30 de janeiro de 2004

BOSÕES E FERMIÕES

Para os físicos todas as partículas fundamentais são ou bosões ou fermiões.
Os bosões devem a paternidade a Nath Bose e Albert Eistein, que verificaram as regras segundo as quais se comportam: bastante sociáveis e gregários, tendem a associar-se no mesmo estado de energia.
Os fermiões foram "demonstrados" por Enrico fermi e Paul Dirac, na sua solidão e individualismo.
Se o pensaram, melhor fizeram... aquilo que os físicos já tinham experimentado com os bosões (concentrado de Bose-Einstein), realizar uma espécie de batido gelado, fizeram-no agora com os fermiões, usando para o efeito uma pequena concentração de potássio 40, arrefecido a quase 273,15º Celsius abaixo de zero.
A ideia não era, pois, original, mas uma natural sequência do "tratamento" já dado aos bosões e que consistiu na velha técnica de "servir bem gelado".
Afinal pegar num pequeno concentrado de elementos básicos, com as mesmas características, levá-los ao zero absoluto de temperatura (quase, quase... faltaram 50 milésimos de milionésimo de um grau), teoricamente o ponto de paralisia atómica, parece ser uma excelente técnica para, não só descobrir novas formas de matéria, mas também para dar alguma utilidade a certos elementos básicos.
Concentrar todos os dirigentes básicos dos Serviços Veterinários Oficiais, não importa se se comportam como bosões (sociáveis e gregários), se como fermiões (individualistas e solitários) e arrefecê-los a -273,15º Celsius, garanto-lhes que podem não demonstrar a existência de uma nova forma de matéria, mas seguramente encontrarão matéria para, de uma vez por todas, renovar a capacidade de inovação, de intervenção, sentido de missão e eficácia para os Serviços Veterinários.

Sem comentários: