5 de novembro de 2008

PROFETAS DA DESGRAÇA

1. Em 22 de Janeiro de 2008 em Mudam-se os tempos… afirmava:
“…Embora “chegada à zona centro”, continua a maior parte desta área e da zona Norte fora daquelas restrições… com as alterações ecológicas e o respectivo impacto na vida dos Culicoides prevejo alterações a este cenário… surpreendentemente ainda antes da Primavera.”

Tal “especulação” esteve na origem na troca de impressões com a colega Vet@sanitarista que culminou em aposta a que se reportou o post Dia de Equinócio

Eram tudo conjecturas… de facto eram conjecturas baseadas em elementos colhidos aqui e ali conforme na altura argumentei…

Com a devida vénia reproduzo um dos comentários:

“Ter SENSO!
Qual a diferença entre o "senso" e a "especulação" que os profetas da desgraça apregoam?
Neste caso da LA nenhuma, conjecturas sobre a evolução climática, não justificam nesta altura( pelo contrário, com as temperaturas a limitarem a actividade do hospedeiro), qualquer prognóstico para a primavera.
Insisto não tem qualquer sentido e de epidemiologia só se for da especulação e cá estaremos para verificar.
Vet@Sanitarista
23 de Janeiro de 2008 13:04”

2. Em 3 de Novembro de 2008 no Edital nº 21 da Direcção-Geral de Veterinária dedicado à Febre Catarral Ovina: “…Foi detectada evidência de circulação do serótipo 1 do vírus da língua azul em zona livre, numa exploração do concelho de Chaves, tendo simultaneamente sido comunicada uma suspeita da presença deste vírus numa exploração do concelho de Celorico de Basto.”

Sem comentários!...

7 comentários:

Anónimo disse...

Cá metem II

vamos lá recordar algumas coisas porque a falta de memória ou o "esquecimento" podem enganar-nos:

1- O que o Clint disse:"...
bluetongue March 2008

Enquanto isso a Lusitânia (já meia “azul”) ameaça pintalgar-se de vermelho, ou mesmo tornar-se mais azul como aqui vaticinei… e disse antes de chegar a Primavera, que hoje começa lá para o fim da tarde…

Dará para ganhar a aposta vet@sanitarista? Em boa verdade sei que não, mas apelo à sua paciência… é qu’isto de análises laboratoriais tem os seus timings…

Pareceu a Clint às 12:13"


2- O que escrevi então em resposta :
"Cá me tem!

A dizer que a sua "ciência" é igual à do Ministro Silva que aproveita a tinta vermelha( do norte da Europa) para marcar pontos cá no cantinho à beira mar plantado.

O que disse e mantenho é que não tem a LA do nosso país( recordo-lhe que foi o que discutimos) a ver com a incidência de outros subtipos mais a norte ou a leste.

Com especulações como esta em qualquer primavera comece hoje, amanhã, para o ano que vem, chegará sempre...a última esteve cá há mais de 50 anos e esta já cá está há pelo menos 4!

Se quer almoçar não me importo de o acompanhar, mas assim, Ciência em apostas ,é uma coisa lúdica.. o que me parece entrar no domínio dos palpites, que francamente nem no euromilhões valem grande coisa.

Vet@Sanitarista
20 de Março de 2008 17:57"


3- Ora deduz-se que pelo que agora refere que nessa altura(?) estariam a decorrer análises ou não?
Quer dizer que já havia suspeitas!
Errado, nem uma coisa nem outra!

4-O que o edital de 3 de Novembro também refere " ...Existe em Portugal circulação dos serótipos 4 e 1 do vírus da língua azul, desde Novembro de 2004 e Setembro de 2007 respectivamente.
Foi detectada evidência de circulação do serótipo 1 do vírus da língua azul em zona livre, numa exploração do concelho de Chaves, tendo simultaneamente sido comunicada uma suspeita da presença deste vírus numa exploração do concelho de Celorico de Basto."


5- E o que o País comunicou à OIE


6- Portanto epidemiologicamente não tinham qualquer razão os seus palpites já que no tempo que definiu( a Primavera), dizia a 22 de Janeiro de 2008( muito antes de ela começar):

"Embora “chegada à zona centro”, continua a maior parte desta área e da zona Norte fora daquelas restrições… com as alterações ecológicas e o respectivo impacto na vida dos Culicoides prevejo alterações a este cenário… surpreendentemente ainda antes da Primavera.

A sua Primavera não dura o ano inteiro, pois não?!

Agora digo eu ...SEM COMENTÁRIOS!

Vet@Sanitarista

Clint disse...

Viva Vet@sanitarista

Não vale a pena “cobrar” a minha pobre memória, o que está escrito, está escrito, para quem quiser ler... aliás, eu próprio, em Março passado, assumi ter perdido a aposta e por isso postei o Dia de Equinócio

Mas a minha antevisão (a discussão sobre os factos em que me baseei fica para outra altura) só pecou pelo excesso: previ que aconteceria antes de 22 de Março… afinal demorou até Outubro (data do diagnóstico clínico em Chaves)…

1. A Lusitânia ameaça pintalgar-se de vermelho, ou mesmo tornar-se mais azul… foi o que disse e confirmou-se… está toda azul! O vermelho virá a seguir! (O Director Geral sabe disso, razão por que tomou a iniciativa de criar o respectivo banco de vacinas – serotipo 8).

2. O fundamento baseado em casos serológicos mantém-se! Quantos casos de serologia ocorreram na zona livre durante 2008? VÁRIOS! E quantos continuam a ocorrer?

3. Claro que serologias positivas não são casos de Febre Catarral Ovina (até porque foram em bovinos) e até podem ser o reflexo da vacinação em curso… mas isso é que não está esclarecido! Gostava de ver os Inquéritos Epidemiológicos (a forma como são conduzidos é outro tema muito interessante).
É que os casos serológicos são precisamente alertas, senão explique-me porque é que na zona livre se faziam despistes “aleatórios”?

4. As análises a que me referi diziam respeito apenas à detecção de casos serológicos em bovinos, mal investigados pelos Serviços Veterinários… quando tudo aconselhava prudência e indiciava a possibilidade de ocorrência de casos na zona livre (fruto precisamente do esquema de vigilância montado) os Serviços Veterinários continuaram a assumir uma atitude muito confortável relativamente à zona Norte e Centro do país… notório para quem esteve no Colóquio Internacional sobre o assunto na Faculdade de Medicina Veterinária em Lisboa.

5. A Primavera não dura o ano inteiro (mas que as condições climatéricas este ano foram sui generis não é menos verdade)… a minha epidemiologia até pode ser duvidosa… mas as minhas conjecturas confirmaram-se e infelizmente não foi só por sorte de jogador (qu’a esse nível sou uma tumba)!

Afinal jantamos ou não jantamos?

Anónimo disse...

Andam a dormir ou bebem m****?????


Quando aparece uma suspeita os vets dos serviços ficam logo lixados(quando os há!!!!)

Mesmo com o prace e o simplex os gajos não querem fazer nada...


ainda vai ser pior quando acabarem com a DG"B"


anti -culicoide

Anónimo disse...

bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzbz
bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
bzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz


culicóide nortenho

Anónimo disse...

O todo poderoso

Pina laden,também dito pina daFonseca, membro da OMV,com estatuto de SUSPENSO por falta de pagamento das quotas,membro 626(?),e esposa,

Como se podem levar estes sanitaristas de BOLSO a sério???

Anda tudo louco...

pobre DG"B"...

O tal BIEIRA, afinal, o tempo dá-lhe razão...

avirulento@virurápido

Anónimo disse...

suspeição :todos os gajos e gajas da DGB têm língua azul !pode-se pedir um sequestro ?

Vet-que-encontrou-a-tal-Vanda-no-T0-e-pimba-nela!

Anónimo disse...

O descrente tomou posse...

Não canta fado...não encanta...
não faz rimas...nem quadras...
mas tomou posse...

De doenças não entende...
de outras coisa também não...
Discursar não é com ele...
mas os espíritos santos de orelha
já o deixaram caír...

fizeram-lhe o programa eleitoral...
o sitío da net mais o texto...
foi chamado á razão...
mas de discursos não percebe...
e de protocolo também não...

não podemos deixar o pobre homem...
entregue ao desgraçado destino...
ao menos convencer o Conde...
para mestre de acompanhamento...

Doze meses passam depressa...
estou a vê-lo passar à Assembleia
O desliza a partir...
O RR com o tó dos porcos ...
o poder assaltar...

versos@populares