2 de maio de 2008

ACTO VETERINÁRIO E OUTRAS HISTÓRIAS

A 4 de Fevereiro aqui deixei opinião sobre a forma de abordar a questão do Acto Veterinário, tendo em vista a sua concretização prática e o nível de envolvimento da profissão no processo.

Deixando de lado a polémica sobre o que pode e não pode fazer o Conselho Directivo da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), face à circunstância de não ter Plano de Actividades e Orçamento aprovado, é do mais elementar bom senso que a questão do Acto Veterinário seja assumida como uma prioridade.

Que acções devem ser exclusivamente da responsabilidade do Médico Veterinário, como por exemplo o diagnóstico e a prescrição, e que outras poderão (e deverão) ser delegadas em para-profissionais veterinários (para usar a terminologia da Organização Mundial de Saúde Animal - OIE) e qual o grau de supervisão exigível?

Que perfil profissional e académico devem ostentar esses para-profissionais? Que registo deve ser exigido ao exercício da sua (deles) profissão (incluindo aqueles que com o tempo adquiriram experiência de facto) e que revalidação dessas competências deve também ser exigida (onde é que eu já ouvi isto…)?

Parece-me um erro tremendo avançar com uma proposta de regulamentação do Acto Veterinário limitada ao estabelecimento de uma lista exaustiva de actividades, sem ter em conta alguns dos usos e hábitos estabelecidos (não que concorde com eles…) e com o tempo adaptar o Acto Veterinário às novas circunstâncias (até há bem pouco tempo era permitido fumar em locais onde hoje é de todo proibido…), em função de regras objectivas de preparação técnica e científica, bem como de conduta ética.

A proposta deverá sustentar-se exclusivamente no papel do Médico Veterinário na protecção da Saúde Pública e da Saúde e Bem-Estar Animal, ser abrangente a todas as espécies animais, domésticas e selvagens (silvestres?) e obrigatoriamente incluir o papel dos para-profissionais, definindo o grau de supervisão exigível e para que actividades.

Esta eventualidade conduz-nos obrigatoriamente a discutir o assunto com criadores, proprietários e outros agentes, e sobretudo como os para-profissionais veterinários, como é o caso dos novos enfermeiros veterinários, de inseminadores, técnicos auxiliares de pecuária, ferradores, treinadores, tratadores e outros.

Defendo mesmo que no caso dos enfermeiros veterinários deva ser exigível (quanto antes melhor) o registo na OMV e a prazo de todos os para-profissionais veterinários. A não ser assim o acto, “Acto Veterinário”, não verá a luz dia, nem representará um alicerce essencial para regular a profissão, mas antes princesa adormecida que nenhum beijo de Bastonário despertará, mesmo que venha disfarçado de sapo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora é que a porca torce o rabo...


Então os enfer-vetes não podem ter a ordem deles? lá está o tique dominador, a impor a INSCRIÇÃO na nossa ORDEM...sem ir a AG ou já tem o beneplácito do seu JAGUAR!...

PALERMA, PALHAÇO,deixa o Konde resolver...o gajo tem os clikes acertados...vai lá...vai...

E os incompetentes que para ter trabalho andam a abrir cursos em todo o lado...o SACODE...a Bichona...e os outros...

Vamos dar aos novos profissionais melhor acolhimento...deixem de ser castradores...

E o Sindicato...que pensa disto...

bico de lacre@silvestre

Anónimo disse...

Olhó lince ...


Parece certo que o nosso lince está de partida ...para a malcata...que pena...


Agora que o Konde está de ...abalada...perdemos o Malcata... malcatinha... e o Lynce refugiado...

Como é invejável um Habitat natural...tão diferente daquele que o Konde nos impôs anos e anos...alguns merecem-no...até pior...a provar pelos apoiantes...PORRA...são como os outros "feios,porcos e maus"...


Do novo Presidente do sindicato népias...ainda deve estar à espera do Ed-tonto...e esta ...m*... tudo pendurado com arames...


Do AM e do RR nada vai bostando o BONITO... o Zé Cabra...aa COLCHA...a ROFEIA...o Floriévura, ...o SACODE ....e a Bichona...mas são os emplastros do costume...

A bruxa ou "brucha" enganou-se ...ou foi falso arrremesso...os incompetentes ainda polulam por aí...até serem tratados...á porrada!

Se o Bonito é tão copmpetente porque não vai lá para a freguesia dele ...pregar ...porra o Neves bem precisava de um gajo assim com pose...verbo...incompetencia...

Fusca-se...ai de mim se não for EU...com canalhagem desta ...é só a perder...


PIGóstilo @