11 de fevereiro de 2008

EM BICOS DE PÉS


Tive a oportunidade de ler a revisão de Olaf Paterok e Jonas Livet a que se refere a notícia ”Melhor Zoo de Portugal” é em Gaia e julgo abusiva a conclusão, sem retirar ao Parque Biológico de Gaia e ao seu director Nuno Oliveira o mérito pela referência.

É que a revisão publicada pelo “International Zoo News” (Vol. 54, nº 7 e 8) não passa disso… de uma revisão das colecções zoológicas em Portugal e não um estudo comparativo dos zoo em Portugal: “…In April 2007 we took a ten-day tour to see the most important and interesting of these collections …/… We found 33 places where captive animals are exhibited to the public, some of which are aquariums, domestic breeding institutions and native animal parks.”

Provavelmente a carga animal e o sistema de observação dos animais, em especial das aves, impedindo que os animais vejam os visitantes, serão indicadores a realçar pela positiva, mas uma avaliação comparativa não fica por aí como bem sabe ou deve saber Nuno Oliveira.

Para almejar um patamar de distinção terá o Parque Biológico de Gaia que fechar ao público o Centro de Atendimento Médico Veterinário (não acreditado pela Ordem). Mesmo a necessidade financeira de rentabilizar o espaço de tratamento de animais (da colecção), não justifica o risco sanitário de receber animais de fora da colecção.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tais "adulterações" são um mal universal E INTEMPORAL...

Já há muito tempo o poeta popular algarvio António ALEIXO ESCREVEU:

"para a mentira ser segura e atingir profundidade,

tem que trazer à mistura
qualr coisa de verdade."

Anónimo disse...

Por que carga de água é que devia ter um centro de atendimento registado pela Ordem, se não passa pela cabeça do "chinês" ter um a funcionar para o público naquele parque ou passa?

É conhecido o gasto de dinheiros públicos em projectos privados, como também é sabido que este parque biológico acumula gastos públicos ano após ano.

É esta uma estrutura prioritária para os munícipes de Gaia?

Cada um tire as suas conclusões!

É fácil fazer concorrência assim, então não é?

Sovet

Anónimo disse...

Ponham no zoo em Gaia, o Barão de Agrião, o Prof., o Sobral e já agora o Rosinha.

Se não houver árvores ponham vários paus para os ditos treparem de pau em pau.