6 de fevereiro de 2009

ONE HEALTH

1. A resolução da World Medical Association (WMA) relativa à Colaboração entre Medicina Humana e Veterinária não deixa margem para dúvidas: “Collaboration and communication between human medicine and veterinary medicine have been limited in recent decades, yet the challenges of the 21st Century demand that these two professions work together.”.

Das 7 recomendações da resolução aprovada na Assembleia Geral em Outubro de 2008, destaco: Encorajar as Associações Médicas Nacionais a desenvolverem um diálogo com as Associações Veterinárias congéneres, na discussão de estratégias que reforcem a colaboração entre as profissões médica e médico-veterinária nos seus países.

2. A World Veterinary Association, presentemente dirigida pelo ex-presidente da Federação dos Veterinários da Europa (FVE) Tjeerd Jorna (NL), dedica o World Veterinary Day 2009 precisamente ao tema “Healthy animals + healthy people = One health”.

3. É a própria Comissão Europeia, em cooperação com a FVE, a convergir a sua atenção numa política europeia para a saúde animal que tem como tema central Humanos + Animais = Uma só saúde.

4. Sobre a intervenção da FVE, bastará ter em boa conta o editorial da última newsletter dedicado ao tema One Health: Healthy Animals = Healthy People.

Na introdução à brochura editada pela FVE, relativa às Políticas e Acções da Federação, o presidente Walter Winding (AT) refere que a FVE adopta plenamente o conceito “Um Mundo - Uma Saúde”, procurando continuamente reforçar as relações com organizações veterinárias e instituições em todo o mundo.

5. Nos Estados Unidos, com a adesão de diversas entidades e diferentes parceiros, floresceu a iniciativa One Health, com a missão de promover, melhorar, e defender a saúde e o bem estar de todas as espécies, pelo reforço da cooperação e colaboração de médicos, veterinários, e outros profissionais de saúde e pela promoção do reforço da liderança e gestão necessárias a que sejam alcançados aqueles objectivos.

6. Na longínqua Austrália, a Australian Veterinary Association, organiza durante a sua Annual Conference, em Darwin, um fórum dedicado ao tema “One Medicine, One Health”: um dia de sessões conjuntas e debate entre veterinários, médicos e cientistas do ambiente, abordando e colaborando em temas de interesse comum e trabalhando em conjunto para o benefício comum.

E na Lusitânia não acontece nada???

5 comentários:

Anónimo disse...

OS MÉDICOS VETERINÁRIOS MUNICIPAIS ESTÃO NA PRIMEIRA LINHA...

OS OUTROS DESCONHEÇO...


MVM,de Corpo e Alma

Anónimo disse...

2009 ANO INTERNACIONAL do GORILA

Clint disse...

Todos os outros MV que estejam na primeira linha, sejam ou não MVM... não?

O comentário sugere um tema interessante: "Os limites do segredo profissional e a sua partilha entre profissionais sujeitos a esse mesmo segredo".

Obrigado MVM, de Corpo e Alma.

Anónimo disse...

Acontecer acontece andam a ouvir para decidir

Anónimo disse...

O pina (laden) é um desmencha prazeres........

A DG"B" não faz nada ISOLA-SE............


O Barão de AGRIÃO está como se demitido de fazer coisas...

saúde aqui só privada.....