17 de janeiro de 2009

A VIDA NUM SOPRO


“A Escola Superior de Medicina Veterinária [ESMV] era aquilo que os amantes das palavras pomposas designavam por instituição vetusta. Nascera em 1830 com o nome de Real Escola de Veterinária, mas deixara de ser Real poucas décadas depois, talvez num acto de premonição do fim da monarquia. Era já uma instituição centenária, mas funcionava agora em instalações acabadas de erguer [1934] na Rua Gomes Freire. Na verdade, o edifício era tão recente que o cheiro a tinta fresca ainda vagueava pelo ar, apesar de nesse dia o aroma dominante ser o da insurreição.”
 
Assim se refere José Rodrigues dos Santos à velha ESMV, no seu último romance “A vida num sopro”, onde estudou uma das personagens centrais da história: Luís Afonso.
 
Afinal estamos a falar do mesmo edifício que o actual Conselho Directivo da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), numa perspectiva jurídica muito estreita, diz jamais puder ser da profissão e que alguns Médicos Veterinários com responsabilidades renegam como interessante para a OMV… Curiosa coincidência esta d’ “A vida num sopro” se referir à ESMV em termos bem mais emotivos que muitos dos Veterinários que por lá passaram e lá ensinaram… lá saberão das razões!

Sem comentários: