24 de abril de 2009

AQUI & AGORA

O programa da SIC não pretendeu esclarecer ou debater o tema dos “Direitos dos Animais”.

Foi apenas um “Lusitânia - 2009”, retratado por convidados do jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, que ficou muito aquém de uma discussão/reflexão profunda sobre o tema.

Interesses ou vivências de quem vive das touradas ou do circo, de um lado, a enervante manifestação de superioridade intelectual de um certo estilo de vida, do outro, mas pouco, muito pouco, que traduzisse realmente o interface homem-animal à luz de uma abordagem científica equilibrada.

Esgrimiram-se sobretudo convicções e nem o Médico Veterinário Nuno Paixão foi capaz de redireccionar o tema para as bases científicas da protecção e bem-estar dos animais.

Curiosa, contudo, a pressa com que afirmou não ser “especialista”, não vá a Ordem dos Médicos Veterinários mover-lhe novo processo. Fique descansado Nuno, não ia ser este Conselho Profissional e Deontológico a fazer isso.

Lá continuámos pela rama de um tema em que os Médicos Veterinários foram, uma vez mais, mantidos institucionalmente à margem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esgrimiram-se sobretudo convicções e nem o Médico Veterinário Nuno Paixão foi capaz de redireccionar o tema para as bases científicas da protecção e bem-estar dos animais.Talvez por que não foi a pessoa mais indicada a ter estado presente...

Anónimo disse...

Acho que nunca ouvi tantas vezes a palavra "tradição" (das touradas, animais no circo)...que a tradição deve ser mantida, etc etc...se calhar é por causa da dita tradição que se fazem coisas terríveis com as mulheres em Àfrica (mas é tradição !!)...Adorei quando falaram que "estudos espanhóis garantem que o touro não sofre"....incrível...

Anónimo disse...

Caro Rodrigo:
Vi o seu debate e confesso que tendo criado grandes expectativas ficou muito aquém.É necessáro ir a questões mais fundas. Isto é tratar as questões pela rama. Este assunto daria para muitos debates. É necessário estudar o assunto e depois escolher os convidados. E entre estes não se esqueça que estarão os veterinários nas suas várias vertentes. O escolhido, infelizmente também não foi o melhor.Com os fundamentalismos dessa gente dita de defesa dos animais não se chega lá, se bem que possam fazer parte do debate. O que está em causa é a educação das pessoas e a sua integração no meio ambiente, com tudo o que as envolve, incluindo os animais.