9 de fevereiro de 2004

SANTINHO

Olh'ó nitrofurano barato… é p'rá acabar…
Quem dizia que os nitrofuranos estavam acabados? Pelos vistos a venda ilegal continua... E, fico perplexo, foi a Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE), numa joint-venture com o Instituto da Farmácia e do Medicamento (INFARMED), que concretizou as apreensões… tendo em conta a crónica falta de fiscalização do cumprimento da Lei, não será esta apenas a ponta do iceberg?
As apreensões foram feitas na zona das Caldas da Rainha, mas não parece que as substâncias estivessem escondidas em nenhum ex-libris local... antes pelo contrário, ali mesmo, aos quilos, em estabelecimentos clandestinos, sob a forma de pó, comprimidos… muito do material nem sequer se sabe o que será… mas as suspeitas recaem sobre os pobres nitrofuranos e os, cada vez menos famosos, antibióticos.
Como "de Espanha nem bom vento nem bom casamento", também agora a poeirada se suspeita ter aquela origem e provavelmente através de uma network criminosa, bem organizada, a que o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) não vai dar tréguas.
Pelo menos 90 processos-crime já estão instaurados e continuam em investigação, embora ainda sem acusação formada… como os processo que a Ordem dos Médicos Veterinários prometeu… instaurados, mas ainda sem acusação formada… ou arquivamento (parece o mais provável).
Vejamos… se o raio das substâncias está proibido (embora a sua eventual utilização, mesmo em animais destinados ao consumo público, seja discutível… mas quem somos nós para dizer isso…), mas aparentemente continuam a ser utilizadas, porque raio de razão, das análises aleatoriamente promovidas no âmbito do Programa de pesquisa de resíduos, só resultam resultados negativos?
Serão circunstâncias estatísticas especiais? Será do nível aleatório da amostragem? Ou será devido a qualquer outra razão?
Subsistirá sempre a dúvida, que se espera brevemente esclarecida: os assistentes das explorações serão assim tão distraídos que não se apercebem da incorporação nas farinhas? O que pensa o Governo do assunto? não se justificam medidas urgentes?
Ainda nos vão dizer que a gripe aviaria não passa afinal de uma alergia a tanta poeirada… se as galinhas espirrassem… era caso para dizer: santinho!

Sem comentários: