27 de março de 2009

É SÓ SAÚDE!

A Comissão Europeia, em cooperação com a Federação dos Veterinários da Europa (FVE), como aqui foi referido, desencadeou uma campanha de promoção e divulgação da política europeia para a saúde animal que tem como objecto central o princípio: Humanos + Animais = Uma só saúde.

O material de campanha é este.

Pela natureza da iniciativa sempre esperei que, em cada país, Serviços Veterinários Oficiais e Associações representantes dos Médicos Veterinários (na Lusitânia, a Ordem), repercutissem os efeitos da mesma e em estreita colaboração (ou pelo menos coordenação) promovessem e divulgassem aquele material de campanha e respectivos eventos associados.

Enganei-me!

Depois da medíocre (e descoordenada) celebração da “Semana Veterinária” e da desastrosa promoção no sítio da Direcção-Geral de Veterinária, só faltava o total desinteresse e descoordenação das actividades subsequentes.

Os Médicos Veterinários desconhecem o que foi a “Semana Veterinária”, como desconhecem o impacto da nova política europeia na sua actividade.

Foi entretanto distribuído o calendário para 2009, segundo critérios desconhecidos (provavelmente não foram definidos) e que se enxertam na forma anódina como o anterior Conselho Directivo (CD) da Ordem e os actuais inquilinos (por pouco tempo) da Gomes Freire, promoveram o processo de transição de funções.

Assim, todos os contactos estabelecidos anteriormente pela Ordem com a Comissão Europeia não mereceram do actual CD grande interesse. O material de campanha foi solicitado de acordo com critérios que talvez só o anterior Bastonário conheça e sem que os Conselho Regionais tivessem sido envolvidos no processo (foram aliás surpreendidos com decisões tomadas de que foram informados só quando se tornou inevitável).

Foram assim distribuídos milhares de calendários sem se perceber com que critério e quais as vantagens para os Médicos Veterinários, exceptuando talvez o caso do Conselho Regional do Norte.

Parece que, embora só avisado à última da hora, assumiu nas suas mãos a distribuição dos exemplares contando com a participação dos Médicos Veterinários Coordenadores das Organizações de Produtores Pecuários, para que os fizessem chegar a outros colegas, criadores, pecuaristas e Médicos de Saúde Pública.

Pelo menos, neste caso, não se terá perdido o impacto da iniciativa ou deixado de sublinhar o significado da mesma, como aliás pode ter acontecido aqui e ali junto de organizações “privilegiadas” pelo anterior CD.

1 comentário:

Anónimo disse...

ESTA GENTE NÃO PERCEBE NADA...SÃO IGNORANTES, INOPERANTES....ABÚLICOS...




FORA COM ELES....


MESMO APOIADOS PELOS "RABICHAS" DA FACULDADE SÃO NADA....



FORA COM ELES...