31 de março de 2008

BEXIGAS DE VACA

Agradeço a diligente informação que um colega me fez chegar sobre Lady Mary Wortley Montagu, aristocrata inglesa, cujo marido, embaixador em Istambul, acompanhou e de onde, em 1718, levou para Inglaterra a prática otomana de vacinação contra a varíola (“variolação”).



Tal prática veio a ser “aperfeiçoada” por Edward Jenner (ver “Vaccination: our golden egg”) que, usando de observação e senso comum (características dos grandes epidemiologistas), concluiu, usando cobaias humanas (hoje seguramente inaceitável sob o ponto e vista ético), que a “vacinação” desenvolvia imunidade à varíola, sem os riscos da “variolação”.

Jenner baseou-se no conhecimento popular que atribuía às ordenhadoras infectadas com “bexigas de vaca”, imunidade à varíola, tendo por isso sido o primeiro a utilizar a palavra “vacinação”, exactamente por derivar da raiz latina vacca, que significa isso mesmo… Vaca… que, aliás, deu origem também à designação do poxvírus vaccinia.

James Gillray, publicou em 1802 o cartoon acima reproduzido: "The Cow-Pock or the wonderful effects of the new inoculation", onde representa o controverso Edward Jenner a vacinar uma robusta raparigaça, imperturbável aos fenomenais efeitos secundários de desenvolvimento de apêndices bovinos.

Certo é que os seus trabalhos foram traduzidos em várias línguas, incluído o português.

Aqui fica o mote para a próxima edição especial da revista da Ordem dos Médicos Veterinários(OMV), depois da BSE, Segurança Alimentar e Gripe Aviária, parece um bom tema…

6 comentários:

Anónimo disse...

"Saúde Mental"

Era um excelente assunto para o nº especial, não sei se o próximo se outro a seguir.

A natureza de alguns raciocínios e da associação de ideias de algumas criaturas mereceria ampla informação( de natureza cientifica) com a diversidade de colaboradores em carteira, não deveria ser difícil obter contributos curiosos e seria um sucesso.

Um@Sugestão

Anónimo disse...

Vai pintar pra longe....seu pulha!!!

Com sugestões destas ....vai pró ...C....o

angusti@do

Anónimo disse...

OH ANGUSTIADO !

Acalma-te. Não te enreves. Vêm momentos difícies e portanto deves poupar a tau carcaça.

Pulhazinho

Acalma-te.

Anónimo disse...

Olha-me este figurão!!! A saude mental só se for para discutir a tua esquizofrenia. Ou pensas que não sabemos quem tu és

inspector exil@do

Anónimo disse...

Com sugestões da merda ....podemos nós...deve ser o PRIãozzzzzinho...

vai pró carago

Tartaranhão @picador

Anónimo disse...

Tartaranhão, tartaranhãozinho,

com essa linguagem também não vais a nenhum lado