14 de fevereiro de 2009

100 DIAS

O Conselho Directivo (CD) e o Conselho Profissional e Deontológico (CPD) da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), completaram ontem 100 dias de mandato sobre a data da tomada de posse, em 5 de Novembro passado.

É pois tempo de balanço...

1. O enunciado “ouvir para decidir” não foi cumprido, representando a maior decepção (pelo menos para quem tinha alguma ilusão) deste colégio.
Duas decisões capitais, uma por razões simbólicas e outra pela importância para o futuro da própria OMV, foram tomadas, mesmo antes de aprovado o Plano de Actividades e sem ouvir ninguém. Refiro-me à remoção da lista de devedores de quotas do site da OMV e à denúncia do contrato de comodato com a Fundação D. Manuel.

Em 100 dias o CD não teve tempo de reunir com ninguém, nem mesmo com os órgãos regionais da própria OMV. Revelador! Nem mesmo um esboço de agenda ou dos temas a desenvolver, de prioridades ou simplesmente das áreas julgadas mais importantes fossem abordadas num futuro próximo. Simplesmente nada...

Risível pois o que se dizia no Plano de Actividades aprovado com 2 votos contra... “...reuniões nas várias regiões do País... articuladas com os respectivos Conselhos Regionais... permanente diálogo... análise e resolução dos problemas inerentes à nossa Classe...”

2. Se a Auditoria à própria OMV (adjudicada em termos duvidosos, pela ausência de consulta/concurso e ainda por cima a entidade que não revela suficiente distanciamento da matéria da própria auditora), cai no conceito de “Ouvir...”, então terá sido a única celeridade que se conhece neste domínio e ainda assim sem resultados publicados... porquê tanto tempo?

3. Ah pois... O CD já apresentou cumprimentos ao Presidente da República... e ao Presidente da Assembleia da República... já foi recebido pelos Ministros da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas; da Saúde; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional... assim como pela respectivas comissões da Assembleia da República... tem em agenda reuniões com a Associação Nacional de Municípios, a Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores, as diferentes Associações e Federações de Produtores... Associações de Protecção dos Animais e muito mais... nós é que não estamos informados... passo a ironia!

4. Temas de sobeja importância, como a mudança de instalações, a revisão estatutária, a representação institucional da OMV, a regulamentação dos Centros de Atendimento, a Inspecção Sanitária Veterinária, a Sanidade Animal... mereceram até agora nenhuma consideração séria por parte do CD.

5. O processo de revisão do famoso, pelas piores razões, “Regulamento de Creditação de Acções de Formação”, embora ainda no tinteiro, não augura nada de bom. A qualidade da versão revista não ficará a dever nada à anterior, o que até poderia ser pormenor, se a atenção do CD às inúmeras recomendações e sugestões já apresentadas em diversas oportunidades fosse real.

Mas se assim fosse, uma nova versão, consagrando essas recomendações, estaria já à discussão do colectivo, mas não está...

6. E o que dizer da intenção da OMV privilegiar “...todos os meios de comunicação ao seu alcance – “site”, “newsletter”, revista e outros...” na interacção com os seus membros?

Nada como olhar os exemplos:

a) a Revista não saí do prelo e o atraso na sua periodicidade situa-se em 7 meses... OK, OK, 5 meses são de crédito da anterior direcção.

b) a newsletter é desinteressante, não prossegue critérios de equidade na divulgação de actividades de formação, limitando-se a repercutir notícias avulsas chegadas à OMV... já não é mau manter-se a periodicidade, apenas medíocre.

c) o site é mantido em moldes tão amadores que seria difícil fazer pior. É confrangedor que uma direcção que tanto se demarcou da anterior, não tenha conseguido sequer mudar de imagem.
E que tal o anacronismo de vários elementos publicados?
- Área reservada... CD... plano de actividades... o que está publicado? O penúltimo plano de actividades aprovado... para o ano de 2006.
- No domínio dos pareceres do CD, desapareceu (sem deixar rasto) aquele sobre a eutanásia... então? nem uma explicação? foi o CD volúvel face à opinião de um dos seus membros? apenas porque não lhe agradava o parecer?
- Do ensino e formação diz-se que foi adoptada uma nova fórmula “...exigindo... que os profissionais demonstrem, num período máximo de cinco anos, que precederam à necessária actualização dos conhecimentos profissionais, perante o somatório de créditos.”... então isto está em vigor?
De facto o site é mesmo um “sítio”, mais parecido com as páginas amarelas onde são inseridos anúncios ou informações sem critério, a não ser o critério de quem no CD tem o poder de mandar fazer, o que me parece critério muito perigoso.

7. A prometida colaboração com o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV), tendo pelo menos em vista a participação conjunta que mantém na Federação dos Veterinários da Europa (FVE) nunca aconteceu.

Lamentável comportamento, que acontece por cirúrgica decisão e não por simples falta de oportunidade. Esquecem os do CD que as relações institucionais nada têm que ver com a natureza pessoal de quem integra essas instituições, sendo por isso transcendentes no tempo. Para quem tanto fel e vinagre destilou relativamente ao anterior mandatário da OMV, não se esperava o mesmíssimo comportamento.

8. Mas não se pense que existe alguma capricho relativamente ao SNMV. A abertura de canais de comunicação com outras Associações também não teve lugar (e não deveria, pelo menos antes de reunir com os próprios Conselhos Regionais). A não ser que no CD se considere relação institucional o facto de elementos do conselho (ou do CPD) presidirem a essas Associações.

9. Não menos interessante a actividade do CPD, que se remeteu ao mutismo da análise de processos, sem ter dado qualquer sinal de estratégia para o futuro na defesa da Ética e da Deontologia.

Em que sentido vai progredir a organização interna da OMV no plano das questões de natureza ética/deontológica? Avançam ou não com a descentralização da instrução de processos de inquérito? Existe ou não intenção de gizar o funcionamento dos Colégios Regionais de Ética? Vai ou não o CPD dedicar-se mais à discussão interpares das questões mais candentes neste domínio, com o intuito de estabelecer doutrina com a qual o colectivo se identifique?

Tudo questões cuja resposta deveria estar “cá fora” no espaço de 100 dias.

O “estado de graça” acabou (logo numa Sexta-Feira,13) e o balanço é fácil de fazer: muito mau!

13 comentários:

Anónimo disse...

O CLINT TEM RAZÃO.


Pessoalmente é o "QUANTUM SATIS" para EXIGIR a prometida e ESMAGADORAMENTE VOTADA ALTERAÇÃO da situação a que a OMV havia sido conduzida.

A "paz de cemitério" em que agora vogamos é contrária aos interesses e direitos da nossa Profissão.

ACORDEM ou EXPLIQUEM-SE, mesmo assim...receio bem que já seja tarde!

Edmundo Pires





necessária alteração de atitudes

Anónimo disse...

QUASE sempre que o Clint opina fico com um mal estar, incomodado, porque infelizmente TEM RAZÃO.Será que agora os eleitos vão ser todos deste naipe? Bem sei que é dificil para gente Séria envolver-se nestas caldeiradas, sempre de interesses dificeis de avaliar à primeira, mas será tempo de sacudir estes personagens de faz de conta, caso contrário a fatalidade está instalada e sem contestação.

Anónimo disse...

Porra, ide todos para o caraças...


Quando o parvalhão do presidente da
AG passou aquela desanda ao KONDE que um plano e Orçamento estavam mal elaborados , que ELE um gajo bué experiente queria ver o previsto no ano anterior , o executado até ao mês corrente e a perspectiva seguinte, SÓ FALTOU CHAMAR DE BURRO o CONDE, e depois os gajos amigos dele eleitos fazem uma cagada, que era igual á do Conde e se cala PORRA vão mas é levar...

Com as merdas que os gajos têm feito parece que a Nossa Ordem passou a ser uma correia de transmissão dos protectores dos animais abandonados...e da indústria...

Ainda falta saber o que os gajos já foram ouvir a COIMBRA ...e o que vão decidir...

Com canalhagem desta não nos podemos meter ...saimos cagados ...eles só fazem MERDA...

Era melhor decidir sem ouvir...

assim não ouvem nem decidem, vão pró C***

Anónimo disse...

CLINT TEM RAZÃO
Além de nada fazerem, estragaram o que foi "mal" feito.
São uns amadores manipulados por gente pouco recomendável com provas dadas de pouco carácter cuja preocupação se resume aos proprios interesses.
Parabéns Clint

Anónimo disse...

2009 ano internacional do gorila

Anónimo disse...

Cem dias sem ouvir nem decidir!
Cem dias em que perderam o beneficio da dúvida. Resta aguardar por Dezembro e esperar que alguns dos muitos criticos que proliferam neste blog se resolvam a dar a cara.

Anónimo disse...

As coisas não devem ser fáceis............




Até ser eleito o tal de SS que ninguém conhecia, e por pesquisa particular , soube e vou partilhar, que era um poço sem fundo , era saúde para dar e vender... foram lá tira-lo dos seus dias de repouso e descanso...para uma COBOYADA e agora as moléstias tomaram conta dele...não sai do Hospital...do tratamento...e os figurões da "corte"andam a cobrar ao Senhor...

É ver o VGolpes a dizer que se demite( ainda não fez nada, o primeiro serviço Pôs a pata na "poila" e tudo...)o sR ATUM a segurar aquilo tudo...porque a debandada pode ser breve...


Venha Dezembro, já ,sem Pai Natal e tudo...para se encarrilhar esta máquina em defesa da classe...

Deixem de manipular...apareça quem vier por bem e com uma equipa...pois já se viu o resultado dos levados ao colo...só fazem BOSTA...

Ed , caro ED contamos contigo...de corpo e alma...a seu tempo serás chamado a colaborar, és dos que tem crédito...


Não fosse,
2009 o ano internacional do gorila...
Há muito para fazer...

Anónimo disse...

Os ratos abandonam o barco!

Aparece aqui o crónico EdTonto a dizer o que a Ordem deve ser.

Esta tem mesmo muita graça. Olá se tem!

Então este EdTonto não foi quem esteve no Sindicato uma data de anos e deixou aquela Instituição nas ruas da amargura e com votações MISERÁVEIS.

É preciso ter muita lata!

Mas ainda por cima vem pedir explicações!!!!!!

Ele que por acaso NUNCA DEU EXPLICAÇÕES SOBRE COMO ENVOLVEU O SINDICATO naquela conversa da CODIVET, assumiu o papel de mecenas sem consultar os Sócios( do SNMV)claro.

Será que houve alguma Assembleia e tal decisão não foi comunicada aos Sócios? Não me parece é a Falta de Transparência deste "sindicalistas"

Só me resta dizer que foi este EdTonto quem apoiou o SS para a Ordem e agora que as coisas começaram a dar para o torto, "faz a mesma coisa" que fez ao Conde e já tinha "feito" ao Tito Fernandes.

Como qualquer rato que se preze abandona o barco mal começa a meter àgua

É useiro e vezeiro neste estilo!

Com apoios destes, os "apoiados" não precisam de ter gente contra.

Grande peça saiu este grande "DEONTÓLOGO".

vet@Um_dos _que _vos_topa

Anónimo disse...

As mesmas causas, nas mesmas circunstancias, prouzem os mesmos efeitos".

COERENTE;não é?

"É A VIDA"...

Edmundo Pires

Anónimo disse...

O EdTonto

Então as causas são as mesmas, SEMPRE?

Só nos falta vires aqui dizer o que devemos fazer! E já agora também o que não devemos.

Não precisamos que nos venhas com TRETAS "dizer como fazer" o que quer que seja.Não és exemplo que se siga!

Enxerga-te e arranja mas é coerência de ideias para deixares de pensar na Classe como o tens feito, porque a tens prejudicado e MUITO.

Mete lá a mão na consciência. do que fizeste do Sindicato. Aquilo não é , nem nunca foi coisa "coisa" tua, mas isso não te interessa, não é, por isso nunca quiseste explicar-te, fugiste!, Para ti...é a vida...a tal coerência!!!

Oh homem, já de cabelo branco e transformaste-te em autêntico troca tintas.

Vê se consegues ser homenzinho!

Sovet

Anónimo disse...

Esta linguagem do Sovet é de facto de quem não quer ajudar, mas sim dizer sempre mal de tudo e de todos. O Colega visado quer queiramos quer não, já deu em meu entender, aquilo que eu e provavelmente Você, já deviamos ter dado à Classe. Veja se ganha ânimo mais construtivo, para podermos aproveitar qualquer coisinha.

Anónimo disse...

Nestas matérias que são muito sérias em saúde pública não posso ajudar,tenho pena.
É tarefa de especialistas em psiquiatria e da sub especialidade de S.P.T. de D. "Síndrome pós-Traumática de Derrota".
Os VET@VET,Um_dos_que_vos_topa e poucos mais não parecem estar bem.
Ouvi noticiar que os anti-hipertensivos são eficazes na profilaxia destas doenças.
Boas melhoras é o que lhes desejo.

Pened@_até_agora_calado

Anónimo disse...

Quando um penedo "fala" fica tudo dito!

Eu assumo que nem votei, até porque pelas peças que conhecia, não valiam o meu voto, por isso essa dos vitoriosos e derrotados aplicar-se-á a todos e não só a estes(os que votaram contra) ou aqueles desiludidos( os a favor), também os desenganados(como eu) .

É a Classe sai derrotada.

A propósito de Edmundo apenas digo que constituiu em minha opinião um EQUIVOCO, tanto como director,como sindicalista e é pena, porque bem precisávamos de alguém que tivesse ajudado a Classe, tendo estado onde esteve .

Paciência, outros irão aparecer para servir a Classe, sejamos positivos

Alkimista