25 de março de 2008

A CARNE É FRACA II

Não é fácil reportar factos, apenas, sem manifestar opinião… A começar na forma como os mesmos são relatados e acabando no uso deste ou daquele adjectivo, sempre se acaba por manifestar alguma tendência.

Apesar de tudo, tentarei não o fazer nesta descrição das reacções do Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) e da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) às “notícias” de corrupção no sistema de Inspecção Sanitária Veterinária no Norte do país.

Num primeiro momento o Bastonário da OMV ter-se-á inteirado da situação e remetido ao silêncio. A terem existido quaisquer iniciativas, que admitimos possam ter ocorrido, as mesmas não foram divulgadas.

Pouco tempo depois o Presidente do SNMV ter-se-á também inteirado da situação e não se remeteu a qualquer silêncio: numa entrevista publicada a 18 de Fevereiro no “Diário do Minho” manifestou apoio aos profissionais acrescentando que a rotatividade entretanto instituída não ia resolver na essência qualquer problema de eventual corrupção.

Foi mais longe o SNMV e, em missiva remetida ao Ministro Jaime Silva, datada de 19 de Fevereiro, solicitou que o assunto fosse averiguado. Sugeriu mesmo que essa avaliação fosse levada a cabo por peritos representantes da profissão, da administração e das ciências Médico Veterinárias.



Reagiu entretanto a Associação de Matadouros e Empresas de Carnes de Portugal (AMECAP) em publicidade paga na edição do “Diário do Minho” de 07 de Março. Preto no branco: as medidas preconizadas pelos Serviços Veterinários, nomeadamente a rotatividade periódica dos Médicos Veterinários Inspectores Sanitários foram a resposta às notícias de promiscuidade entre alguns (poucos) Inspectores e alguns (poucos também) operadores.

A OMV, a 11 de Março, em telefax remetido àquela Associação, solicita sejam identificadas as situações envolvendo Médicos Veterinários, tendo em vista desencadear eventuais processos disciplinares.

Esperam-se as respostas ao SNMV e à OMV…

23 comentários:

Anónimo disse...

Então querem saber...


O tal de Sobralão não abriu jogo com o Conde?...

Será que o envolvimento do bastonário se deve a estar a sair chamuscado desse Churrasco?...

Que amigos poderão estar indiciados...para todos pagarmos uma visita do Conde a terras do norte?...e com que intenção...agradar...ganhar simpatias novas...tê-los presos pelos tim-tins...ou ameaçar com a prática de castração cruenta...aos indiciados...


Com um especialista como o CONDE a monarquia está de rastos...o gajo que vá pastar longe...


Continuo a pensar que essa Ordem devia era ser funcionante e não um organismo paralisante...paralisador...desaglutinador...um aborto....


Rua com o CONDE e sua trupe...dia 15 de abril a vitória vai sorrir...
REPROVAR AS CONTAS

Só de pensar que essa canalhagem ...com as merdas que fez...e faz na NOSSA ordem e ainda por cima andam a cagar todos so dias postas de pescada em todos assuntos...ainda por cima duvidam de colegas...PORRA para eles

malcatinh@jr

Anónimo disse...

DIA 15 DE ABRIL

Malcatinha Júnior, com a sua intervenção lembra que no próximo dia 15 de Abril haverá mais uma Assembleia Geral da Ordem.

Devemos chamar a atenção de todos colegas para comparecerem em força à próxima Assembleia Geral.

Seguramente que o "uma espécie de bastonário", mais conhecido por Conde, o Catequista, porque não tem vergonha no focinho, perante uma previsível derrota, continuará a não resignar.

Tíbia

Clint disse...

Será no mínimo uma AG sui generis...

1. Querida Tíbia, você já conhece o relatório e contas? Eu ainda não e por isso não posso deixar de colocar a hipótese do mesmo retratar fielmente o que se passou em 2007 e de estar de acordo com a Lei...
Nestas circunstâncias não poderei deixar de votar a favor da sua aprovação.

2. O que me perturba é a posição da Mesa da Assembleia-Geral: Se não foi aprovado o Plano e Orçamento para o ano de 2007, a gestão estaria limitadíssima à rotina (admito até que tenha estado), mas caberia à Mesa (eventualmente com o concurso do Conselho Fiscal), em nome da AG, manter esse controlo. Foi assim que procedeu a Mesa?
Se foi, tal não transparece na ordem de trabalhos proposta, em tudo semelhante a uma reunião de rotina.

3. Mal comparado, imagine, querida Tíbia, que a Assembleia da República chumbava o Plano e Orçamento apresentado pelo governo.
No nosso caso aconteceu 3 vezes. No caso da AR julgo que bastam 2 chumbos para o Presidente da República convocar eleições!
O que fez a nossa Mesa da AG?
Depois dos 3 chumbos continuou a assobiar para o lado fazendo de conta que nada se passava... mais, convoca agora uma AG para aprovar um relatório de actividades que não seguiu qualquer plano porque esse NUNCA foi aprovado.

4. Obriga-me pois a Mesa da AG a eventualmente ter que aprovar um relatório de actividades de um plano que nunca existiu... isso sim briga com os meus princípios, mais do que a actuação de um executivo em que não tenha votado.

Apesar do seu comentário se desviar do conteúdo do post e mesmo compreendendo o sentimento que lhe subjaz, peço-lhe que pense um pouco sobre este meu comentário.

Anónimo disse...

Caro Clint

Obrigada pela resposta á minha intervenção.Espero que na próxima Assembleia a situação evolua e o Conde, o Catequista, vá para casa tratar dos bisnetos.

Espero que alguma alma generosa leve uma fotografia do Conde, semelhante à que foi publicada neste blogue, e a leve a um artista de rua da Rua Augusta, para fazer uma cópia e o quadro ser posteriormente colocado na Ordem. Talvez fosse um insentivo para o Conde de Abrunhos, o catequista, abandonar de vez a Ordem.

Tíbia

Anónimo disse...

Mas afinal é de corrupção ou de OMV que estamos a falar ???
Se é da OMV abram outra “janela” no blog e podem lamuriar-se á vontade. Mas já agora ladrem mas mordam. Vão, participem, trabalhem lutem pela classe e no fundo por vós também e deixem essas Quixotescas arremetidas. Se não, façam como eu aproveitem a água quente a areia macia e uma bela água de coco e assumam que no fundo no fundo só votam contra porque esse voto não é esclarecido e muito menos consequente. Tíbias só com recheio… e doce…
Como disse só falámos da OMV.
Corrupção no norte, pois então teria que ser já se estava a ver.
E como a rotatividade foi criada para acabar com a corrupção deduzimos que a haver vets corruptos eles ainda andam por aí só que em sistema ambulatório de corrupção já que não os deixam ficar quietos. Pelo menos ficamos a saber que as mui dignas sobraletes não são corruptas já que estas não rodam. E também os municipais. O resto da cáfila, essa toda roda, essa toda é corrupta.
Por isso mesmo eu não rodo esta é e continuará a ser a minha praia preferida.

Anónimo disse...

Então o SNMV é que diz ao ministro como deve formar a comissão de inquérito?

Anónimo disse...

É dificil não ter opinião. E mais dificil ainda é não deixar sobrepor a emoção a essa opinião quando se lida diáriamente com aquilo que vêm sendo os seviços veterinários do norte. A suspeita e a maledicencia passaram a ser intrumentos de rotina na gestão destes serviços. Quem não agrada e ousa ter opinião diferente é estigmatizado. A rotatividade e a avaliação (SIADAP) são armas de arremesso para castigar os irrequietos e premiar os submissos. Pregam bem alto o cumprimento dos deveres e omitem os mais elementares direitos. Aqui chega-se a pagar para trabalhar!!!
Mas a moral não toca a todos e como à mulher de César não basta parecer honesta em breve se verão os telhados de vidro.

Anónimo disse...

então esse Sobralão ,que pelo que sei ,não é flor que se cheire...será assim tão...que tenha sido posto a MEXER lá das pescas...e ande a fazer merda...a torto e a direito...onde estão os CAPADORES do NORTE?...ou era só fumassa...aquela pose toda...
espero que comecem a actuar...é preciso tratar dele...DESPARASITANTE para cima...

HIÓIDE @

Anónimo disse...

Este de sr. Sobral é um coelho tirado da cartola de um ilustre politico da nossa praça, que por sua vez é assessor dessa dita associação de matadouros, que por sua vez é presidida por um conhecido (pelas suas alarvidades entenda-se)industrial da zona, que por sua vez é amigo de um famoso edil dinossauro, que por sua vez tem grande peso no partido do poder. E por fim pergunta-se, afinal quem impôs a rotatividade a quem? Que poderes são estes que obrigam um Director Geral a dar o dito por não dito? Que interesses marginais alimentam todo este processo? É bem provinciano este País em que vivemos! E bem mais provincianos somos nós todos ao permitir que a duvida e a suspeita pendam sobre as nossas cabeças.

Anónimo disse...

Mas então o que é que está a acontecer ? Estratégia politica não é, o Sobral não tem capacidade intelectual para tanto (mesmo para a rotatividade precisa de um programa de computador). Será que o aprendiz de feiticeiro fugiu ao controlo dos donos, o tal assessor do PSD e o autarca do PS ? Sinceramente não me parece que algum deles quisesse esta peixeirada . Ele deve estar de rédea solta e cada vez se enterra mais com estas decisões que toma. Parece que está a amadurecer mais rápido do que se pensava.

Anónimo disse...

É necessário que todos os inspectores apresente as ajudas de custo, com ou sem ameaças do Sobral. Vamos pedir o que temos direito.
Vamos exigir que a OMV e o Sindicato defendam os nossos direitos. Vamos obrigá-los a saírem dos casulos da capital para nos apoiarem.

Anónimo disse...

Hum Hum isto está a aquecer, já fede...

Anónimo disse...

Agora é que são elas, os gajos do norte estão a enfardar, com o Sobralão a armar-se em carapau de corrida. Não paga deslocações? (gargalhadas sonoras) ele que venha cá para o sul que nós logo lhe dizemos. Quem sabe ele não é o bastonário Sebastião que todos esperamos (risos). Carago que vocês estão aflitos. Até agora mais parecem um cardume desorientado de jaquinzinhos. Ele que venha até á segunda circular.

alface_vet.org

Anónimo disse...

DES-PA-RA-SI-TAN-TE

DES-PA-RA-SI-TAN-TE

...
...
...
...
...
DES-PA-RA-SI-TAN-TE para o SOBRALão....porra
RODOV@LHO

Anónimo disse...

Porque é que uma associação (AMECAP) vem a publico justificar uma estratégia adoptada por uma direcção de serviços? Será que a estratégia afinal não terá sido imposta pela tal associação? E porque, existindo acusações claras aos agentes económicos, não se manifesta a associação que efectivamente representa aquele sector, a APIC? Porque tanto quanto se sabe a AMECAP representa apenas um numero muito restrito de industriais.

Anónimo disse...

Faça-se uma avaliação séria das condições de laboração actuais das unidades de abate e das salas de corte e veja-se o resultado da rotatividade. Não há dúvidas que essas condições se degradaram! A única lógica que impera por trás da rotatividade é puramente economicista. E para a fazer valer vale tudo! E quem melhor para conduzir este processo que o actual director de serviços? Porque a ignorancia é atrevida!!! Digam-me só que percurso (profissional e associativo) lhe é reconhecido? Alfredo onde estavas tu no 25 de Abril?

Anónimo disse...

Parem de atacar o sr. dr. sobral. Não ponham em risco o nosso futuro.

Ass,

Uma sobralete

Anónimo disse...

Atacar esse pulha do SOBRAlão?


Que incrível...quando o gajo chegou já cá estávamos muitos...o gajo que se ponha a pau ...que ainda vai levar grosso ...naquela bunda...ou o incompetente e ditadorzeco (não tem pinta nem queda para ...)...pensa que vai durar sempre...outros duraram menos...e eram... mais rijos...o gajo vai se tramar...e bem.

Oh Sobralete, pareces mais uma maria Madalena...com medo...cagada de medo...mas um dia (breve) vais ver o gajo a rastejar tipo a outra -a Clitoris -no Kosovo...qual verdadeiro RÉPTIL...


Já existe um competente grupo a tratar do caso desta BESTA...pelo que se sabe o Conde está assessorado com os da Lista D ...e vão fazer SANGUE...fica no teu posto ...e actua quando fores chamada...ou sentires que é tempo de ir á luta...


Rojão á mod@ doMINHO.com "b"inho "b"erde

Anónimo disse...

Mas afinal há corrupção ou não há ?

Anónimo disse...

O Dr. Sobral, o Sobralão, é a favor da corrupção ou não ? Quer combater a corrupção? É que rojões e críticas semelhantes não se vai a lado nenhum. Porque não se participa ao Ministério Público para averiguar?

Anónimo disse...

Quero agradecer ao alface_vet.org, apesar de ser do sul, imagino eu, pois deu-me o incentivo para escrever e para lhe roubar a ideia da assinatura.
É claro que sou do norte e estou no norte e também é claro que o dito sobralão é um pobre diabo que nem de inspecção percebe, mas o facto de ser ignorante não quer dizer que ele não seja um mau carácter. Todos sabemos que quem lhe deu o lugar não foi o Agrião, nem o ministro da agricultura (não sei que nome é que lhe dão), mas sim o C.D. defensor momentâneo do centralão com o PS.
Mas tal como a recente publicidade do Bes e do génio da bola também o sobralão se está a armar em génio e resolveu correr com toda a equipa que coordenava a inspecção até ele tomar posse.
Deu asneira e perante esse facto tentou uma fuga para a frente castigar e penalizar todos os vets da equipa anterior e mais aqueles que tinham opinião e uma postura vertical.
Os castigos variaram desde: quanto mais longe de casa eu te poder por melhor.
Vets com reconhecido percurso no mundo da inspecção e com provas dadas de trabalho e empenho pela inspecção foram colocados em UTS.
Também os houve a fazer gestão de frotas.
Vets foram colocados em matadouros de frangos quando todo o percurso profissional foi em bovinos e o conhecimento dessa colocação foi 24h antes de o assumirem.
Enfim escrever tudo seria fastidioso para esta comunidade vetblog
A rotatividade foi a cereja em cima do bolo.
Ele imagina-se um predestinado, perguntem a quem o conheceu na faculdade.
A rotatividade vai acabar tal como começou só que desta vez o fim vai ser anunciado com pompa e circunstancia pois a versão oficial vai ser que os benefícios da mesma já foram alcançados.

Tripas_vet.come

Anónimo disse...

Caro Tripas, não é o alface mas sim a alface, mas enfim pode copiar a ideia. Estou impressionada com o figurão. Amanha tentarei saber noticias e novidades e se forem de relevo ponho-as aqui.

Alface_vet.org

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.