29 de agosto de 2003

CUIDADO COM OS MARCIANOS

Releve-se o significado prático de Marte nunca ter estado tão perto da Terra nos últimos 60 000 anos, e aí temos mais uma curiosidade astronómica a glorificar a nossa mais que fugaz passagem pelo mundo dos vivos; afinal o fenómeno é periódico, mais milhão, menos milhão de quilómetros, lá vem o planeta vermelho namorar a boa e velha Terra.

Pode ser que influencie as marés no Tanque, onde Polvo e Caranguejo continuam a manobrar a seu belo prazer.
Certo é que vagas de fundo não se vislumbram e, mau grado o aquecimento global, o nível médio das águas do Tanque continua a baixar.

Nem Viriato, nem Afonso Henriques... nem D. Sebastião ou 25 de Abril... à vista apenas eventuais marcianos, mesmo que disfarçados de varejeiras, verdes e chatas que se farta.

Continuamos a ser um bando (cardume) de tainhas a disputar a matéria orgânica à saída do esgoto (enquanto houver esgoto), amedrontados pelo Polvo e o Caranguejo.
Enquanto isto os mais diversos marcianos continuarão a dar um ar da sua graça: como Inspectores Sanitários (qual foi a última criatura entronizada no acto de Inspecção Sanitária? Apresentou relatório à sua subalterna? Já é membro dessa Associação de Médicos Veterinários Inspectores Higio-Sanitários?); sob a forma de Director de Serviço de Saúde Animal (o prazo para aterragem das naves marcianas está a terminar... ainda bem que a política é de não discriminação, porque só vão aparecer marcianos...); até disfarçados de Chefes de Divisão de Bem-Estar-Animal (Este deve ter vindo da Antárctica de Marte para salvar o urso polar do circo...); como Médicos Veterinários responsáveis por explorações avícolas (estes marcianos até usam teletransporte - tipo Star Trek, modelo spock - de modo a poderem estar em dois lugares distantes quase em simultâneo); e mesmo camuflados de clínicos de pequenos animais (agora há para todos os gostos, até "especialistas" em comportamento animal... devem ser Especialidades Tradicionais Garantidas, como a alheira de Mirandela) e por aí fora... Está tudo a ficar verde!

Se o céu não estiver nublado aproveite para dar uma espreitadela ao planeta vermelho (a cor é da ferrugem) e diga lá... com sinceridade... não vislumbra um daqueles marcianos?
Para os mais sisudos ou menos bem-humorados, aproveitem para ler o "Expresso"!

Sem comentários: