25 de novembro de 2008

CIÊNCIA VETERINÁRIA

Continuo a achar que o contributo dos cientistas lusos para o desenvolvimento das Ciências Veterinárias em Portugal deixa muito a desejar.

Os esforços, neste domínio, têm um carácter individualizado e pontual, fruto muito mais do esforço dos poucos cientistas (os que ainda merecem esse nome), regra geral a braços com muita resistência burocrática, e muito pouco por força de iniciativas, estratégias e apoios das Instituições que se dedicam às Ciências Veterinárias.

Recaem particulares responsabilidades na Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (SPCV), cujos esforços se “resumem” à organização de um Congresso de três em três anos e à edição errática de uma revista.

Acredito até que com os meios à disposição, seja enorme o resultado e por isso a crítica não incide naqueles que dirigem a SPCV, mas na atitude acrítica com que se aceita a situação.

Têm responsabilidades as Universidades que tutelam os cursos de Medicina Veterinária e os seus corpos directivos por não romperem com a situação, definindo uma estratégia conveniente.

É deprimente um certo egocentrismo instalado em muitos dos investigadores dessas Universidades, que parecem olhar mais para o espelho onde a sua imagem se reflecte, do que para os trabalhos que dirigem e cujos resultados se esperaria representassem um efectivo valor acrescentado ao investimento que todos fazemos através dos impostos.

Admito andar muito distraído, se for esse o caso contrariem-me com casos reais e concretos, mas não consigo descobrir investigação com aplicação prática à nossa realidade, sendo que a generalidade dos trabalhos tem uma conotação simplesmente académica ou ficam muito aquém das respostas que se esperam, mesmo que a prazo.

Não menos distante deste cenário o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV), agora incluído na super-estrutura do Instituto Nacional de Recursos Biológicos e desde Sexta-Feira passada dirigido pelo Médico Veterinário Nuno Canada… pelo menos já nos faz esquecer o inefável Doutor José Manuel Costa.

Asfixiado por orçamentos pelintras, estruturado por decisões no mínimo duvidosas, mergulhado na habitual formalidade da Administração Pública, em vez de transversal, comunicativo, aberto e de capacidade criativa, o LNIV dobra-se com o peso de anos de frustrada capacidade para acertar o passo e entrar nos trilhos.

Em plena Semana da Ciência e Tecnologia, um dia passado sobre a celebração do Dia Nacional da Cultura Científica, o “Veterinário precisa-se…” agradece informação sobre as iniciativas das instituições científicas, universidades, escolas, associações e museus, ligadas à Medicina Veterinária, que tenham aberto as suas portas ou tenham dado a conhecer as actividades que desenvolvem.

Até a "Google.pt" celebrou...

14 comentários:

Anónimo disse...

Então o NUNO Canada tem cartão do PS ou foi o lÓBI do PS de BEJA que o levou até aí para poupar o MIGUEL MADEIRA da acos...???


Que estatuto de investigador tem esse artolas...é tudo do mesmo saco!!!

Venha alguém por cobro ao saque...

Mas antes este que a esposa do PINA LADEM da "DGB"...

Da SPCV aquilo é um CLUBE de AMIGOS tipo aqueles que há por Lisboa...tipo Elefante Branco(não sou racista, podia ser Preto...), Pantera, ou outro local de feras...

Nunca fizeram nada, agora serviu de sede de Campanha do RR e depois do SS...uma vergonha...entrgue ao BIOestupor e ao tó dos PPorcos...


depois continuo...

@binha

Anónimo disse...

2009 Ano Internacional Do GORILA

Anónimo disse...

Há "investigadores" e Investigadores!

Sempre se afirmará que a Ciência e Investigação é para quem está preparado e tem espírito e não para espíritos menores.

Há muita gente que só usa o epíteto para se pavonear sem que se lhes conheçam trabalhos úteis ao resto da Comunidade tanto cientifica, quanto aquela à custa de quem vivem.

Infelizmente também na produção animal abundam estes espécimes em que toda a atitude e carreira se tem pautado pelo oportunismo, compadrio e inutilidade.

É bem conhecido um que confunde o papel de gerir uma Instituição, com ESPIAR os funcionários através de um sistema de vigilância montado nos seus domínios.

Pobre criatura que tão mal usa os recurso valiosíssimos que tem disponíveis para progresso da nossa Sociedade!

Imbecil, mesquinho e triste espírito este.

Vet@Amante da Investigação

Anónimo disse...

GRAVÍSSIMA ACUSAÇÃO, a ser verídica,por ILEGAL face às garantias da Comissão de Protecção de Dados Pessoais e sobretudo IMORAL face aos padrões civilizacionais que nos compete defender.

Em face de tais acusações é OBRIGAÇÃO DO ACUSADOR utilizar todos os meios legais ao seu dispôr para pôr cobro a tais desmandos.E não vale a desculpa do receio de represálias,pois tais alegações fazem de quem delas usa um covarde cúmplice do/s tiranete/s.

Não neste forum, mas nos adequados,deverá obrigatóriamente defender o espaço de liberdade individual que tão árduamente conquistámos como sociedade.

Certamente que o autoproclamado "amante da investigação" não deseja igualar-se ao "Imbecil, mesquinho e triste espírito", daquele que acusa.

Aguardemos, caso demonstre ser CIDADÃO RESPONSÁVEL, CONTARÁ COM O APOIO E SOLIDARIEDADE DE TODOS E CADA UM DOS DEMAIS AMANTES DA...LIBERDADE!

epires

Anónimo disse...

Não me digas que não sabes?

Oh epires estás a fazer de parvo ou queres fazer de nós parvos?

És o único que não conheces o mesquinho, ignóbil, vergonhoso irresponsável, dissimulado "dirigente"?

Certamente conheces e se não sabes é porque não queres, deixa-te das maiúsculas e vê o que escreves depois de saberes como as coisas realmente se passam.

Eu também soube dessa triste história, incrédulo é certo, mas apareceu pela voz de vários colegas de quem não duvido.

Na EZN( sim, onde se vai realizar o Congresso da Sociedade) procura os pormenores e vais ver como ficas esclarecido.


Vão dizer-te que é por causa da "segurança"( de quem?), há tiques que não enganam.

Vet@esclarecedor

Anónimo disse...

Epires junta-te ao Picó outro vergonhoso da profissão

Anónimo disse...

EPires ..diz a verdade ! gostas destes caldinhos né mermão? hein?! oi?!
nunca vi um tipo tão dissimulado ... mereces mesmo estar na DGV ..ah mereces , mereces ! mas digo-te óh Epires, aproveita a tua pouca ou quase nenhuma vontade para trabalhares .. mas a sério!


vet-que-deixou-de-procurar-a-vanda-para-ir-de-férias

Anónimo disse...

Se o @binha que escreveu o primeiro comentário é Homem que se identifique. A cobardia e o teor de muitos dos comentários que aqui se escrevem ajuda a compreender muitos dos problemas que a Veterinária vive em Portugal. É pena. Porque os posts do autor do blog são bons e a classe beneficiaria com um fórum de discussão leal e construtivo.

Nuno Gaspar

Anónimo disse...

O binha parece ser mulher. Ou então outra coisa. Não se sabe se é uma binha ou um binha. É de sexo indefinido. Tudo indica e sem coluna

Anónimo disse...

Caro/s colegas.
Estou a ouvir a DrªCatalina Pestana (entrevistada por Judite de Sousa).
Salvaguardadas as abissais diferenças de gravidade das situações,a verdade é que as razões que me levam a não nomear quem é acusado sob anonimato decorrem do mero senso comum;não sendo parvo de todo, como generosamente já alguém reconheceu,seria natural que não contribuisse para magnificar uma acusação pessoal,que reputo de grave(repito),quando o acusador não se atreveu a fazê-lo,mesmo sob a impunidade do anonimato...PORQUÊ?

Nem sequer contem comigo para,calhandrar com indagações sobre o assunto ou sobre a identidade, quer de acusador, quer de acusado ...não tenho vocação para a... "investigação".

O ónus da prova compete a quem acusa e espero que,em sede própria,assuma essa responsabilidade.

Edmundo Pires

PS.Agradeço o reparo relativo à abusiva utilizaçãode maiúsculas.

Anónimo disse...

Esse de NUNO GASPAR não é aquele que (está/esteve )no Brazil e faz clínica Veterinária por internet aos criadores Portugueses???


Eu já ouvi a HISTÓRIA...

Será que os Estatutos do RR prevêm que assim se faça???
Os da OMV de Portugal não...ou já há outros...e... ninguém faz nada...

Então o @binha só questiona se o actual director do Ex-LNIV pode ser o ENTERRADOR oficial... Sabemos como são recrutados os Chefes por esta numenclatura,porque ser PROF não é tudo...lembramos alguns: RR(Ramalho Ribeiro, Luís SAcode,Colcha ,Rofeia,O BIchona, o Chispa Ribeiro...é só CROMOS e são Profes...topas

amigo @binha

Anónimo disse...

Quem manda aqui? Ó Sr. Clint, não há uma esfregona e um balde com água nesta casa? Os excrementos vomitados por estes @binhas e estes gorilas espalhados pelo chão exalam um cheiro pútrido, insuportável. Ou prefere mesmo deixar que este seu lugar se trasforme, a pouco e pouco, numa pocilga imunda.

Anónimo disse...

Estes energúmenos quando a coisa não lhes interessa ....Zás, venha a limpeza...noutros tempos foi assim ...era levar da PIDE...dos chuis...agora não...fizeste MERDA...toma...levas com o POVO encima...

Que santo do catano...Hã...

Anónimo disse...

2009 ano internacional do gorila