23 de dezembro de 2003

SEQUENCIAM-SE GENOMAS!

Responder a este apartado!

Contam-se por dezenas os genomas já sequenciados, entre eles o do Homem e mais recentemente o do cão.
Mesmo para quem aprendeu no Liceu fenómenos da divisão celular (mitose e meiose), que poucos anos depois se vieram a revelar errados, continua a ser surpreendente a forma como os diversos genomas vão sendo sequenciados.
Depois da invenção do fecho éclair nada parece mais simples e semelhante.
Fortemente financiados por empresas multinacionais e capitalistas (regra geral americanos), os consórcios científicos continuam activamente a deslindar as sequências de bases aminadas do ADN de tudo quanto é animal.
As aplicações são diversas, desde a cura do cancro até às múltiplas doenças de natureza genética… desconfio que no futuro bem poderá criar-se uma humanidade emocionalmente padronizada, em função do gosto político vigente, pela selecção "correcta" dos genes.

Será que o Homem lusitano apresenta algumas particularidades genómicas dignas de nota?
Era uma sorte! Passávamos já à acção, através da captação de "fundos comunitários" (estúpida designação que entrou no nosso léxico com uma dinâmica incrível…), no âmbito do quadro comunitário de uniformização genómica (QCVG), naturalmente com versões I, II e III.
Poderíamos passar mais uns anos a viver à custa do Orçamento Comunitário, lamentando o nosso secular atraso genómico, procurando, dessa forma, alcançar os modernos padrões europeus, sempre chorando sobre o leite derramado por Viriato, Afonso Henriques, o Mestre de Avis, e todos os incompetentes antepassados que não souberam "dar aos genes".

Afinal 25% do nosso material genético é partilhado pelo cão… deve ser por isso que nos babamos à visão de um osso e corremos a buscar o pau que nos atiram.

Sem comentários: