2 de fevereiro de 2004

VÉNUS…

Faltam 126 dias… para puder ver algo que ninguém vivo alguma vez testemunhou.
Parece charlatanismo. Mas não é… não mande dinheiro agora… ah ah ah ah…

Retomemos a seriedade, porque o assunto a merece, chamando a atenção do curioso leitor para o extraordinário fenómeno (?) que o planeta Vénus oferece neste ano da graça de 2004.
Para os mais "distraídos", comecem por olhar o céu ao anoitecer… para esse lado não… mais para Sul e agora para a direita… isso… sudoeste, mais ou menos onde o Sol de põe. Está a vê-la? Essa "estrela" brilhante bem alto no horizonte é, nada mais, nada menos, que o planeta Vénus… para os interessados aqui fica o respectivo planisfério (zero graus de longitude ao centro).
Antes de começar a pensar que aí está algum mau presságio, note que mais uns meses e o raio da "estrela" se apagará… porquê? É simples…

Imagine uma pista de atletismo circular, onde você corre na pista 3, e outro atleta (de nome Vénus) corre na pista 2… pelo efeito décalage (a sua pista tem uma curvatura maior) mais tarde ou mais cedo você vê o seu companheiro de corrida ora mais afastado ora mais próximo de si, formando um ângulo maior ou menor com o centro do campo (onde está o brilhante Sol), deixando-o de o ver devido à proximidade do Sol ou por estar exactamente atrás dele ou mesmo à sua frente…
É assim que, a 29 de Março, Vénus atinge a elongação máxima (maior distância do Sol, segundo a percepção da Terra)… para os supersticiosos é aproveitar para umas emanações venusianas… e, exactamente a 8 de Junho, ocorrerá algo que não se regista desde há 112 anos: Vénus "mergulha" no Sol, passando à sua frente e alinhado com a Terra, numa espécie de minúsculo e parcial eclipse do Sol, sendo o trânsito visível em Portugal desde a madrugada (aurora) até às 12h30… marque na sua agenda…

E como estes fenómenos acontecem raramente, calcula-se que o mesmo venha a ser concomitante com o aparecimento dos renovados e verticalizados Serviços Veterinários.

Sem comentários: