26 de junho de 2008

FINAL REPORT

Sem aprofundar o papel e competências do Food and Veterinary Office (FVO), que aliás, no âmbito Veterinário, contou, até há bem pouco tempo, com a honrosa contribuição lusa do colega António José Ròsinha (*), sempre adiantarei tratar-se da mais relevante estrutura da Comissão Europeia na garantia do cumprimento da legislação Comunitária relativa à segurança alimentar, saúde animal, sanidade vegetal e bem estar animal.

Eis alguns extractos do relatório relativo a uma missão do FVO a Portugal (12 a 22 de Junho de 2007), publicado neste mês de Junho de 2008, de “Avaliação das acções de acompanhamento adoptadas pelas Autoridades Competentes relativas aos controlos oficiais de alimentos de origem animal, particularmente carne, leite e seus produtos” (**). O destaque é nosso.

Autoridades competentes:
- As Autoridades portuguesas não tiveram qualquer iniciativa tendo em vista a definição de responsabilidades ou no estabelecimento de procedimentos de coordenação entre as duas autoridades competentes, a DGV e a ASAE.
- Em 2006 aquelas responsabilidades sobrepunham-se parcialmente, mas agora sobrepõem-se totalmente.
- Trata-se de um desperdício de recursos quando a DGV afirma ter recursos limitados e muitas das dificuldades na aplicação do “pacote de higiene”, constatadas na missão de 2006, não foram ultrapassadas.

Registo e licenciamento de estabelecimentos:
- As autoridades competentes não dispõem de uma lista de estabelecimentos registados.
- O sistema de licenciamento dos estabelecimentos não funciona satisfatoriamente.
- Alguns dos estabelecimentos visitados estavam licenciados apesar de existirem significativas deficiências estruturais ou operacionais.

Aplicação das regras de higiene nos estabelecimentos e controlos oficiais:
- O grau de aplicação das regras de higiene e dos controlos oficiais não é satisfatório.
- Nos estabelecimentos visitados foram detectadas muitas deficiências estruturais, de manutenção, operacionais e de controlo interno.
- Os operadores e as autoridades competentes não efectuaram controlos de acompanhamento eficientemente.
- Em certos estabelecimentos de processamento de carne e leite, não foram efectuados quaisquer controlos durante três anos.
- O plano de controlo, quando existe, não é cumprido.

Outras informações
- A equipa de inspecção ficou satisfeita com as iniciativas tomadas pelo operador e pelas autoridades competentes na correcção de uma situação num matadouro em que problemas particularmente sérios tinham sido observados na missão anterior.
- Contudo, deficiências semelhantes foram observadas num outro matadouro, onde as autoridades competentes não adoptaram nenhuma acção correctiva efectiva.

Uma última referência: As Autoridades Lusas ainda não responderam às recomendações daquela missão.

Palavras para quê?

(*) Que amanhã, pelas 14:30h, toma posse como Chefe de Divisão, em regime de substituição, do Gabinete de Auditorias, conforme Despacho nº 17.316, de 29 de Abril de 2008, publicado no Diário da República nº 122, II Série, de 26 de Junho.
(**) Tradução livre e mal revista da inteira responsabilidade de Clint (da linha Eastwood - Make my day), à qual o Conselho de Redacção do “Veterinário precisa-se…” é totalmente alheio e por isso declina qualquer responsabilidade por lapsos, erros ou omissões.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não é preciso nem lá entrar para sentir o fedor a m**** de ratazana que lá se acumula!!!

Começa nos vegetais da direcção que nem em sopa passada eram tragaveis, até as mais pequenas ramificações...

Nada mais são senão politícos nojentos com uma capacidade inata para engonhar.

Trabalhem meu bando de preguiçosos, parem de inventar sejam uteis e sinceros...

Existe um ditado do qual sou fã... anda meio mundo a f**** outro meio... neste casso, andam os nomeados a F**** os trabalhadores, depois queixam-se que os funcionarios não trabalham, para que? não vêm aumentos, não vêm o trabalho reconhecido... continuam a ser as cunhas que ali dentro mandam... PQP a isto.

A unica coisa que gosto desta socieadade de trab? Mudo de emprego como mudo de cuecas, pqp a quem não sabe viver a quem nao sabe respeitar e a quem não sabe trabalhar...

E para que não se pense coisas, distante me encontro, e distante vou permanecer, a uma casa de madeira com tanto caruncho nunca hei-de pertence se não um dia ainda grito... CUIDADO(!!!) O CÉU ESTÁ A CAIR!!!

Anónimo disse...

mas estavam a espera de quê ? de um relatório que dissesse que estava tudo bem ? desde sempre que merda sempre teve cheiro de merda . o cheiro acentua-se qdº quem caga , caga muito , como é o caso dessa trupe que pensa que faz alguma coisa de util nessa M *** de DGV ...agrião ,pina laden e cia ltda



Vet/ainda/a/procura/de/um/peixe/chamado/WANDA (ou será sereia ? )

Anónimo disse...

As vozes!

Por acaso é comparar com o que se dizia e escrevia há uns anos e logo se tiram as conclusões.

A inveja ou antes a maledicência foi algo prejudicial e apenas alimenta a critica destrutiva.

Há algum tempo que estava à espera de que os comentadores de serviço fizessem uma apreciação sobre outras coisas menos boas( não são poucas) dos S. Veterinários(mas lembro que é a única instituição onde mandam veterinários nas outras acabaram os dirigentes).

Mas já agora quem licencia os estabelecimentos mão são as Dir. Regionais? Quem controla( ou devia) o seu funcionamento não é a ASAE? É que por lá o assunto é tratado horizontalmente enquanto que por cá continua o sistema das capelinhas.

Mas ainda assim a vontade de desdizer é tal que vai, toca a desancar!

Tenham tino e informem-se, pois a barafunda, pode ajudar interesses anti-veterinários.

Ainda a propósito do colega Rosinha, não é bom nome para servir de exemplo ao funcionamento de qualquer serviço( até da FVO sobretudo) porque será que acabou o tempo de trabalho lá?

Porque será que lhe dão agora o lugar que o Epires esteve a desempenhar provisoriamente.

Vet@EstouFartoDeles

Anónimo disse...

Porque o PINGA BRUCELOSE (também dito pina ladem ou leva nas nalgas) anda a minar aquela merda toda ......temos que por o gajo e a família na ........RUA....


EIA EPIRES
EIA ROSINHA
EIA os RESISTENTES


fora com aquela merda toda....



brigada vetsanitaizer

Anónimo disse...

Porque o PINGA BRUCELOSE (também dito pina ladem ou leva nas nalgas) anda a minar aquela merda toda ......temos que por o gajo e a família na ........RUA....


EIA EPIRES
EIA ROSINHA
EIA os RESISTENTES


fora com aquela merda toda....



brigada vetsanitaizer