8 de julho de 2008

MARIONETA

Assim não… As eleições para a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) merecem mais, mesmo tratando-se de eleições intercales para conclusão do mandato que terminará em Dezembro de 2009, ou particularmente por esse motivo, face à urgência que a resolução de certas matérias exige.

O putativo candidato Ramalho Ribeiro decide promover uma candidatura de transição, liderada por Sameiro de Sousa, e estabelecer contactos tendo em vista a constituição dessa lista… expressando o compromisso deste último se retirar no próximo ano para dar lugar a si próprio.

Estando Ramalho Ribeiro suspenso, tal iniciativa funda-se na certeza de um cenário em que deixará de estar, revelando, no mínimo, a certeza numa hipotética decisão do Conselho Profissional e Deontológico (CPD) contrária à do actual Conselho ou na sua decisão de vir a renunciar ao cargo de director da Estação Zootécnica Nacional (EZN) antes das eleições do próximo ano…

A OMV precisa de mais empenho e de alguém que tenha uma agenda adequada ao que a profissão necessita e não de uma agenda imposta por razões estritamente condicionadas por motivos pessoais.

A OMV exige mais que hipotéticas situações, exige certezas, e quem não está em condições de as dar que fique quieto e calado.

A OMV não é um teatro de marionetas… os Médicos Veterinários aspiram, seguramente, a uma objectividade diferente… assim não recuperamos nem a credibilidade, nem a dignidade, que a nossa intervenção na Sociedade ordena.

11 comentários:

Anónimo disse...

O PUTATIVO RAMALHO RIBEIRO METE MEDO A QUEM ?

Agora RR é putativo com uma estratégia diabólica. O CLINT, ou está com uma fértil imaginação ou com a segurança como afirma sobre as previsões dos acontecimentos a passarem-se na OMV, está muito bem informado.

O SAMEIRO DE SOUSA, agora é uma marioneta. Os que conhecem o Sameiro, ele é grande, mesmo muito grande, nunca vi uma marioneta deste tamanho e não vejo o Ramalho a manipola-la.

A sensação que deixam é que estão muito preocupados. Então as vossas espingardas? Ou melhor os vossos votos. Sempre disseram que têm apoio geral da massa associativa, é verdade, que os resultados nas AG, têm sido desfavoráveis (os vossos adeptos, às centenas preferem ver o desafio de futebol na TV ou irem beber uma cerveja).

Habituem-se à disciplina do voto. Ele é que manda , por isso é que há eleições...

ECLIPSE

Anónimo disse...

A ser verdade a informação da “redacção” de tão ilustre blog, a estratégia do vais agora tu e depois vou eu é perfeita.
Senão vejamos, estes últimos tempos de actividade profissional do candidato que se propõe por interposto colega levou-o a confundir os veterinários votantes com um rebanho de ovelhas a quem um pastor e um cão chegam para as guiar nas trevas do dia a dia. Neste caso enquanto o pastor está ocupado o cão vai guiando o incauto rebanho até que o primeiro chega e pode com toda a tranquilidade tosquiar a ovelhada já arrebanhada e pronta.

Anónimo disse...

Então eclipse pelo que leio conhece o clint. Quem de facto é este magano? E pelo que nos diz ele está do lado de lá… Hum desde que esteja bem para lá.

Anónimo disse...

Só para actualizar a audiência:

Já não existe a EZN. Morreu. Logo já não existe o director da EZN.
Os coordenadores da novas unidades devem estar a tomar posse um dia destes. O RR será o coordenador da Unidade de Produção Animal e o LTG o coordenador da unidade de Genética e Reprodução.
São os factos.

Anónimo disse...

OH! Sr. Anónimo !

Então não sabia que a AZN estava extinta e que estava em reestruturação ?

Não sei o que o Menezes das galinhas pensará sobre tudo isto.

Eclipse

Jose disse...

Marionetes e Manipulação!

Factos são factos e até penso que o Clint só não está certo numa das suas previsões.

O RR NÃO PODE concorrer porque está suspenso e...porque ARGOLOU em toda a linha, por isso é carta fora do baralho!

O Sameiro ao contrário do RR não argolou, que se saiba, e mantém alguma imagem de colega simpático que tende a aligeirar a carga de MANIPULAÇÃO que os seus "actuais" apoiantes( ao que se diz) têm e que se conjuga com a perda de influência que é pública e notória.

Justamente a ausência cada vez mais acentuada dos colegas ( que no bla, bla de alguns andam "distraídos") é devido à saturação que as diferentes fitas nas AG previamente combinadas vem provocando, sobretudo e incluindo as próprias hostes.

A transição a que o Clint se refere não é mais para o RR mas para alguém que tenha mais crédito que o Zé Carlos e Cª, o G Esteves e a "mesa", assim como a "concha" e que ainda não reune o consenso ou que não está para correr riscos.

Ao Sameiro faço a justiça de pensar que não é "um pau" mandado, mas antes alguém a que recorreram neste momento de "entalanço".

O problema é que não estamos em condições de aturar mais transições sob pena de perdermos oportunidades atrás de oportunidades com guerras e tácticas dentro da Ordem.

Por isso é necessário que os candidatos que apareçam não façam adiar os problemas, urge pôr um ponto final na bagunça que já dura há um ano e meio.

Por favor, não arranjem outra complicação com os resultados que aí virão, tenham respeito pela opinião dos colegas, seja ela qual fôr!

Anónimo disse...

Por favor não arranjem outra complicação. Por favor. Estamos à beira de irmos para debaixo da ponte, ao pé do Ópera Galé. Ao menos podemos ouvir música no bar.

Pois é, cofres vazios, apesar da venda da antiga sede na Vitor Cordon (onde está o dinheiro?), não há sinais da actual direcção se ter preocupado com o destino da nova sede. Sonha com um fenómeno sebastionista, na hipótese de uma tal providência cautelar da Fundação de Bragança vingar. Mas,pergunta-se, onde estava a Fundação de Bragança quando o governo na década de 40 mandou erigir a actual Judiciária em terreno que pertencia à Escola de Veterinária? Para melhor informação numa recente obra sobre a PIDE,afirmam os autores que a Fundação de Bragança alugou os edifícios da António Maria Cardoso à PIDE para ali funcionar a sede daquela polícia política. Tão amigos que eram.

Clint disse...

Viva ECLIPSE,

Afinal não o vi na AG... como prometeu... ou entrou e saiu sem se dar por si?

O Sameiro de Sousa não será nenhuma marioneta no verdadeiro sentido do termo... naturalmente. Mas como designar alguém que aceita ser candidato a Bastonário, por pouco mais de um ano, assumindo o compromisso de se retirar no próximo acto eleitoral a favor de Ramalho Ribeiro?

Pode até ser que a marioneta ganhe vida própria.

Não sei a quem se dirige quando se exprime na 2ª pessoa do plural… mas…

Aqui no " Veterinário precisa-se..." não reina qualquer ansiedade relacionada com qualquer candidatura, por uma razão simples: NÃO APOIAMOS NENHUMA CANDIDATURA… limitamos a comentar...

Como não somos candidatos a nada, a não ser opinar e reflectir sobre a lusitana profissão Veterinária (de preferência com sentido de humor), não temos que contar espingardas...

Aborrece-nos, isso sim... que a DGV tenha bloqueado o acesso aos blogs... era aí que tínhamos alguma audiência... por causa dessa quebra já tivemos que despedir 3 tipógrafos e 2 revisores...

Se o ECLIPSE conhecesse bem o fenómeno "blogosfera", saberia que, para além de algum narcisismo ou vaidade, aquilo que move realmente um “bloguista” não é o convencer outros, mas antes expressar (gratuitamente) a sua (nossa) opinião… aqui, onde quem quiser, a possa ver...

Se nos movesse a audiência, não teríamos eliminado o contador que aqui em tempos residiu... e se bem me lembro em Setembro de 2007 íamos em 10.000 consultas (50% das quais em resultado dos múltiplos cliques dos escribas de serviço... é claro!).
Se quiséssemos angariar apoios, já teríamos criado uma ficha de inscrição...

Por isso, por aqui, ninguém está na dependência de adeptos!

Infelizmente concordo consigo, muitos colegas preferem ir beber uma cerveja e comer uns caracóis com os amigos, em vez de “perder tempo” em AG… mas essa será a grande prioridade de quem quiser gerir a OMV: Mobilizar a profissão, chamar os colegas, criar formas de participação mais activa, criar interesses que realmente mobilizem…

Não sei o que quer dizer com “Habituem-se à disciplina do voto.”… realmente os resultados são para ser respeitados, democraticamente… mas (outra vez) muito mal vão as coisas quando APENAS menos de metade dos “eleitores” votam… isso significa que estamos a ser “governados” por uma minoria… constatação que faço sem pôr em causa os resultados.

Anónimo disse...

Caro Clint

Quando tiver disponibilidade de tempo, respondo-lhe.

Aproveito também para o informar que darei mais uma vez uma notícia fora da "ordem do dia". Desculpe-me, mas pela importância que a mesma se reveste terá de ser divulgada. Bem sei que terão de reunir de emergência o vosso Conselho de Administração.É a vida.

Cumprimentos

Eclipse

Anónimo disse...

Caro Clint

Peço desculpa pelo atrazo na resposta. Vários contratempos têm-me impedido de escrever umas linhas.A mensagem que me dirigiu contem várias questões e perguntas que me obriga a um ambiente calmo e mesmo revisão da matéria.

Diz que não me viu na última AG. Como sabe se estive lá? Não gosto de dar nas vistas. Mesmo que não estivesse,a maioria pertenciam à ala da oposição e portanto fariam um bom relato. Não foi preciso.

Espantoso, foi a oposição ter tão poucos adeptos presentes na AG, um ou dois, e o blogue da oposição, o blogue ao lado,estar tão bem informado do que lá se passou.Talvez algum "quercus" tenha feito o relatório.

Sobre o vosso blogue "veterinário precisa-se", presentemente é o melhor blogue, interessante, com bastante qualidade, com matéria diversificada. Séculos de luz na qualidade em relação ao outro.

Naturalmente a minha simpatia vai para o vosso lado. Contudo,embora proclamem independência em relação a qualquer candidato, a vossa última intervenção, a das marionetas, não foi apenas a mim mas a mais colegas, pareceu-nos que tinham virado a agulha e o vosso blogue passaria a seguir noutra direcção, possivelmente em apoio ao poder estabelecido.Peço desculpa se fiz uma má interpretação mas, parece, parece...

"Habituem-se à disciplina do voto". É uma frase que escrevi e que o Clint me pergunta porque faço esta afirmação.
Tem havido críticas à representativivade dos resultados das AG. Lamento, como o Clint o fez, o desinteresse de muitos colegas. É um mal que se vem notando nos sistemas democráticos, mas o que fazer? Mesmo com uma fraca representatividade, tendo sido respeitado os estatutos, os resultados da votação são os que se apuraram. Apareçam nas AG mas, não venham dizer que aas votações não têm validade.

Cumprimentos

Eclipse

Eclipse

Clint disse...

1. Não sei se esteve na AG ou não. Eu não o vi... pode ser que você tenha chegado depois de mim e saído antes...

2. Parece-me que neste seu comentário se refere à "oposição", na AG, a pensar em duas coisas diferentes, referindo que "...a maioria pertenciam à ala da oposição..." para logo a seguir dizer "...Espantoso, foi a oposição ter tão poucos adeptos presentes...".

3. Agradeço as palavras simpáticas sobre o "Veterinário precisa-se...", aproveitando para sublinhar que não apoiamos nenhuma candidatura, facção, tendência, sector profissional, ou outro... move-nos o sentido crítico e de bom humor... por isso umas vezes poderemos parecer isto ou aquilo, conforme a identidade do leitor com o que escrevemos... é só.

4. Quanto à "...disciplina de voto..", o que disse foi: "...muito mal vão as coisas quando APENAS menos de metade dos “eleitores” votam… isso significa que estamos a ser “governados” por uma minoria… constatação que faço sem pôr em causa os resultados."...
Repito: sem pôr em causa os resultados

Saudações cordiais