2 de setembro de 2007

PRAGA DE RATOS AMEAÇA O DISTRITO DE BRAGANÇA

“O Público” anunciou aqui pela voz do Ministro do Ambiente, que a “…praga de roedores que está afectar a região espanhola de Castela e Leão e a aproximar-se da fronteira…” não é certo atinja Portugal… ainda bem… mas gostaria de saber as medidas em curso naquela eventualidade… em especial dos Serviços Veterinários.

Ou será que os Serviços Veterinários nada têm que ver com a situação? Aliás foi igualmente expressa a convicção que, em caso de necessidade o Ministério da Agricultura mobilizará os meios necessários… ora neste Ministério parecem ser os Serviços Veterinários particularmente vocacionados para tal.

Sugiro que chamem o Flautista de Hamelin de serviço… o director de serviço de Saúde Animal!

Seja como for, entre os 400 a 750 milhões de roedores foram, segundo informação prestimosa dos colegas junto à fronteira, identificados, entre outros o Speedy Gonzalez, o Mickey Mouse e o seu antecessor Mortimer Mouse, o Topo Gigio, o Charlie mouse, o ”Mrs Frisby and the Rats of NIMH”, o incrível Rémi de “Ratatouille”, Rhett, Mousekin (das histórias de Edna Miller), das fábulas de Ésopo:
O rato do campo e o rato da cidade, o rato d’“O Gato e o Rato” e o outro rato d’“O Rato e o Leão".

Foram também vistos o rato de “If you give a mouse a cookie”, o ratinho que se salvou em “Watership Down”, este rato alemão do show de televisão “Die Sendung mit der Maus”, de “Ben” este rato, este outro ratito do “Comment la souris reçoit une pierre sur la tête et découvre le monde” e ainda este rato de “Pearls before swine”.

Mas não são só estes, foram ainda escrutinados estes: o "Hickory, Dickory, Dock" mouse, o Jerry Mouse, da dupla Tom & Jerry e o seu sucessor, o Matt Groening Itchy do duo Itchy and Scratchy, o Tom Thumb and Hunca Munca de Beatrix Potter, em “The Tale of Two Bad Mice”, a parelha Gus e Jacques da “Cindela”, esta outra dupla, Hubie e Bertie, da Looney Tunes e Merrie Melodies, ainda a dupla Morty and Ferdie Fieldmouse, os ratos Pokémon Pichu e Pikachu, aqueles outros Pokémon Ratatta e raticate, Pinky and the Brain, o casal Samuel e Anna Maria Whiskers, Pixie e Dixie, Wensleydale e Ramses da webcomic “The suburban Jungle”, o duo Scurry and Sniff de “Quem mexeu no meu queijo”, Rapido and Razmo, Nick e Fetcher e os célebres The Three Blind Mice.

Talvez menos conhecidos, mas lá vêem também Ink-Eyes, Servant of Oni e outros nezumi-bito do jogo de cartas “Magic: The Gathering”, Gregory, Gregory Mama, and James, o afamado rato Basílio e o seu companheiro Dawson, bem como os seus amigos Fievel Mousekewitz (acompanhado da família e outros de “An american Tail”) o não menos afamado Prof. Ratagão e a Srª Relda.

Fazem também parte do contingente Bernardo e Bianca, Manny, Johnny Town-Mouse e Timmy Willie ambos dos contos de Beatrix Potter; os inacreditáveis Moto Ratos de Marte (no universo só podemos confiar no nosso cérebro, nos nossos irmãos e na nossa moto…), Timothy Q. Mouse inseparável de Dumbo, Algernon, Megavolt, Sherry do jogo “Ultima VI”, o rato da “House of Tribes”, O rato de Gerald Kuhn do “The Rat On My Piano”, Gerald da era Syd Barrett, dos “Pink Floyd” a cantar "Bike” (motorbike… outra)…

Sniffles, Mushmouse, Miles Mouse, Winslow, a viver na casa do(s) estranho(s) CatDog, Muskie Muskrat, Músculos, o primo de Jerry, em “Tom e Jerry”, o rato da série “Redwall” de Brian Jacques, o Mouse King, Reepicheep, Ignatz Mouse (sem o Krazy Kat), e Scabbers da série de Harry Potter.

Muitos? Pois a estes juntaram-se Geronimo Stilton, Roquefort, dos “Aristogatos”, Rattus P. Rattus, o “transformer” Rattrap, Socrates
(está em todo o lado…), Minute Mouse, Monterey Jack e Gadget Hackwrench dos Chip 'n' Dale Rescue Rangers, Ben e eu, a trupe Anatole. Paul e Paulette, Claude e Claudette, Georges e Georgette, François de Pamplemousse e Gaston, a malta da Casa Branca Max, Jammett, Berkeley, Trixie, Muggle e Moze, os ratos instruídos de Terry Pratchett, e… vejam bem: Avó Malone, Sr. e Srª. Malone, Rita Malone, Roddy St. James, Harold, Thimblenose Ted, Fat Barry, Sid, Shockey, Rodint Liam, Ladykiller, officer Colin, Fergus, Spike Leslie e Whitey do filme de David Bowers e Sam Fell, “Flushed Away”, e o bando das crónicas de Ratbridge.

Muitas “mulheres” engrossam as fileiras também… Angelina Ballerina, Henrietta Mouse, Freya Crescent, Lariska, ratinha de estimação de Shapoklyak, Fingermouse, Pipsy da “Diddy Kong Racing”, a celebérrima Minnie Mouse, Vera, Abigail, Maisy Mouse, Benji and Frankie, Chuchundra, Ricky rat, o titular dos videojogos da série Mappy, o Plague Rato f Doom, Despereaux the mouse and Roscuro the rat, Daniel and Jan, Chuck E. Cheese,
Charlie Mouse, Eddie Mouse, Janey Mouse, Jenny Mouse, Lizzie Mouse, and Willy Mouse, toda a família Tutter e estas ratazanas: os Clangers

Já para não falar de Lester, Maus de Art Spiegelman, Gary, Max Mouse da “Slylock Fox and Comic for Kids”, Poppy, Ralph S. Mouse, Ferris, Ratboy, Ratbert, Arthur and Humphrey de Graham Oakley’s “Church Mice”, Danger Mouse, Stuart Little, Roland Rat Superstar, o Rato Ninja, Snowberry, Ieniemienie da Rua Sésamo, Rizzo da turma dos Muppets e toda a “gente” do Deptford Mice (“When a mouse is born, he has to fight to survive. There are many enemies...'”)

E ainda…
o Sr.John Dormouse e a sua filha, a menina Dormouse, e do “Alfaiate de Gloucester”, de Beatrix Potter, o rato alfaiate, os Death of Rats, Eckhart, Twapalena, Farfour, o rato Hamas… o Tio Lester no fantástico “The Mouse and the Motorcycle (outro com bom gosto), Templeton, Verminous Skumm, Titlemouse, Ikabod Bubwit, de Severino “Nonoy” Marcelo, David na versão rato, em “Animorphs”, Splinter, Drip, o Sr. Gingles, o Elephant Rat, da “Alice no país das maravilhas”, Larry, o rato que ninguém viu mas salvou a vida de Rose das “Golden Girls”, a havaiana Lahwhiney, e ainda este suicida

A ajudar o Flautista do Largo da Academia Nacional de Belas Artes, vêem finalmente: o Magnus Powermouse e o Mighty Mouse.

Como? Foram avistados ainda outros? Por favor informem…

5 comentários:

Anónimo disse...

Atrapalhação com os links...

sombra e luz disse...

olá...

este post deve ter dado uma trabalheira danada... Mas valeu a pena!... Por aqui se prova que "A Peste" já chegou e não vem só dos lados de espanha...
Deixá-los vir!...

Que venham!...

Anónimo disse...

"Quereis saber a que sabe a ficção da realidade… quereis saber a verdade?
.../...
Quem sabe, sabe!
Sabe saborear, e sabe que sabe bem, também….

Rumo ao levante? Adiante."

O c.Lima em mudança.

Um abraço

sombra e luz disse...

Yah....yah...

...muito complicado dar estas voltas todas para falar consigo...
não dá para ser mais simples e directo?...

Não deve ter reparado mas esse é o último de uma sequência de cinco post simultâneos...

A mudança vem de trás... e se calhar tambem pode ter a ver consigo...

A senhora dona L.Lima em mudança...
Um abraço para si também...

Anónimo disse...

Vi aqui uma falha enorme neste post! :)
fata o rato do Dartacão, sim esse mesmo, aquele que usava cabeleira noos ultimos episodio.
Também merece colocação no post.

O rato pede deferimento