14 de julho de 2008

ESPANTALHO

(fotos de obra do “veterinário-escultor”, disponível em Madeira Viva, ao qual deixamos os nossos parabéns pelos extraordinários dotes e o pedido de desculpa pela reprodução não autorizada)

Ao contrário d’“O espantalho que queria ser Grou”… ele há candidatos, a candidato, ao desempenho do cargo de Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) que não chegam a concretizar o sonho.

No caso de António Morais nem sequer se trata de falta de meios, determinação ou vontade, mas simples impossibilidade estratégica de, na actual situação, se posicionar com coerência e sustentabilidade.

Suponho (sim, mera suposição) que na actual conjuntura eleitoral, António Morais, não tenha capacidade de se afirmar com um projecto próprio.

A candidatura que apresentou no pretérito acto eleitoral (pessimamente preparada, incluindo candidato suspenso por razões disciplinares…) surgiu, concatenando interesses específicos dos Médicos Veterinários dos Municípios e sobretudo destilando angústias e antipatias contra o, ainda Bastonário, Cardoso de Resende.

No momento presente criou-se um vazio… os MVM estão menos dependentes de um candidato “próprio” e o alvo das angústias e antipatias desapareceu.

Este vazio dará origem a uma estratégia auto-justificativa e apaziguadora, do tipo: …importará, sobretudo agora, unir esforços, até ao final do mandato, normalizando a vida interna da OMV, para então nas próximas eleições surgir (eventualmente) com um projecto próprio.

O problema é que no fundo, no fundo, António Morais sempre desejou avançar, por enérgica vaidade e exagerada empáfia… hesitou em vários momentos, deu voltas à cabeça, ponderou sobre os seus mais directos apoios… mas acabará por avançar (se é que não avançou já, depois do feed back de mais uma reunião de MVM na Batalha).

O que falta neste contexto é a auto-consciência do candidato para perceber que os seus argumentos, equipa e postura são mais de afugentar do que congregar… e este dom de afugentar é apanágio dos espantalhos…

Não faltava mais nada na corrida ás eleições da OMV, que a uma marioneta e um fantasma, se juntasse um espantalho...

17 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O meu apoio. Não se deve permitir que alguns estraguem a qualidade de um blogue com linguagem imprópria.

Tíbia

Anónimo disse...

Espantalho?!

O Clint entrou por uma retórica que não condiz com o que esperaria do seu discurso habitual.

Não faço o mesmo género de conjecturas, porque a democracia costuma viver do confronto entre várias convicções e se a candidatura do AM teve força para avançar e apesar não se ter traduzido da forma que se apresentou foi uma afirmação de vontades, que enriqueceu as opções, embora se expressasse apenas através do C Fiscal e da Assembleia Geral, também para os Conselhos Regionais do Sul e Centro, limitados por erros que não lhe são exclusivos.

Daí a chamar espantalho à candidatura de um colega parece raiar os limites intoleráveis da petulância democrática!

Declaração de interesses: não fui nem sou apoiante do AM, nem do RR, por não acreditar nesses projectos, sou-o do CR com as reservas que como eu, muitos exprimiram já.

Sovet

Anónimo disse...

OH! SOVET

Há muito que sabiamos que não era apoiante de RR ou de AM

Clint disse...

Meu caro Sovet,

Não há nada de pejorativo na denominação "espantalho"... apenas o que disse: a candidatura de António Morais não presta o serviço que a profissão exige, união de esforços, sinergia, mobilização de TODOS os membros da OMV... pelo contrário, é uma candidatura (na minha opinião) que afugenta.

Não tenho razão? Talvez… É que ainda não me esqueci do discurso serôdio, vergonhoso, anacrónico e despido de substância de um dos seus apoiantes (e candidato na sua lista), na AG de Junho do ano passado.

Não faço pois, conjecturas, baseio a minha opinião em factos, mesmo sabendo que não detenho todos os factos (alguém os detém?)… claro que António Morais teve a capacidade de avançar e viu-se como… um dos candidatos estava suspenso por razões disciplinares, de outros se conhece o currículo e o passado de resistência à própria existência da OMV (de um deles ouvi, com estes ouvidos que a terra há-de comer, que a OMV não devia sequer existir), outros fizeram depender a sua postura ética, não de princípios, mas de situações conjunturais, enfim…. também havia um par de colegas que estimo e aprecio, a única mais valia (na minha opinião) daquela candidatura.

Chame-lhe por isso petulância… sê-lo-á… mas muita gente na candidatura de António Morais tem o dom de me desencantar… aliás, o que dá a António Morais o direito de falar de e para terceiros colegas da forma como o faz? O que fez pela profissão desde, pelo menos, 1991, ano de institucionalização da OMV? Onde é que andou? Em quantas AG participou? Para quantas posições da OMV contribui?

Não é nenhum pecado ter estado ausente… ainda bem que despertou para a profissão, o problema é que isso lhe retira alguma credibilidade, especialmente quanto à forma altiva e patronal como se expressa.

"Declaração de interesses": (repito) não apoiamos nenhuma candidatura, limitamo-nos a olhar para os candidatos que aqui e ali já expressaram a sua intenção de entrarem na corrida e emitir a nossa opinião crítica… apenas isso!

Boa sorte a todos que bem precisam… aliás “Veterinário precisa-se…”

Anónimo disse...

O CONDE NOS "PRÓS E CONTRAS"

O Conde de Abrunhos, na qualidade de bastonário em exercício, na companhia dos outros bastonários, está no programa "PRÓS E CONTRAS".

Está-se no intervalo e o rapaz entrou e saiu da primeira parte do programa, calado.

Anónimo disse...

SEGUNDA PARTE DOS "PRÓS E CONTRAS"

O Conde, falou sobre o que pensa sobre o estado da nação.

1 _ Há recriminação constante. Tem de acabar.
(fiquei preocupado pensando que ele ia começar as suas desaventuras na OMV).

2 _ Falta de asssociativismo

3 _ Somos desafiantes

4 _ O nível de auto-estima está em baixo.

Eis os pensamentos filosóficos do Sr. Conde e Bastonário em exercício.

Anónimo disse...

TERCEIRA PARTE DOS "PRÓS E CONTRAS"

Finalmente acabou o programa mas, o Conde, não voltou a falar.

Lá estamos a dizer mal ...

O programa foi interessante tendo-se destacado vários intervenientes, nomeadamente, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros,dos Advogados, de Arquitectura, e três pensadores, o Prof. Artur Anselmo, Rui Veira Nery e Prof. Renault.

Anónimo disse...

Prós e Contras

Opiniões à parte não gostei do programa pelas generalidades do "tema" e com aquele gente destacada esperava-se que fosse bastante melhor.

Então os bastonários não servem para falar da realidade dos sectores que conhecem, mas a apresentadora preferiu pedir-lhes que falassem do país e deram as opiniões pessoais, ponto.

Foi pena porque aquele professor Anselmo, faz-me lembrar o disparate "falante", não percebi se estava a favor ou do contra ou antes pelo contrário. Num académico é preocupante e na idade dele já deve ter ideia quando se deve falar ou estar calado.

Onde estavam os economistas e os farmacêuticos?

Anónimo disse...

Não é RENAULT.................


É Renaud.............

com canalhagem desta como é que vamos lá..................
não sabem ler .............
não sabem escrever............
não sabem contar..............
...............................
................................
..............PORRA............
Nos prós e contras o que fazia lá essa alma penada destituída?????é só má figura.....do figurante...

mas das eleições o tal de SS não é uma cópia barata do AM?????ou a cores do RR.......
onde andou esse tipo estes anos todos?????onde participou?????a que AG foi????ou é dos que mandou procuração........

com gentalha desta ....de mal a pior.....................só desprezo.....

Anónimo disse...

Não é RENAULT.................


É Renaud.............

com canalhagem desta como é que vamos lá..................
não sabem ler .............
não sabem escrever............
não sabem contar..............
...............................
................................
..............PORRA............
Nos prós e contras o que fazia lá essa alma penada destituída?????é só má figura.....do figurante...

mas das eleições o tal de SS não é uma cópia barata do AM?????ou a cores do RR.......
onde andou esse tipo estes anos todos?????onde participou?????a que AG foi????ou é dos que mandou procuração........

com gentalha desta ....de mal a pior.....................só desprezo.....

Anónimo disse...

Os defeitos!

O que está é uma alma "penada", os que foram candidatos são "descoloridos", os quer hão-de vir são "cópias baratas"... porra, olha pra mim, eu é que sou bom!

Isto não é maledicência é a estupidez do convencido!

Mete a tua preciosa qualidade ao serviço dos outros, porque com pessoal de "bocas" não vamos lá.

Apresenta-te a votos oh perfeitinho e sê mais humilde.

Vet@prespicaz

Anónimo disse...

PRESPICAZ

Para quem falas ?

Anónimo disse...

Caro Clint

A intenção do meu comentário foi chamar à atenção de que cada um de nós pode ter as posições que entender, é não só legítimo como é disso que a democracia carece, contudo a qualificação, repito, infeliz da sua parte, em nada está de acordo com as opiniões que vejo reflectida nos seus post.

Ficou aborrecido pela intervenção de alguém numa Assembleia da Ordem, porque se o colega Clint pelos vistos participa nelas( o que é importante), embora não tenha estado nessa AG ou não me lembro da intervenção que alude, penso contudo não ser suficiente para generalizar e classificar uma candidatura.

Parece-me que são precisas mais de meia centena de assinaturas para as viabilizar e só isso justifica alguma tolerância democrática, que é disso que se trata, porque depois vem o veredicto dos colegas, esse sim é decisivo.

As mais valias de participação de alguns colegas nas listas, a que se refere, é marginal porque não duvidará que não é a soma das individualidades que fazem as equipas, precisam de bastante mais, como certamente sabe, para darem as garantias de sucesso que todos ambicionamos para a nossa Ordem.

Quanto à declaração de interesses de não apoiar qualquer candidatura, compreendo-a, mas sem querer polemizar, é muito passivo e cómodo, porque o Clint poderia sempre motivar o aparecimento de alguma que fizesse a diferença e que conseguisse o apoio dos mais reticentes.

Saudações democráticas

Sovet

Clint disse...

Caro Sovet,

Compreendo a sua sugestão, mas esse não é assumidamente o nosso papel... veja o nosso editorial.

Quem quiser fazer a diferença a que se refere tem de vir a público, embora muito aqui já tenha sido escrito que nos parece ser esse estímulo a tanto.

Aliás por essa razão tivemos o topete de enviar mensagem electrónica ao presidente da AG na sequência do seu (dele) pedido, com aqui informámos.

Lamento que considere infeliz a intervenção deste escriba... é a vida, não estamos aqui para agradar, mas para emitir a nossa opinião sincera, e essa ficou dita e explicada (por que nos pareceu merecer essa explicação).

Outra coisa... não fiquei nada aborrecido com a intervenção na AG a que me referi... nada mesmo! Fiquei, isso sim, triste... pelo baixo nível numa AG da OMV... já seria má no Clube Recreativo do meu bairro, agora numa AG da OMV... comparações serôdias com o PREC, ainda por cima vindas de alguém que mal tinha largado os cueiros em 1974... não há pachorra. Percebe?

Pois... concordo que as equipas valem por si e não pelas estrelas que possam incluir... por isso me parece que certas equipas tendem a afugentar em vez de unir a profissão, precisamente por não terem um fio condutor de credibilidade.

Cumprimentos cordiais

Anónimo disse...

definitivamente vou me candidatar !!!...sou tão boa !

Vanda a estágiaria

Anónimo disse...

Depois disto......

marioneta...............

Espantalho....................

Fantasma do Norte................



só falta mesmo um FANTOCHE..........

para ser uma quadrilha......



O estado da coisa exige mais respeito por todos quantos se atrevem a dar algo de si a esta causa comum..........por muito maus que sejam no desempenho da sua função........por isso em DEMOCRACIA.....pode-se escolher de tempos a tempos (em ciclos definidos ) ou de forma excepcional como agora....demitindo,.... destituindo....
e escolhendo de novo......o que é preciso é haver RESPEITO...........CONVIVÊNCIA.....HUMILDADE....


UM dia será tudo CALMO....

espero para ver.....