Foi ontem convocada uma ASSEMBLEIA-GERAL EXTRAORDINÁRIA da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), que terá lugar às 14.30h, do dia 9 de Maio de 2009, no local habitual... embora se desconheça de quem foi a iniciativa.
Ponto Único da dita: “Análise e discussão da situação actual das instalações da Sede da Ordem dos Médicos Veterinários. Proposta para aquisição/locação de novas instalações.”
Quando aqui há dias dizia que era impossível esperar pior deste Conselho Directivo (CD) e por extensão da Mesa da Assembleia-Geral, enganei-me... consegue superar-se a si próprio.
Não acredito que os dados disponíveis que motivaram a convocação desta Assembleia-Geral (AG), não existissem à data da convocatória da AG ordinária de dia 15 de Abril de 2009. Quer isto dizer que ambas AG poderiam ter lugar no mesmo dia, “rentabilizando-se” a presença dos membros da OMV.
Se esse não era o caso, o Presidente da Mesa vai ter que explicar o que aconteceu num intervalo de tempo tão curto e que justifica uma AG extraordinária.
Se houve tanta proficiência em denunciar o contrato de comodato, estabelecido pelo anterior Bastonário com a casa real (Fundação D. Manuel II), porque razão é necessária agora uma AG extraordinária?
É que se realmente é necessária, então a convocatória deveria ser mais explícita sobre o que aí se vai discutir e decidir.
Dirão alguns (inocentes, mal informados ou alinhados):
- Bom!... haverá várias hipóteses a discutir e ponderar, e por isso a Mesa não poderia ser explícita na convocação...
Respondo eu:
- De acordo! Mas nesse caso porque não há informação d-e-t-a-l-h-a-d-a no site da OMV? Para que serve a área reservada? Não houve recomendações de anteriores AG sobre este assunto?... que as informações e documentos a discutir deveriam estar previamente publicados no site, tornando assim a participação de cada membro mais informada, consciente e profícua.
É que apesar de ter sido surpreendido com tal convocatória, ao ler o Jornal de Notícias de ontem, mais surpreso fiquei ao abrir a página da OMV na net e não ver uma única referência à dita AG, quanto mais informação complementar sobre o assunto.
A seriedade tem formas e procedimentos, pela omissão tenho que concluir que não é o caso desta convocatória, sendo óbvia a conclusão que se pretende dividir para (continuar) a reinar... escondendo-se o CD atrás da legitimidade de uma AG, convocada claramente para desmobilizar, ainda mais, os Médicos Veterinários, e assim prosseguir na senda do mais puro oportunismo.
Para quem tem a consciência menos leve no seio do CD, que não pense safar-se.
É que as decisões do colectivo vinculam todos os seus membros. Que ninguém julgue livrar-se, assobiando para o lado, com a discrição de não ter eventualmente estado de acordo com o sistema instituído.
9 de abril de 2009
DIVIDIR PARA REINAR
Pareceu a Clint às 17:33
4 comentários:
É uma VERGONHA...
Esta canalha deve ser posta na rua...
Não fazem nada ... manobram... enganam... e ainda por cima SÃO VIGARISTAS...
NUNCA vi o CONDE fazer disto...manobrar as AG...vergonhoso...quase que os que não pagam quotas parecem ter razão...
COIROS do catano...
Esse Desliza é muito mafioso...e o pato do SS já está comido...
Passem a palavra e vamos lá ás duas e força....
MOÇão de censura já....
Caros Conde e Ed TONTO e gente boa que por aí existe vamos apear esta canalha...
Contra os vigaristas marchar....marchar!!!
A estupefacção é quadro mais adequado, muito embora este relato não seja tão imprevisível quanto possa parecer. O CD já deu fartas provas dos seus silêncios e omissões. Nesta rota bem acompanhado pelo Presidente da Assembleia Geral que, aliás, não deslustra na companhia e no historial recente das suas atitudes, em assembleias do passado recente. Nunca primou pela defesa dos interesses da família veterinária, antes, ao invés,apadrinhou " os corsários" aos orgãos da Ordem.Sempre acarinhou procedimentos menos claros, alimentando as nebulosas das discussões, com o sentido propósito do conseguido.
O sítio da Ordem, sempre desactualizado, não patenteia a convocatória, nem apresenta qualquer esclarecimnento do CD.
O sítio que deveria ser uma janela de constante informação, de aproximação e de intervenção permanente dos associados, é o primeiro diapositivo da nossa qualidade e do verdadeiro sentir do defraldar da bandeira de primeiro ouvir para, então, decidir.
"Estatutos da OMV:
Artigo 40º - Reuniões Extraordinárias da AG
Artigo 41º - As reuniões da AG são convocadas pelo presidente da respectiva mesa.... com a antecedência mínima de 30 dias em relação à data designada para a reunião."
Interrogo-me sobre o que verdadeiramente move todos estes críticos
A indignação meu caro.
Repara que não disse que a AG era ilegítima à luz do regulado pelos Estatutos.
O que digo e repito é que convocar AG com o intervalo de três semanas não é mais do que continuar a desmobilizar uma profissão já de si bastante desmobilizada.
Como "gato escaldado de água fria tem medo"... até o facto da convocatória ter saído para a imprensa antes de ser publicada no site da OMV me parece suspeito... pelo menos de incompetência.
Enviar um comentário