18 de abril de 2008

ABSTENHO-ME!

Raramente a razão está toda do mesmo lado… Assim acontece na contenda interna na Ordem dos Médicos Veterinários (OMV).

Começo pelo final… e por este comentário no post COQUILHA:
Anónimo disse...
RESULTADO DA ASSEMBLEIA GERAL
Após uma fastidiosa Assembleia (terminou às 22 h) os resultados da votação foram os seguintes :
_ Votos a favor _ 19
_ Votos contra _ 33
_ Abstenções _ 4
Perante estes resultados que comentários a fazer ?


1. Primeiro pensamento… 56 votos, estavam na sala 43 almas (13 procurações ostentadas, portanto…) … a OMV tem mais de 4.000 membros! Eis o cerne de tudo, na minha opinião: o divórcio da profissão (por cansaço, falta de motivação ou simples distanciamento).

2. Tudo espremido: um relatório medíocre (relevante a crítica sobre o nível da redacção), imprecisões importantes (como a referência ao carácter provisório dos créditos atribuídos a acções de formação), omissões graves (situação da sede da OMV, por exemplo) e muitos outros “pormenores”… contudo, contas certinhas, aprovado por Técnico Oficial de Contas e dentro do conceito de “gestão corrente” invocado pelo Conselho Fiscal (CF) isto é, duodécimos respeitando o orçamento de 2006… parecer favorável do CF (apesar de…). Mesmo assim a Assembleia votou contra… com o “beneplácito” de 3 (dos 4) membros da Mesa, por abstenção!

3. Já aqui tinha dito: se o relatório reproduzir razoavelmente o que foi feito, como posso votar contra ou mesmo abster-me? É razoável criticar o Conselho Directivo (CD) por aquilo que devia ter feito e não fez, não tendo Plano de Actividades aprovado? É sensato dar parecer favorável às contas e depois quase apelar ao voto contra? Quem votou contra que responda agora por toda a espécie de avaliação, auditoria ou fiscalização externa de que OMV venha a ser alvo, assim como pelo prolongar desta letargia…

4. Merece o CD outra coisa? Já respondo… sei que a OMV não merece, enquanto Instituição de TODOS os Médicos Veterinários, sendo por isso importante distinguir os “superiores interesses” da OMV do despeito, amuo ou frustração… aprendam a engolir sapos!

5. O CD, ou melhor, o Bastonário, como também já aqui disse, cavou um profundo fosso à sua volta e o resultado está à vista: azedumes, incompreensões, desentendimentos, etc., etc., vêm sempre ao de cima, sobretudo na hora de votar… não merece por isso outra coisa: o voto obstinado contra… deve daí retirar as devidas ilações e, por uma vez na vida, pôr a teimosia de lado, em nome precisamente dos superiores interesses da OMV!

6. …ainda que a verdade nua e crua seja outra, o Bastonário, goste-se ou não, respondeu cabalmente e foi mesmo mais longe: demonstrou a fragilidade das posições dos do Conselho Regional do Sul, militantemente do contra, esquecendo os anseios dos colegas que representam; evidenciou a falta de fundamento do parecer do CF relativo ao aumento de vencimentos dos funcionários; já para não falar doutras tolices sobre mails diários remetidos à OMV que não são imediatamente respondidos, viagens a Angola e quejandas questões sem interesse ou razões válidas, face aquilo que está em jogo.

7. O que resta? O pior! A total falta de responsabilidade do Presidente da Mesa da Assembleia-Geral em quem recaía a última esperança para que uma solução fosse encontrada, mas que ao invés, ainda teve o desplante de solicitar que os colegas lhe identifiquem os temas candentes para a profissão, de forma a puder sensibilizar os órgãos da OMV para a sua resolução!!!...

Que grande topete… onde vive o Senhor Presidente? Ainda não sabe o que é necessário fazer?

Resolva a crise profunda em que a OMV se encontra… ou não é óbvio ser essa a situação mais importante para resolver? Tudo o resto vem depois! Mas provavelmente já será tarde demais!

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Clint

Os meus parabens pela actualidade dos seus temas.

Por motivos profissionais, não me foi possível deslocar-me à Ordem no dia da Assembleia Geral. Contudo, estou bem informada do que se passou ali. Temos que reagir.

O que se está a passar na nossa Ordem merece toda a nossa atenção. Se não conseguimos resolver dentro da Ordem, temos de recorrer a instituições externas, desde as altas individualidades que regulam a Justiça ou através do escândalo público utilizando os meios de comunicação social.

Cumprimentos da colega

Tíbia

Anónimo disse...

Oh tibia...vai tratar-te sua mula...

Então escândalo...comunicação social....que já de útil fizeste?...bocas... asneiras dizer mal...


Fdp como tu há muitos ...e nunca fizeram nada...

Fdp...bem dito


gesso@prá tibia fracturada

Anónimo disse...

Agora surge o gesso e como todos sabem depois de secar é duro como o gesso. Deve ser assim o conteúdo craneano.

O que querem. O Konde já teve muitas oportunidades para resolver o assunto mas pretende eternizar-se.

A nossa desordem parece cada vez mais com o Zimbabué. O que fazer, vir cá para fora.

Tíbia

Tíbia