25 de janeiro de 2009

CSI VILA REAL

O cabeçalho da notícia da Lusa, revela como a Comunicação Social deforma os factos, desta vez no campo de intervenção da Medicina Veterinária.

Mesmo relevando o exagero da referência a duas décadas, dizer que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) ajuda a investigar crimes contra animais, revela uma imprecisão grosseira, como aliás o corpo da notícia confirma.

Imaginem que, há 20 anos, se realizam necrópsias na UTAD... inimaginável. Suscita-me ainda muita curiosidade que necrópsias terão sido solicitadas pelo Ministério Público e se a colaboração se plasmou em pagamento dos serviços solicitados...

A confusão da “especialista” Maria dos Anjos Pires é expressa nas suas próprias citações... “Pode-se suspeitar do vizinho, mas, não havendo provas ou flagrante delito, ninguém é responsabilizado”... parece que os serviços da UTAD ajudam pouco.

O que a UTAD faz, faz o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV) e fazem o muitas outras instituições veterinárias, Oficiais e Privadas (há pelo menos um laboratório em Portugal que identifica muitos mais “venenos” que a UTAD)... onde está então a originalidade?

Queira a colega Maria dos Anjos Pires marcar uma diferença e, em vez da “publicidade” à UTAD, mande os nove “forenses” à Lagoa Azul, ajudar o Ministério Público de Sintra no inquérito aos animais mortos, eventualmente objecto de sacrifício em rituais transcendentais...

4 comentários:

Jose disse...

O que é pedido à UTAD!

Instituição respeitável numa zona do país problemática onde apesar das insuficiências tem agitado(pouco) algumas das "àguas".

A actual crise obriga à racionalização e objectividade das iniciativas e o curso de medicina veterinária deve ser dos poucos "viáveis", sendo pois de aproveitar essa vantagem comparativa

Não pode é entrar em fantasias, pelo contrário o papel fundamental na zona de influência obriga a actividade concertada com os Colegas práticos, dos Serviços e das Câmaras e os produtores, industriais, comércio.

Os consumidores agradeciam!

Há muito que fazer para colmatar muitas lacunas e designadamente melhorar as condições e qualidade de ensino no curso, até para que venha a ser reconhecido pela FVE/AEEVE, recordo que é o segundo mais antigo do país.

Porque não a formação dos licenciados que exercem em várias áreas de actividade em Trás-os-Montes e e zonas vizinhas?

Os alunos demonstram mais iniciativas que os docentes.

Mostrar o sentido de utilidade para a comunidade é o que se pede a uma Universidade e é o mínimo que se exige da parte dos contribuintes!

Anónimo disse...

O que ela quer sei eu!!!

Anónimo disse...

Especialista...


De hoje???


Só...


Pô... no meu tempo o Professor Doutor Paulo Marques já dizia que os vetes podiam ser chamados a depor como forenses.


Esta tipa devia andar noutras "lutas"...topas!!!

Conheco "bués" de vetes que volta e meia vão fazendo relatórioa a pedido do ministério Público sobre "achados " problemáticos de origem animal...


Cada um veste a pele que entende...deve querer ser vedeta...ou ir para uma telenovela...
Eu não quero nada com a bicha...deve saber tanto disto como os outros vetes...e menos presunçosos...

Olha vai ali uma minhoca...um insecto ...está ali um abutre...

PÔ...

Querida maria dos diabos dedica-te à pesca...

Anónimo disse...

Mais uma a juntar à "expert" de Peniche!