17 de março de 2009

EXAME ANUAL

Se entre os leitores deste cantinho está algum Director Clínico de Centro de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV), gostava que partilhasse connosco (caso tenha esses dados disponíveis), a percentagem de clientes (cães e gatos) que se apresenta à consulta todos os anos apenas para exame de rotina, mesmo que (ou sobretudo) se associado à vacinação anual contra a raiva e/ou outras.

Parece-me de elementar acuidade conhecer não só aquela estatística como também a forma como ela varia em tempos de crise. Previsivelmente, segundo me dizem muitos colegas clínicos de animais de companhia, o ano de 2009 vai registar um decréscimo na procura dos serviços Médico-Veterinários... é que em tempos de crise o orçamento familiar sacrifica, em primeiro lugar, as despesas não essenciais.

Duvido desta conclusão pois conheço casos em que o animal de companhia é tudo menos considerado não essencial, de qualquer forma não vale apenas ficar para aqui a expressar convicções, bom mesmo seria suportar uma ou outra perspectiva em estatísticas concretas.

Julgo já aqui ter trazido este tema, aliás recorrente entre Médicos Veterinários, em particular os que se dedicam à Prática Clínica em animais de companhia: consulta anual de rotina versus protocolo vacinal.

Infelizmente a visita de rotina foi “confundida”, ao longo do tempo, com a prática de aplicação de vacinas, e a sua obrigatoriedade anual, e por isso, todos os aspectos não menos importantes dessa rotina (exame do estado geral, desparasitação baseada em controlo laboratorial, exames laboratoriais de rotina -sangue, fezes, urina...-, recomendação sobre alimentação, etc. etc.) têm sido colocados para segundo plano.

Aqui se joga uma questão capital na evolução qualitativa dos cuidados de Saúde prestados pelos CAMV. A percepção, por parte dos donos e detectores de cães e gatos (sobretudo), que a visita anual ao Médico Veterinário é essencial (baseado nos aspectos técnicos decorrentes dessa visita) e quais os custos que lhe poderão estar associados.

Pena que a Ordem dos Médicos Veterinários, com a colaboração da Associação Veterinária do sector, não tenha já reflectido sobre o tema e produzido documento de trabalho sobre o assunto. Quando tanto se fala e destaca a política europeia para a Saúde Animal: “prevenir é melhor que remediar”, nada mais adequado que trazer este assunto à liça.

É urgente que os embriões dos Colégios de Especialidade, com serenidade e bom senso, comecem a trabalhar, nesta e noutras matérias, há pareceres que são urgentes.

4 comentários:

Anónimo disse...

Colegas!

Algum de vós me sabe explicar a nova oferta de Hill's ao seus clientes de um vale de 5 euros para descontar em serviços veterinários? Ainda o ano passado andámos às turras com outros xicos-espertos e agora vêm estes?
Quem manda na minha clínica ainda sou eu, não?

Anónimo disse...

Estas e outras praticas ditas de mercado são a sepultura da prática clímica como a conhecemos.
Infelizmente são cada vez mais utilizadas aqui e em todo o mundo.
E não é só na area dos alimentos dieteticos, toda a industria farmaceutica as pratica sem qualquer parcimónia.
A questão é como regulamentar isto uma vez que qualquer medida proibicionista está votada ao fracasso e induz a clandestinidade.
Á consideração de quem possa teruma ideia.
Para não dispersar do assunto que o Clint levantou tambem acho que vai sendo tempo de nos organizarmos para o estudo sério das questões que afectam o nosso futuro criando um gabinete de estudos de mercado como hoje existe em qualquer actividade de prestação de serviços,sejam eles quais forem.
Mas que esteja ao serviço da profissão em exercício o que exclui a CESA da APIFARMA,que se orienta naturalmente para os interesses da industria que só em parte são comuns com os nossos.
Sigamos o exemplo do SNVEL de França.
Procurem no google vale bem a pena.

Clinico já quase retirado.

Anónimo disse...

na minha clínica,
60% são só exames de rotina ,
30% de DND(doenças não diagnosticadas)
10% vacinações "pur"

é um bom resultado não?????


Será gente muito boa a vir cá!!!!!


Não me queixo mesmo nesta época de crise, porque tenho crescimentos de 10% , aos exames de rotina....e bem pagos!!!!!!!!!!!!(valores estimados acima das concorências,acima dos da ordem e sindicato.)


Não sou sócio dessa coisa do Vieira Golpes....sobra mais para mim e para a filantropia dos animais da minha região!!!!!!!!

Posso dar a receita:ser competente...credível...solidário...


(podem usar o mesmo método!!!!)

Anónimo disse...

Realmente a clinica do colega do comentário anterior é um caso de sucesso ÚNICO, pois pelo que tenho visto, e tb sou director de um CAMV, a procura infelizmente tem baixado. Tem este boas razões para vir aqui se pavonear sem dúvida.
E mais baixarão as visitas anuais se cessar a vacinação anual, quer a da Raiva caso não seja obrigatória quer as restantes se se passar a vacinar de 3 em 3 anos.
Anualmente tenho 50% de vacinas e 50% de consultas, e não me lixem que conforme pretendem mudar os esquemas vacinais, pior ficará!