14 de abril de 2008

INESPERADO?

Partilho desta opinião da almavet, mas daí a dizer que 2008 vai ser fértil em guerrilha institucional vai um passo de gigante…

A não ser assim e para evitar essa “potencial guerrilha” (mesmo sem certezas absolutas), teria que alinhar pela alteração estatutária tão desejada do actual Bastonário: eleição em bloco de todos os órgãos da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) isto é, como condição sine qua non, cada lista teria que apresentar candidatos a todos os órgãos, sendo o sufrágio uma espécie de “ou todos, ou nenhum”.

Considero muito salutar para a vida da OMV que, particularmente ao nível regional, sejam eleitos órgãos não obrigatoriamente alinhados com a candidatura vencedora para o Conselho Directivo, embora de outra coisa não estivesse à espera… que órgãos eleitos em clara divergência de ideias com as do Conselho Directivo, viessem a alimentar qualquer espírito de cooperação institucional.

Não se esperar outra coisa já é mau sintoma, mas não uma contradição com o que acima defendi… é que o “caldo já estava entornado” antes das eleições e por isso a esperada cooperação institucional toldada à partida.

Não têm razão os do Conselho Regional do Sul ou do Centro em amuar, por o Conselho Directivo estar ou não em “gestão corrente”, ter ou não ter uma constituição do seu (deles) agrado… façam aquilo que estatutariamente lhes compete, com o Orçamento elaborado de acordo com as regras instituídas e que for aprovado em Assembleia Regional.

É só o que se lhes pede, suficiente para marcar a diferença de um Conselho Directivo inoperante… essa é a essência da vida democrática numa Associação como a OMV, o contrário é que é inaceitável.

Guerrilha é que não chega a haver… pelo contrário, acho que não vamos é sair da paz podre até que o actual mandato se esgote:

1. A Mesa da Assembleia-Geral já demonstrou que não querer (ou não sabe) solver com eficácia a presente situação de “gestão corrente” em que a Ordem está mergulhada;

2. O Conselho Directivo parece já ter assumido, pela voz do Bastonário, as limitações, abstendo-se sequer de, em público, se referir à vida interna da OMV;

3. O Conselho Profissional e Deontológico vêm-se fechando sobre si próprio, evitando tomar posições ou adoptar procedimentos que afinal estatutariamente lhe cabem;

4. Os Conselhos Regionais (exceptuando, embora por razões diferentes, o do Norte e o das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira)… órfãos de uma liderança forte do Conselho Directivo, com o qual possam cooperar satisfatoriamente, perderam-se num pára/arranca típico de quem se meteu nisto sem sequer ter lido os Estatutos para saber quais as suas obrigações.

É de facto uma vergonha… para todos nós!... que eleitos e putativos candidatos não tenham tido a elevação para pôr os interesses da OMV acima de tudo, nem que para tanto fosse necessário engolir alguns sapos.

Amanhã se verá, uma vez mais, durante a aprovação do Relatório e Contas de um ano de actividades sem Plano, nem Orçamento, o nível a que chegámos!

3 comentários:

Anónimo disse...

É só fumaça...

O conde e os dele estão mais fortes que nunca...arregaçaram mangas ...e dizem..."té os comemos"...

Aquilo vai ser como limpar "cúzes "a meninos...(atitude materno-infantil)...louvável...senão os meninos ficavam envolvidos com a merda que fizeram...

Já pouco tenho a esperar destas assembleias...é um a dar mais uns palhaços na mesa do CD a fazer figura de parvos(ali só existe o CONDE- o resto são carpideiras...sem classe...)a mesa dos batedores incompetentes com o Gomes estavas a estar ali e depois nós o POVO VETERINÁRIO a gozar da pobreza dos MESÁRIOS...e a ficar cada vez mais pobres...

Para se saber(sem telemóvel, câmara fotográfica ,scanner, copiadora ou de vídeo ) digo já o MEU voto....É ...contra


É... contra ...

o conde ... a sua equipa...o seu jaguar...os mesários... os CR papistas...os colegas levados como OVELHAS...as procurações...o sacode...a bichona...o bioestupor...a rofeia...o ed tonto...o zé cabra...o floriévora...a colcha...o RR ...o AM...o Chispa Ribeiro...


Vamos mudar esta tralha toda...


tipolo @ sabes o que é?

Anónimo disse...

Que grande novidade trouxe a AG!

Agora sim é que vai ser o bom e o bonito, pelo que ouvi dizer no final!

Então a AG reprova o que o C Fiscal tinha dito para aprovar!

Já não chegava ter uns contra os outros, agora são todos contra todos e a gente a...apanhar com a CACA toda em cima.

Não sei se é guerrilha ou se não é, certo, certo, é que isto não serve a ninguém e nem o apelo do Esteves, no final resolve qualquer coisa.

Estes Srs não se deram conta de que por este caminho não vamos lá.

Não me importava nada que quem não quer estar ou está contrariado que desse lugar a quem quer fazer e sabe o que fazer.

Assim com gente que não se sabe ou não quer entender é que não!

Alkimista

Anónimo disse...

O Alkimista ou deita-se tarde ou levanta-se cedo e põe-se a escrever. Estará a "apanhar a caca"?