4 de julho de 2008

SUICÍDIO ENTRE VETERINÁRIOS

A taxa de suicídio entre os Médicos Veterinários no Reino Unido, é quase quatro vezes maior que a média nacional e duas vezes maior que a de Médicos e Dentistas.

Ninguém diria e dá que pensar na conclusão do estudo apresentado pelo “DVM Newsmagazine” há relativamente pouco tempo.

O tema vem sendo, contudo, abordado desde há muitos anos pela profissão no Reino Unido e ao tempo reportada pelo colega Richard Halliwell à Federação dos Veterinários da Europa (FVE), sem que tenha sido, infelizmente, alguma vez abordado, com seriedade, em Portugal.

Uma actividade profissional de elevado stress, o acesso a drogas letais e a convivência com a eutanásia, foram os factores avançados no “Veterinary Surgeons and Suicide: Influences, Opportunities and Research Directions", publicado pela “Veterinary Record”, para tentar explicar a elevada taxa de suicídio entre Médicos Veterinários.

Sobre o tema vale a pena ler os comentários da colega Patty Khuly, Médica Veterinária Prática (pequenos animais), Miami, Florida, em Dolitter.

No Reino Unido, a resposta da profissão materializou-se num conjunto de iniciativas decorrentes das recomendações do grupo de trabalho formado por representantes de diferentes organizações veterinárias e presidido pela colega Wendy Harrison.

Entre outras o lançamento do site Vetlife, em Outubro de 2007 com o propósito de providenciar informação sobre os apoios disponíveis a estudantes de Medicina Veterinária, Enfermeiros Veterinários e Médicos Veterinários, em diferentes matérias.

Gostava de ouvir os candidatos a Bastonários (serão três outra vez?) a pronunciarem-se sobre o tema…

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Clint.

Matéria MUITO SÉRIA a merecer estudo e discussão igualmente séria.

Sou membro de uma organização a "HEALTH AND HUMAN RIGHTS" da Universidade de HARVARD que, curiosamente, nunca abordou este fenómeno.

Acontecimentos recentes na nossa "micro" comunidade profissional e ainda muito próximos para permitirem uma abordagem desapaixonada não deverão impedir-nos de cogitar e,em sede mais adequada(isto na minha opinião),tratar o assunto,conjuntamente com profissionais nestes assuntos especializados.

Contudo, e uma vez mais, obrigado por nos "inquietares"com assuntos que nos recentrem no que é(ou deve ser)digno da nossa atenção.

PS.O repto lançado no teu último parágrafo è demasiado restritivo.
Os NÃO CANDIDATOS A CANDIDATOS também... pensam.
epires

Anónimo disse...

Poupem-nos á reedição das candidaturas das ultimas eleições. Passa a ser prato requentado.

Anónimo disse...

Requentados ????? Alguns deles pelas posições que assumiram nesta crise pós eleições na total e completa ignorância dos interesses da classe são pratos totalmente queimados

Anónimo disse...

QUEM SÃO OS REQUENTADOS ?

Se têm dúvidas da validade desses pratos, chamem a ASAE. Quem são os requentados? Não é o Sameiro de Sousa...

Anónimo disse...

Requentados s�o as tr�s candidaturas do passado recente.
N�o s� os seus cabe�a de lista mas tamb�m as equipas e consequentemente os programas que lhes serviam de esteio, que n�o mostraram capacidade para neste processo desgastante ( nem me interessa de quem � a culpa) pois n�o souberam alterar o vergonhoso desfilar de assembleias gerais cujo �nico fim foi expor uma classe inteira ao rid�culo nacional.
Que apare�am novos cabe�as de lista com equipas rejuvenescidas, com novos programas e com capacidade de liderar com sensatez os destinos da OMV