo decorre de uma avaliação independente da “Política Comunitária para a Saúde Animal” (cujo impacto nunca foi, infelizmente, visionado em Portugal), apontando para uma nova estratégia.

A leitura aconselha-se aos: Directriz de Serviços de Planeamento (mpinto@dgv.min-agricultura.pt), Director de Serviços de Saúde e Protecção Animal (pinafonseca@dgv.min-agricultura.pt), Directriz de Serviços de Medicamentos e Produtos Veterinários (sveiga@dgv.min-agricultura.pt), Director de Serviços de Higiene Pública Veterinária (miguelcardo@dgv.min-agricultura.pt), Directores de Serviços Veterinários Regionais, Chefes de Divisão de Sistemas de Informação e Documentação (Rydin@dgv.min-agricultura.pt), de Identificação Animal, Registo e Licenciamento de Explorações (jjsousa@dgv.min-agricultura.pt), de Profilaxia e Polícia Sanitária (ramador@dgv.min-agricultura.pt), de Inspecção Hígio-Sanitária dos Produtos de Origem Animal (dmendonca@dgv.min-agricultura.pt) e todos os Chefes de Divisão de Intervenção Veterinária… Acham que posso ter esperança?

A estratégia proposta funda-se nas orientações da Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE)… o meu aplauso… já não era sem tempo que a Comissão ouvisse quem sabe disto… e assenta em 4 pilares: A relevância para a UE é prioritária (1); um novo enquadramento para a Saúde Animal (2); a Prevenção, Vigilância a antecipação de crises (3) e Ciência, Inovação e Pesquisa (4).

Está a profissão Veterinária bem a tempo de se posicionar no terreno para “beneficiar” directamente desta nova estratégia e dos apoios que daí possam advir… saibam os protagonistas esquecer divergências e focalizarem a sua atenção para o que interessa… o problema é que os protagonistas causam calafrios…

3 comentários:

sombra e luz disse...

ou�a ent�o...

� o pa�s no seu todo que causa calafrios...

Beneficiar de qualquer estrat�gia n�o concebida pelos pr�prios � sinal de mediocridade dos mesmos ou de paternalismo do estratega...

S� podem advir apoios para quem j� se encontra no fogo da ac�o...para quem est� parado, detesta quem aje e n�o tem interesse em chegar a lado nenhum os apoios chovem no molhado...

Tem raz�o, d� calafrios viver neste pa�s mesquinho e indigente..

Al�m disso tenho dois gatinhos amorosos e precisava mesmo que houvesse um novo enquadramento para a sa�de animal em portugal

precisavamos eu e os meus gatinhos era de um novo portugal...

sombra e luz disse...

oh......

...de enviesado para enviesado... você, ou não me entendeu, ou não o entendi eu a si...

...sendo um blog o que é...há alguma coisa para comprar neste seu blog?...qual é o seu peixe?...É só para clientela seleccionada?...Desculpe então...

É que eu ando às compras para o meu intelecto, e a minha alma...
...mas não sou orgulhosa, e também aceito doações apesar de não estar a contar com elas... sabe que me tenho maravilhado com o altruísmo que tenho encontrado, ao acaso, na blogosfera...

"País das maravilhas" é este portugal onde há dezenas de anos chove dinheiro que é riqueza amealhada e destinada por outros à ascenção de um país estrangeiro atrasado(o nosso)até à média europeia... e nada!

Têm os melhores telemoveis do mercado mas continuam a cuspir para o chão e a abandonar os animais de estimação quando vão de férias...
Não sou eu que não chego a lado nenhum é portugal que não sai, não quer sair, e tem raiva de quem quer fazer o seu percurso...

O que eu queria dizer era que gostava que as oportunidades dadas ao país não fossem desperdiçadas...

Não queria acusá-lo de nada, só pretendia concordar consigo...
Não percebi, à primeira, a finura da sua troca de letras e jogos de sentido(c.lima)...e estava só a brincar...

Os meus gatos não são lebres e não vão acabar no seu caldeirão nem no prato do restaurante chinês que você abastece...(esta é para rir...ok?)

Por ocasião de tão redondo centenário não são os meus tarecos que precisam de sorte, já me têem a mim..., somos nós! Você e eu!
Nós é que precisamos de ter (de fazer) um país melhor...

Ah... o... je ne sais pas quoi... de la photo c'est vous qui avez remarqué qu'il y avait du vrai là dedans...qu'il y avait de l'amour et de la liberté d'être et de le ressentir intensement...qu'il y avait du moi-même dans cette course vers l'avenir...
Ce n'était rien, quoi...

Estamos chateados?...

Anónimo disse...

Cheira-me a bichanice...mas adiante. Calafrios? A suspeição e o medo que os protagonistas vão usando, com a habilidade própria aos mediocres, a mim causa-me nojo!
E com o nível de literacia que possuem, mais preocupados em fazer do exercicio publico um enredo de telenovela sul-americana, não vislumbro esperanças em desviar as suas atenções para assuntos sérios. E ademais a rotatividade é só para os outros!

Migdal