25 de fevereiro de 2008

A HERMENÊUTICA DO ESCANINHO

Num texto enigmático e vago, a nossa vizinha Alma discorre sobre os Figurantes e Figurões” da nossa Sociedade.

Sem se perceber bem a tese defendida lá se consegue descortinar um certo azedume contra o anonimato (a que afinal ela também recorre) a par com idêntica azia para com quem se atreve a criticar o poder (ainda que condimentada com uma superior complacência à participação dos parceiros sociais).

Mas estabelece a “nossa” Alma muito bem a fronteira: de um lado “…a critica salutar, normal e bem vinda…numa Sociedade Democrática”, do outro as “Calúnias, insultos, insinuações…” intoleráveis, a não ser na condição dos “…responsáveis aceitarem ter a sua responsabilidade e darem a cara por o que fazem e dizem.

Depois deste voo intelectualmente superior e provedor da boa ética social, o texto da “Alma” faz voo rasante sobre essa cambada de Figurantes e Figurões da Veterinária Lusa para um diagnóstico final: o mal é geral, a peçonha que essa gente destila é a mesma noutros “…domínios da nossa vida social…”.

De novo ganha altitude e, de peito feito, bombardeia-nos com soberba: não joga na hipocrisia, que entre Figurantes e Figurões a diferença é ténue e afinal “Uns e outros são nossos conhecidos, pelo que ninguém tem dúvidas em matéria das responsabilidades que cabem a uns e outros e estamos também esclarecidos quanto à sua identificação.

Bravo!… por aqui continuaremos a raiar os limites da ética… Não esqueça a Alma de levar o pára-quedas sempre que se aventurar por espaços aéreos limitados: ou a tripulação e a manutenção da nave são de qualidade ou a prazo encare a necessidade de se ejectar a qualquer momento.

9 comentários:

Anónimo disse...

boa viagem....

um dia, será o sonho a comandar a vida...em voos rasantes...com direito a merenda e tudo (se a ASAE deixar)...embora os figurantes queiram ser figurões e os figurões quererem ser figurantes...temos o caldo entornado...a queda livre é radical...aqui também temos praticantes desses qoue o digam o AMorais e o RRibeiro...que belos espécimes de voo...voo livre e queda...estamos num país livre mas de inquisidores tutoriais...não perderam o hábito...nem se modificaram ou adaptaram aos novos tempos...do 25 GLORIOSO...os valores estão em queda devem vir na mochila...não não são as acções do BCP, são aqueles por que todos reclamam e os outros vão ser obrigados a cumprir...os que traçam os limites da ética e do bem...são os desejados por cada um ...e alvitrados por outros tantos...quando estiveres aparcado lá no solo...tipo ovo estrelado...grita e diz quais são os que sobram...como nas cantigas de escárnio e mal dizer...e não tenhas a tentação de censurar,castrar ou cortar...isso é feio todos sabemos que demos muito de nós para um dia isto ser LIVRE...e acabarem os BOTAS...e tu, não és botas não...faz parte da nossa genética...olha e rebusca o Gil Vicente, Bocage,Camões...eu ,tu, nós todos...fala-se sob anonimato sem medos...pelo menos livre aqui...

PAR@CHUTE

Anónimo disse...

Figurões ou não?

Acho que todos sabemos quem são os Figurões, já que os outros por exclusão são figurantes.

Neste jogo de luzes que é a vida, parece que às vezes não damos logo pelas nuances que essas individualidades criam, quando os interesses são bulidos ou só ameaçados.

É vê-los a prever a desgraça que cairá sobre os "outros"(figurantes), aprestando-se para vaticinar a "solução".

Como na história do mundo está demonstrado, precisam de "qualidades" particulares, próprias dos manipuladores.

Como se diz é a vida...mas cuidado que "eles andem aí"...olá se andam.

Sovet

Anónimo disse...

Vozes de burro não chegam ao céu...


Então este sov(ina) continua a vociferar...mas vozes ...sim vozes de...

Agora que os figurões e os figurantes(F&F) estão identificados não valia a pena "chipá-los" e dar uso à base de dados da DG"B"?...

A viagem continua...em derrapagem no caminho do solo...onde tudo pode começar...quiçá terminar...os F&F reencontram-se misturam-se,baralham-se... e estão prontos... para dar de novo...
nova corrida,nova voltinha...comprem a senha(a do 25 foi...-adivinhem !!!)

Os inimputáveis estão no voo???
e as chefias???e as auditorias???e as eleições???(PORRA... OS ARQUITECTOS OPOSITORES LIXARAM O ESQUEMA E CONSEGUIRAM IMPUGNAR E VOLTAR TUDO Á ESTACA ZERO...Só o incompetente do RR e do AM não coseguiram...porra para eles e seus assessores...

da próxima damos cabo deles


águia vo@dora

Anónimo disse...

MINISTRO DA AGRICULTURA GARANTE CONTINUIDADE DA ESTAÇÃO ZOOTÉCNICA

Assinado por Bruno de Oliviera, o jornal O RIBATEJO, informa que "O Ministério de Agricultura não pode fechar a Estação Zootécnica porque precisamos de centros de investigação e porque, quando mais não seja, temos que preservar o nosso património genético nacional das raças autóctones", afirma o Ministro de Agricultura no fim da sua visita ao Alentejo.

O Ministro também afirmou que a situação da EZN "tem de deixar de ser um assunto melindroso para a região".O Ministro fez notar das vantagens da restruturação do Ministério de Agricultura, que é boa, introduz racionalidade nos custos, reduz despesas, reformula os programas de actividades.

Tíbia

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

CONTESTO!!!


E o sem vergonha do RR ainda se mantém como DIRECTOR???...ou o gajo mandou tudo ás urtigas...ou está a CHUPAR a coisa até oa tutano??? é do camandro...um gajo daqueles ...continuar como Director...não se encherga...é uma nódoa da classe...ainda sonhava ser Bastonário...só no quintal do gajo...

Com canalhagem desta que credibildade queremos nós...

cham@ acesa

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Os Espanhóis...

Criaram nuestros hermanos um termo bem ao geito do Conde...aplica-se aos que falam ...falam...e dizem asneiras...como o Conde...Então vamos ás contas ou quê????!!!!é desta que lhe chegamos a roupa ao Pêlo???...vai levar CHUMBO do grosso....ou do miudinho(tipo chumbo de ave)...será que o tipo vai retirar-se....e o papel dos outros....do Seu jaguar...do tó dos porcos...da bichona...do Sacode...da Rofeia...da Colcha...do Floriévora...do Zé cabra...é só MARRANOS...(marrano : individuo que não vale nada)...

Mas voltemos ao tema os Hermanos criaram o nome de CANTINFLEAR para esses que dizem ,dizem e só fazem asneiras...o nosso Conde passou a estar nessa turma...é um Cantinflas...não tem pinta para ser figurante nem figurão...passou a vida a cantinflear!!!!


vamos dar c@bo dele
(já tenho 2 procurações)= 3 votos contra

Anónimo disse...

Eh pá, que valente!

Ainda tens os 3?!

A irresponsabilidade e sacanagem, ouvi dizer, vai ter uma surpresa, o "tal" que é a "obsessão" têm-na preparada!

ou será "fixação"?

Também vou estar lá para ver a bailação e os Figurões, mais os Figurantes e algumas Figuras, para saber como se portam.

Voto@em_mim