17 de junho de 2008

SERVIÇOS VETERINÁRIOS LUSOS EM DESTAQUE

O site da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), em agenda, reporta o “Seminário Regional OIE - Veterinary Statutory Bodies, Private Veterinarians and Paraprofessionals in the Veterinary Services”, que decorre hoje e amanhã em Sofia, Bulgária.

A primeira conclusão que tiro é que o Sr. Bastonário não vai estar presente na Assembleia-Geral para marcação da data das eleições, e faz ele bem… o Conselho Redactorial deste blog poderá igualmente não estar presente.

Curiosamente, o seminário em causa não é anunciado nem no site do Office International des Épizooties (OIE) (apenas no site regional para a Europa), nem no da Federação dos Veterinários da Europa (FVE)… o que, de qualquer forma, não deslustra os Serviços Veterinários Lusos e a representação nacional: Director-Geral de Veterinária e Bastonário da OMV.

Se a representação da profissão é considerada a tão alto nível duas questões se colocam: foi a participação da OMV ponderada em parceria com o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV)? Teve o representante português na Associação Europeia dos Veterinários Oficiais (EASVO) algum papel na preparação desta intervenção da profissão Lusa?

Dirão uns que o SNMV nada tem a ver com o assunto… mas tem! É que existe um acordo de parceria entre as duas associações na definição das posições da profissão em Portugal. Aliás não somos os únicos na Europa com este modelo, por exemplo os franceses, seguem exactamente a mesma metodologia. Chama-se a isto sinergia de actuação.

Dirão outros que o representante português na EASVO também não é para aqui chamado… o que também não parece correcto! Os Médicos Veterinários Lusos (OMV/SNMV) assumiram, até há relativamente pouco tempo, a Vice-Presidência e posteriormente a Presidência daquela Associação. Existe trabalho feito, posições tomadas e até uma estratégia de alianças que importaria destacar. Chama-se a isto coerência na actuação e daí, credibilidade.

Ficamos a aguardar os ecos de Sofia… e que os “ветеринарен и санитарен контрол” sejam tão eficazes (e eficientes) como os de cá...

3 comentários:

Anónimo disse...

Não me digam que o Sr. Bastonário em exercício regressa da Bulgária de camelo ? Ou vai aproveitar para dar uma volta ou fazer termas e desta forma justificar-se para não comparecer à AG. Mas, seguramente o Menezes das galinhas, uma vez que já trota e portanto está de saúde irá comparecer na AG.

Quanto à possível ausência do Conselho de Administração deste blogue na próxima AG parece não ser relevante.

Eclipse

Clint disse...

1. São tantas as AG que voltei a trocar as datas... 18 e 28... supus , mal, que fosse hoje e não a 28... fico tranquilo, pois o Bastonário sempre estará presente para opinar sobre a data em que o vai deixar de ser.

2. Ai não que não é relevante… na nossa ausência ninguém se atreverá a sugerir 15 de Novembro… mas relevante realmente será a ausência de 99.99% dos membros da OMV? Não acha?
Quer apostar, Eclipse, que não vão comparecer mais que 0.01% dos membros da OMV? (sou dado a apostas realmente, mas nunca a dinheiro).

3. Balkan airlines… turística… sempre é melhor que camelo!

Anónimo disse...

Claro&Escuro!

Concordo com o Clint porque os Colegas estão fartos das fitas que os mesmos andam a fazer nas A Gerais de há uma temporada a esta parte!

Só resta que o Srº presidente da dita perceba o BURACO em que nos meteu a todos com esta história das A Gerais "faz de conta"!

Sim porque são todos combinadas antes em nome da "democracia",

Vet@irreverente