24 de abril de 2008

ROYAL VIGARICE

O Departamento de Marketing & Merchandising da “Royal Canin (Portugal) SA”, numa iniciativa (programa "Gostar & Cuidar"), infelizmente não isenta de precedentes, sem aviso, nem compromisso prévio, resolve meter os Médico Veterinários Práticos (animais de companhia) na algibeira e nomeá-los seus agentes comerciais.

Com o beneplácito, por omissão, da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) e da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC), a Royal Canin, propõe trocar consultas (e outros pet services) por talões de compra de ração “Royal Canin”…

O esquema é simples… na compra de produtos da marca o cliente acumula pontos que poderão ser rebatidos no Centro de Atendimento Médico-Veterinário, entre outros, por serviços Médicos… pasme-se!

Os serviços incluem identificação electrónica, consulta, análises sanguíneas… como não basta-se o serviço nem sequer é contratado… os Médicos Veterinários estão simplesmente a ser informados que os clientes apresentar-se-ão com uma espécie de guia (mensagem por correio electrónico da Royal Canin) que após o serviço prestado deverá ser remetida pelo Médico-Veterinário à empresa com a respectiva factura… mas mais… a Royal Canin não reembolsa… emite uma “…nota de crédito no valor da comparticipação.”…

Em bom português: Os Médicos Veterinários vão começar a trabalhar de borla para a Royal Canin…

Além de serviços médico-veterinários a “Boutique”, para já disponível, incluí Banhos, tosquias, além de “hotel canino”, aulas de obediência e brindes Royal Canin.

Há bem pouco tempo, a OMV, preocupada com o exagero que os Médicos Veterinários pudessem cometer em termos de “publicidade”, face à proposta do “Guia Vet Nacional”, não foi esquerda a inserir no site um esclarecimento, tipo aviso à navegação: atenção que aos Médico Veterinários está vedada toda e qualquer forma de propaganda… por isso cuidado com as infracções ao Código Deontológico… não digam que não foram avisados…

Agora, com o assédio escandaloso da Royan Canin, quero ver qual vai ser a intervenção da OMV… é nestas alturas que se esperaria uma intervenção célere na “…defesa do exercício da profissão veterinária…” (art. 2º do Estatuto)…

Da APMVEAC pouco se espera… apenas que não tenha de alguma forma contribuído para a iniciativa… aliás uma posição clara e inequívoca contra a proposta da Royal Canin (eventualmente em consonância com a OMV), seria de todo surpreendente… a ver vamos.

O programa “Gostar & Cuidar” trata assim os Médicos Veterinários como uma oportunidade de negócio, não percebendo que a profissão, pelo seu estatuto de “Profissão Liberal”, se rege por outros valores que não os mesmos de uma entidade comercial.

34 comentários:

Anónimo disse...

Não conheço esta ideia da empresa.


Gostaria de saber mais pormenores antes de emitir uma opinião definitiva já porque creio que as associações não devem ver nisto uma forma de promover a Classe.

Hoje troca-se tudo pelo que a prática de as empresas oferecerem benefícios aos clientes é uma banalidade.

Agora não me parece possível que os veterinários aceitem os tais talões a troco de nada( a vida nem está para isso).

Penso que só entra nessa lógica, quem não tem outra forma de ganhar a vida e concordo que isso é muito mau, para os veterinários.

Sovet

Anónimo disse...

FUI À BRUXA

Peço desculpa aos leitores pelo comentário que vou fazer. Nada tem com o tema em discussão.

Na realidade fui à bruxa que me informou que em breve será divulgada uma notícia importante para a classe.

ECLIPSE

Clint disse...

Obrigado pela sua prudência Sovet, revela sensatez...

Tenho na minha posse a circular e tabela anexa de produtos e serviços rebatíveis por pontos expedidos pela Royal Canin.

Esperarei por mais comentários durante o longo FDS (as antevisões da bruxa que o ECLIPSE consultou só se concretizarão para a semana, possivelmente depois do 1º de Maio) sobre este assunto e posteriormente apresentarei a dita circular e tabela anexa.

Confirmei que outros dois colegas receberam a mesma circular.

No site da Royal Canin há informação sobre o programa "Gostar & Cuidar", onde se diz: "Ao registar-se neste programa para lhe desejar as boas-vindas a Royal Canin oferece-lhe um brinde Gostar & Cuidar. Poderá ainda aceder a ofertas especiais exclusivas da Boutique Royal Canin on-line, com presentes para o seu amigo, momentos de lazer e descontos em produtos de parceiros."

Ou seja, a Royal Canin decide que os Médicos Veterinários passem a ser seus parceiros sem qualquer acordo prévio.

O que os Médicos Veterinários vão receber são "...notas de crédito no valor da comparticipação"... em termos práticos poderão apenas abater esse crédito em novas encomendas à Royal Canin... para mim isto é trabalhar de borla para aquela empresa... mais, comprar ração pagando adiantado (valor dos serviços não cobrado em euros vivos).

Anónimo disse...

Caro Clint

Como informei, o que me disse a bruxa nada tem a ver com o assunto aqui debatido (Royal Canin). Em breve saber-se-á. Vai ser um grande dia, um grande dia para a nossa classe.

Clint disse...

Eu sei... não tem nada a ver directamente com a Royal Canin... mas veja lá se indirectamente não virá a ter consequências.

Anónimo disse...

Caro Clint

É muito bom saber-se a verdade. Quando se souber o que a bruxa me disse, de imediato desenvolver-se-ão reacções que para alguns poderão ter consequências desagradáveis.

Bom feriado

Eclipse

Anónimo disse...

Bruxas!

Afinal sempre há bruxas!!!

Depois da Santa da Ladeira e dos curandeiros africanos, passando pelos Pai de Santo brasileiros há bruxas genuínas entre nós!

Nem sequer a célebre frase " no creio em bruxas, mas que las ai, las ai...", parece fazer sentido com a revelação que nos prepara o Eclipse.

Será o equivalente à revelação dos pastorinhos...

Um_dos_que_vos_topa

Anónimo disse...

TAMBÉM FORAM À BRUXA

Como comentam a minha ida à bruxa, o "farto delas" e o Clint, não desmentem que há qualquer coisa, deduz-se que já sabem da novidade, portanto também foram à bruxa. Há, há e em breve a bruxa dirá o que é. É algo de importante.

ECLIPSE

Anónimo disse...

Qual bruxa qual quê????


Este desenho só tem um rosto: CODIVET


O Ed- tonto não pode descartar as suas responsabilidades...sabia de tudo...até esteve em jogo"viciado" uma prospecção ao mercado para serem oferecidas Kits de análises vet...mas como sempre os mesmos de costume viciaram tudo...e agora fazem-se de anjos...quando for preciso identificam-se os concursantes dos laboratórios...é só sacanagem da pior...deve ser para afrontar o KONDE e o Deontológico...mas se for assim ...venha daí esse código...e as sanções...vamos á bulha...esclarecer...digam o que sabem...Assim não PORRA

vet@lixado

Anónimo disse...

Sobre esta matéria, concretamente o que diz o Sr. Bastonário em exercício e Menezes das galinhas ?

Anónimo disse...

O VET@lixado tem razão...


Deviam ir todos a tribunal...pulhas...vigaristas...fizeram o estudo de mercado...negociaram...era a viabilidade imediata da CODIVET, enrolaram a escrita toda...ganhou quem era amigo ou da pandilha...fizeram reuniões...é público...e a ORDEM que faz????NADA...fecha os olhos para ver se incomodam menos...VERGONHA...e o ED-tonto QUE RESPONSABILIDADES ASSUME????


Neste teatro a RC será quem tem menos culpas...a sua razão de existir é esta...vender...os outros parceiros da parceria é que ficam em maus lençóis...mas ainda poderei dizer mais se o V@LIXADO se calar...ou será preciso puxar-lhe pela língua????

...

CLISTER @ de ataque

Anónimo disse...

O SOVET é mesmo BURRO.


Então os colegas" iam participar a troco de nada ?! Seu anginho...do carago....

Então não vês o golpe...a estratégia...o enrolo...para salvar a CODIVET da falência...aquilo era a papar por todos...os bónus ...os cheques negócio...as quantidades...os descontos!!!
TUDO sem ética sem deontologia sem credibilidade...era o negócio do século...até parecia o ALVES dos REIS...

Oh SOVET...ainda estás pior que o prião assim não vais lá...ganhas-te uma...

TOSQUIA @grátis

Anónimo disse...

Como pode haver ética, deontologia se o patrão, o Menezes das galinhas nunca aparece. Não se admirem.

Anónimo disse...

É o delírio total!

Desde o "vetlixado",passando pelo"clister"(adequada auto denominação)até ao que vem à lã para sair "tosquiado" todos tão bem informados que mais cedo que tarde terão que engolir o que aqui vomitam.

PARA QUE CONSTE!
TEM O CLINT TODA A RAZÃO,estes métodos agressivos de "marketing"(?) da ROYAL CANIN merecem o repúdio dos clínicos M.V. e nem sequer carecem,ou deviam carecer,de qualquer intervenção do CPD,basta um pouco de inteligencia...

O CLINT apenas se equivoca quanto à suposição(ou mais do que isso) de que a APMVEAC não tenha tomado qualquer posição quanto aos factos relatados.Tomou... e há já algum tempo!
Mas,é matéria que apenas à APMVEAC compete esclarecer...a seu tempo!

Quanto aos dislates sobre a CODIVET
a única verdade e que é pública, desde há pelo menos 3 anos,é o protocolo então assinado com a ROYAL CANIN e que em nada contende com a deontologia e ética da profissão.

Confusão(?)ou maledicencia pura, são as afirmações relacionadas com "kits" de análises(?)etcª.etcª,quando, o que está a ser avaliado é,tão sòmente,um protocolo com uma ou várias entidades credíveis e competentes para,com vantagens para os associados,se realizarem análises clínicas.

Para ALGUNS dos que, livremente,não quizeram ou não querem associar-se à CODIVET,esta "nunca sairia do ovo",não chegaria aos 6 meses...,
mas,felizmente,a alguns dias de completar 3 anos de início de actividade,a cooperativa está viva e em crescimento!

É esta a mais singela verdade.
Haja quem diga que lhe foi negada a adesão,que foi compelido a... seja o que fôr,que ouviu de qualquer responsável da CODIVET algo de semelhante àquilo que ALGUNS dos empregados da concorrencia se permitem dizer desta COOPERATIVA QUE NÃO É SÓ VETERINÁRIA COMO O É( e será) DOS VETERINÁRIOS,de todos os veterinários clínicos que queiram associar-se.

CRISTALINAMENTE TRANSPARENTE

PS.também aqui,os membros dos CORPOS GERENTES NÃO RECEBEM HONORÁRIOS...nem quaisquer outras prebendas!

epires

Anónimo disse...

CARAGO , EPIRES REAPARECEU

Andava meio mundo preocupado com EPires. No meio de uma saraivada de ataques, EPIRES surge no meio das brumas sem "prebendas".

EPIRES, continue a colaborar.

ECLIPSE

PS. A Tíbia é que desapareceu...

Clint disse...

Concordo que não deveria ser necessário meter o CPD ao barulho... bastava que cada um dos MV rejeitasse qualquer cliente "a pontos" ROYAL CANIN...

No que diz respeito à APMVEAC não exite qualquer equívoco... o beneplácito, por omissão, resulta da consulta ao site daquela Associação: não há lá uma palavra sobre o assunto. Se tomou posição (há já algum tempo) confesso a minha "distracção", não dei por isso... ainda assim é uma pena que essa posição não esteja inserta na área pública do site da APMVEAC.

Outras suposições (e não mais do que isso) foram expressas tal e qual, constituindo por isso apenas "delito" de opinião: pouco espero da APMVEAC... apenas que não tenha colaborado com a ROYAL CANIN neste esquema... embora exprima alguma fé num hipotético acerto de posições com a OMV.

Para concluir: pelo título e pelo conteúdo se vê que o post nada tem que ver com a CODIVET, aliás à semelhança daquilo que os colegas holandeses ou franceses fizeram, é uma vergonha que os MV em Portugal continuem a denegrir e a apoucar a cooperação inter pares... ainda para mais quando exclusivamente para o seu próprio bem... mas sobre isso escreverei um destes dias...

E já agora, sobre as idas à bruxa do ECLIPSE e já que o mesmo deixou claro que a grande revelação nada tem que ver com o "assunto ROYAL CANIN", posso adiantar o seguinte... "a notícia importante para a classe" NÃO será a quebra de anonimato deste escriba... nem que D. Sebastião está a chegar... esperem pelo dia 13 de Maio e vão ver...

Anónimo disse...

O Ed-tonto...é sócio da CODIVET?


Será para comprar...os KALMANTES????
ou para ajudar a gastar os resultados???
Com um sócio destes aquilo não precisa de Advogado...basta passar cheques a quem deve...

Antes de 13, já tivemos o 25 e agora vamos ter o 1º...de certeza que vai haver novidades...se não for da bruxa(ou brucha) deve ser do KIMBANDA...que faz as suas MILONGAS...ou melhor o seu KAZUMBIRI...também andas mal da próstata? olha o CLISTER...

Magistral...é a melhor forma de isto ser tratado...o KONDE continua ... no inferno??? ...Vamos ver onde nos vai levar,...


PARDAL@

Anónimo disse...

Então o sindicato piorou ou está tudo a dormir...

Os corpos directivos ainda são o ED-monda (química)e Cia ou os novos negaram-se?(será que não os deixam tomar posse?)

Mude-se o que se tem de mudar, para isso é que votamos ... para mudar...

O Ed-tonto... tem ...lutas mais importantes...deve por isso ter tempo livre para elas...

Então os municipais vão deixar o Em-birra partir??? sai no fim do mês de Maio...será que o Ed-tonto já deixou revisto o tal 116 novo???

Será que vai haver eleições...ou fica tudo na mesma????... a ver vamos...

novas em breve @...

Anónimo disse...

Delírio total???


Então eu que dava RC ao meu cão e havia créditos...por aí...há descrição...

Essas ideias nunca poder ser vomitadas...estão em sítio que são expulsas pelo outro lado...topas...
São mesmo ...BOSTA...

Será que quando falaram em créditos estariam a futurar sobre o que podia acontecer na Ordem com a vitória do AM ou do RR!!!...é que o grupo mentor é quase o mesmo...

Mas vamos ao que interessa...quem sabe da tenda é o tendeiro...e aqui há muita gente a saber...de tudo...não há paredes de vidro...nem a bufaria se comporta como tal...todos querem protagonismo...vamos lá dizerem o que sabem...e bem...

nota: a partir de agora o meu bobby não come mais RC.
manter o nível.

malcat@

Anónimo disse...

O PARDAL ANGOLANO

Com aquela linguagem, termos tipicamente angolanos, este PARDAL é de Angola ou passou por ali

Anónimo disse...

TOSQUIA Não sabe ler??

Além de não saber ler ,este tosquia também não sabe escrever!

Anginho(?????) é com JJJJ e eu é que sou o burro???!!

Mas o que é incrível que este esperto nem ler sabe, quanto mais escrever!

Então eu disse que os Colegas trabalhavam de borla?( vai lá ler outra vez). O que vale é que os outros sabem LER E ESCREVER!

Triste ...não tenho jeito para professor, seu ignorante


Sovet

Anónimo disse...

FUI DE NOVO À BRUXA

Quiz saber o que passa. Porque é que a Bruxa diz o que se passa. A Bruxa informou-me que está para breve uma comunicação cuja matéria é de capital importância para a classe Veterinária. Está para breve.

Anónimo disse...

Bruxarias!

Há por aqui muitos videntes...e outros entes muito curiosos e "sabedores"!

Para mim não há bruxas, o que há é também aqui o "tabu" do digo eu, dizes tu, não dizes tu e mais eu.

A Classe é com letra maiúscula, se não é uma consideração errada da dignidade dos Médicos Veterinários, não dos licenciados, mas dos que fazem dessa Classe um corpo, a que apesar de tudo me orgulho de pertence.

Alkimista

Anónimo disse...

Bruxos?

Se isto pega, a ida aos bruxos/as deixa de ser exclusivo de uns http://dn.sapo.pt/2008/04/26/dngente/quando_o_comportamento_caes_le_entre.html

Anónimo disse...

VIVA O ALKIMISTA

O ALKIMISTA, devia andar por aí, reapareceu, provavelmente preocupado com o que a BRUXA vai dizer.

Anónimo disse...

O Sov(ina) et é cada vez mais BURRO...


Além de BURRO ainda escolhe ser anginho ou anjinho...com penas e tudo...

MUDA-TE

@priolo

Anónimo disse...

Pardal angolano...

ou usa o dicionário do RR ou é um sov(ina) et disfarçado...

então um gajo que fala ...Inglês , Francês ou Alemão de que país é...seu burro... só o Bocage saberia resolver este trilema...e concertesa seria ...Português...


CARIL@ do Índico

Anónimo disse...

As mudas!

Como as crisálidas também alguns bloguistas têm mudas, aconteceu com o ignorante do Tosquia que passou ao estado de priolo( não será Prião?) pela qualidade e profundidade do pensamento é gémeo univitelino do dito

Sovet

Anónimo disse...

OH! SOVET

Olha que vais longe. Parece que és um aspirante a BRUXA.

CREOLO

Anónimo disse...

sovet(mais certo SOVINA)


já te conhecemos ....andas no chicuembo...seu marrano...cada vez mais BURRO...andas a quatro...grandes orelhas...

muda-te...


já foste capado uma vez ...não podes ser a segunda...porra...só o Konde pode ter essa ideia...


Ìndico@ maputo

Anónimo disse...

O CHICUEMBO DO ÍNDICO

Será um feiticeiro de Angola (chicuembo) que pretende ser do Índico.

Mas, o que pretende dizer "só o Konde pode ter essa ideia".

Pipocas

Anónimo disse...

Os Marranos!

Coitados dos pobres que por aqui andam na onda do NADA, na POBREZA das ideias, na falta de entendimento...são MARRANOS como o Indico mais o priolo(leia-se Prião capado).

Os vets tratam dessa CANALHA com os aguilhões que os deixam atordoados e os fazem DESESPERAR.

Pobres de Espírito, coitados...

Top@Bestas

Anónimo disse...

trata@bestas


Depois do 1º de maio...vamos ao trabalho...há por aí muita besta quadrada...a precisar de ...DESPARASITAÇÃO...


As ideias das mulas não existem...mas levam porrada na mesma...e parecem até gostar...ficam malhadiças...olha o Prião, o priolo,o Sovina(et)...o Konde ,o Ed-tonto...oRR, o AM...e o que acontece com eles...


vamos ao trabalho...


Um que vos trata@retrata ou destrata.

Anónimo disse...

Não percebo o ataque à CODIVET, francamente, só entra quem quer e quem pode. Não ofende ninguém, é uma forma de se agir em conjunto num mercado cada vez mais dificil.

O que me entristece é a troca de acusações, insultos e bocas de parte a parte aqui. Não é de pessoas adultas e supostamente com um curso superior.

Quanto à situação da RC não sabia, não venda RC e francamente só entra nesses esquemas quem quer.A RC não tem forma de forçar ninguém a fazer o que quer e muinto sinceramente se tem, em alguma clinica, o colega deve pensar( sme ofensa) que a sua clinica está muito mal se a venda de rações tem uma importância assim tão grande na sua facturação, face ao acto clinico...