31 de janeiro de 2004

INUNDAÇÕES EM MARTE

Uns milhões de dólares e euros mais tarde, lá recebemos imagens de Marte, captadas ali mesmo à superfície do planeta vermelho (que raio de apelido! …).
E logo as primeiras fotografias sugerem a existência de água no planeta (só falta uma enxurrada arrastar consigo o pobre, mas famoso, opportunity) … Até aqui tudo bem, embora surpreendente fosse encontrar vestígios de um algarvio a vender alcagoitas ou um tripeiro a beber uma "super".

Este pequeno passo para um robô, depois de uma série de trambolhões para a humanidade, inspirou os governantes portugueses, em particular o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
Preocupado que está com a Reforma orgânica do Ministério e em particular dos Serviços Veterinários Oficiais… aliás convêm dizer que a preocupação e os desvelos são tão intensos que o enlevo com a reforma dura há meses (efeito duracell).
Sabe-se de fonte geralmente bem informada (que não revelo nem que chova em Marte), que o Ministro pediu ajuda à equipa do laboratório de propulsão a jacto, da NASA, com o intuito de resolver o problema de Médicos Veterinários das OPP, de Médicos Veterinários Inspectores Sanitários, de Médicos Veterinários Municipais e do seu enquadramento na nova estrutura.

Tendo decidido encaixar a nova Direcção-Geral da Veterinária e da Segurança Alimentar (sim, sim… vai chamar-se assim), entre a Polícia de Segurança Alimentar e a Agência para a Qualidade e Segurança Alimentar, uma espécie de tríade de colchetes, uma nova tarefa árdua surge: encontrar as competências para colocar a máquina da nova Direcção-Geral a funcionar, numa lógica de gestão por objectivos, com sentido de missão e uma efectiva capacidade de liderança.
A solução encontrada passa pela encomenda aos americanos da NASA de um novo robô (já baptizado de new opportunity), capaz de ser lançado na DGVSA e encontrar… não água, mas antes gente competente; entre as capacidades técnicas do novo robô, refira-se a possibilidade de captar imagens a um ritmo bastante grande, de forma que se prevê a relação estatística de 1/1000 isto é, por cada 1000 fotografias é provável que uma detecte um sinal de competência.
Para obter uma relação tão favorável, os técnicos da NASA aconselham que o new opportunity seja lançado numa zona a mais afastada possível da Direcção de Serviços de Saúde Animal, já que as probabilidades de aí encontrar água, muita água, são enormes… (eu disse água?).

Bom… e agora revelo um segredo: as primeiras imagens já chegaram e alguns dos pormenores das mesmas são fantásticos.
Ainda não foi possível identificar quaisquer protagonistas devido à acumulação de papéis sobre as secretárias e também pelo facto dessas imagens terem sido captadas antes das 11:00h, período do dia em que a paisagem é ainda muito inóspita.
O robô percorreu já o rés-do-chão, dirigindo-se agora para o terceiro andar onde a NASA deposita enorme esperança nas fotografias que almeja captar de uma zona restrita, onde recentemente foram identificadas ondas BSE (Big Sophisticated Ego).
As semanas que se aproximam são críticas para o robô new opportunity.

Sem comentários: