2 de abril de 2009

PORTUGAL, VETERINÁRIA E GAMMAHERPESVIRUS

Pedro Simas liderou a equipa de investigadores que identificou um dos mecanismos moleculares de persistência dos vírus herpes e proliferação desordenada de linfócitos B, associada ao desenvolvimento de linfomas malignos.

O estudo publicado no “The EMBO Journal”, resulta do trabalho desenvolvido na Unidade de Patogénese Viral do Instituto de Medicina Molecular (Lisboa), em colaboração com investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras) e da Cornell University (Cornell - EUA).

Segundo Pedro Simas, “O que é importante realçar no nosso estudo é que encontrámos uma nova ligação molecular entre o vírus e a proliferação de linfócitos B, condição essencial para o desenvolvimento de linfomas associados a infecções virais”.

As notícias, aqui e aqui.

João Pedro Simas é investigador no Instituto Gulbenkian da Ciência e lecciona na Universidade do Porto. Nasceu e cresceu nos Açores e após terminar o 12º ano entrou para o Instituto Superior Técnico, onde frequentou Engenharia Mecânica. Foi talvez o seu apego aos animais que o levaram a concluir o curso de Medicina Veterinária... seguiu-se um mestrado em Biotecnologia, que o prendeu a essa área científica, e o doutoramento em Inglaterra, como bolseiro da Junta Nacional de Investigação Cientifica e Tecnológica.

Depois de quatro anos regressou a Portugal... o regresso um choque... pelo contraste na Ciência que se pratica cá e lá...

Ao Pedro Simas os votos de maior sucesso do “Veterinário precisa-se...”... também na Investigação, mesmo que precise emigrar para Inglaterra. Se for esse o caso não hesite Pedro.

2 comentários:

Anónimo disse...

É um privilégio para a profissão poder contar com o colega Simas nas suas fileiras.

Sabemos do seu desencanto pela lusitana INVEJA,sabemos que até pondera regressar ao maravilhoso arquipélago.

Arrisco no entanto, sabendo embora que nada represento, pedir-lhe que CONTINUE e RESISTA.

MUITO SINGELAMENTE, O COLEGA E UNS QUANTOS OUTROS, MAIS DO QUE, INFELIZMENTE, A COMUNIDADE VETERINÁRIA CONHECE, FAZEM MUITA mesmo MUITA FALTA À NOSSA PROFISSÃO.

Felicidades caro colega.

Edmundo Pires

Anónimo disse...

Ciência e Veterinária

Este cientista está ligado à licenciatura em medicina veterinária do ICBAS no tempo do Quintanilha, o que lhe deu uma "asas" para o resto do "percurso" como docente daquele Instituto.

Teve grande dificuldade em perceber que era preciso estar na Ordem para ser docente num curso de veterinária e provavelmente não é o único a pensar isso!!

Depois mandou tudo às urtigas e "meteu-se " com os médicos, que isto da veterinária era pouco para ele.

Mesmo assim, como não sou de rancores, desejo-lhe sucesso e espero que talvez com o tempo amadureça e perceba as "parvoíces" que fez com os veterinários.

Que aprenda a ser útil ao país que o formou e lhe deu oportunidades.

Kadete