22 de março de 2009

AINDA POR CIMA...

Como se não bastassem as dificuldades a que aludi no post anterior a situação na Organização de Produtores Pecuários (OPP) de Montalegre não é nada famosa.

A Médica Veterinária Coordenadora da OPP rescindiu o contrato, por justa causa, perante a falta de pagamento do respectivo salário... a rescisão foi decidida a seu favor recebendo por isso a respectiva indemnização.

Tal como refere o comunicado do Sindicato da Agricultura, Alimentação e Alimentação (SETAA), os técnicos da OPP “Não recebem os seus parcos salários, desde o mês de Setembro de 2008, nem os respectivos subsídio de férias e de Natal, apesar da OPP ser subvencionada com largas dezenas de milhares de euros por ano, para o pagamento destas despesas de recursos humanos e outras inerentes a esta função. Além disso, só em 2008, recebeu, também para esta actividade mais de 250.000 € da própria Câmara Municipal, a título de subsídio de apoio ao mundo rural.

E acrescenta o mesmo comunicado: “O Presidente da Cooperativa, José Justo [JJ], é o responsável directo por esta situação, a que também não são alheios, nem os restantes membros do corpo directivo da mesma, nem os próprios agricultores cooperantes/beneficiários, que estão ‘isentos’ pela sua própria cooperativa, de pagarem a sua quota anual de sócios da OPP, (12,5 € por animal), recaindo assim todo o ónus na falta de pagamento dos salários dos trabalhadores.

Porque razão chamam a uma organização deste tipo Cooperativa?

Se os Serviços Veterinários já não protocolaram serviços com a “Cooperativa” no ano transacto (por a mesma não ter regularizadas as prestações à Segurança Social e ao Fisco), porque razão foi a recente campanha de vacinação contra a Língua Azul adjudicada aquela entidade?... que, ainda por cima, há sete meses não paga salários os seus quadros técnicos?

JJ, nega que haja descontentamento (pois... os do SETAA inventam... a Médica Veterinária Coordenadora rescindiu por justa causa, mas estava contentíssima): “Os funcionários têm conhecimento da realidade. São tão bons funcionários como os melhores do mundo. E eles próprios estão muito empenhados em resolver a situação”... como trabalhar de borla!
Afirmou mesmo, a fazer fé na notícia do Diário de Trás-os-Montes, que a culpa era da “economia global”... sem comentários!... (mas que deixou o pessoal da redacção do “Veterinário precisa-se...” a rir a bandeiras despregadas, deixou!)
Não queremos ter uma Cooperativa rica, e agricultores de tanga, temos feito tudo por eles”, disse JJ... os funcionários que fiquem de tanga!... dizemos nós!

Num cenário em que os programas de controlo e erradicação das doenças dos animais já não são muito favoráveis a sustentar um efectiva realização das acções e com a qualidade desejada, ainda por cima, é nas regiões de minifúndio e de montanha que o sector é brindado com Organizações dirigidas de forma medíocre, com a benção ou pelo menos o encolher de ombros da Administração Veterinária.

post scriptum 1 - foto de JJ amavelmente “roubada” ao www.diariodetrasosmontes.com.
post scriptum 2 - notícias, não confirmadas, chegadas à nossa redacção, garantem que as verbas relativas à vacinação contra a Língua Azul, se destinam a suportar a indemnização à Médica Veterinária Coordenadora.
post scriptum 3 - sublinhados e destaques nossos.

5 comentários:

Anónimo disse...

O que acabo de lêr e que tenho a certeza que é verdade é um verdadeiro escândalo e uma ilegalidade que dispensa alegação e prova... de há muitos anos a esta parte que este e outros "grandes timoneiros" que se assenhorearam dos ADS/OPPs, PÚBLICA e NOTÓRIAMENTE, se permitem todas as diatribes com as SUBVENÇÕES PÚBLICAS ,pelo menos aparentemente , com o BENEPLÁCITO ou, pelo menos,a atitude de "assobiar para o lado" da AUTORIDADE SANITÁRIA VETERINÁRIA NACIONAL.

INFELIZMENTE, a estas práticas, estão associados alguns interesses individuais e mesquinhos de COLEGAS,que todos conhecem sendo portanto desnecessário enumerar.

Quem tem dívidas ao fisco ou à segurança social, pura e simplesmente, não pode protocolar com o Estado quaiquer "contratos" que impliquem subvenções deste.
Exceptuam-se "acordos" de regularização das dívidas...naturalmente.

Congratulo-me com o desfecho do processo da colega que rescindiu por justa causa...que costitua exemplo para outros nas mesmas situações.

Anónimo disse...

Vergonhosa injustiça para com um justo como o justíssimo Justo.

Sejamos justos com o grande timoneiro!

Já não haverá justiça?

Anónimo disse...

E há mais...



Daqui a um anito mais coisa menos coisa ,isto vai ficar PRETO...

É só golpes, o tal de PINA LADEM lá na "DGB" tem de ser chamado á liça...mais o amigalhaço o Barão de agrião...e a JUJU!!!


O Jaimito já está informado destas trapacisses todas mais o SRDr Vieira!!!e eles querem ganhar as eleições!!!daqui para a frente só toca guitarra quem tiver unhas...

Fora as finanças e a segurança social...venha a justiça!!!

Anónimo disse...

Será que li bem?

Foi o SETAA que denunciou a irregularidade?

Já não falo sequer na Ordem, porque não vale a pena contar com essas anedotas que por lá andam!

Então os veterinários não têm um Sindicato?

E não existe alguém em Trás-os-Montes que o informe?

Nem delegado sindical, nem vice-presidente da A geral?

Devem estar "peados" por algo que mais ninguém conhece.

É uma VERGONHA!

Vet@um_dos_que_vos_topa

Anónimo disse...

Caro Vet@um_dos_que_vos_topa.

Você deve ser,ou esquecido ou muito jóvem.

A "unicidade sindical" foi rechassada pelo mundo do trabalho em 1975.

Mesmo assim, ao contrário de muitas outras profissões a NOSSA manteve-se fiel a um único sindicato nacional e apartidário.

Com clarividencia assinalável, mesmo os colegas simpatizantes da CDE e do PCP organizados no então chamado GRUPO dos VETERINÁRIOS DEMOCRATAS (que não eram tão poucos como isso)DELIBERARAM, EM ASEMBLEIA EXPRESSAMENTE CONVOCADA PARA O EFEITO, MANTER-SE INTEGRADOS NO SNMV.

MAS, O SINDICALISMO É LIVRE POR CONSAGRAÇÃO CONTITUCIONAL, LOGO;qualquer colega escolhe, livre e conscientemente, em que organização sindical se deve filiar.

As vitórias de um qualquer colega associado de um qualquer sindicato só pode ser por nós saudado com entusiasmo.

O SNMV tem igualmente as suas vitórias e, naturalmente, derrotas.Será quiçá pouco dado à propaganda e a triunfalismos! Assim pensam muitos colegas, TALVEZ COM RAZÃO,mas,será a vontade dos associados a determinar, em última instancia, qual a PRAXIS que deseja imprimir à NOSSA ORGANIZAÇÃO SINDICAL de CLASSE!

Os colegas que ao Sindicato recorreram que se manifestem,caso assim o entendam.

De uma coisa não pode o SNMV ser acusado...de "vender ilusões e praticar charlatanice" para com os MÉDICOS VETERINÁRIOS, ASSOCIADOS OU NÃO.
É UMA MAIS VALIA DE QUE É CREDOR!
E O/S ADVERSÁRIO/S.... SABEM-NO BEM.

Edmundo Pires