29 de outubro de 2004

"LÍNGUA AZUL EM FUNDO ESCURO"

O colega Fernando Estrella e Silva perdoar-me-á por abusivamente dar a este posto título do trabalho que em Novembro de 1956 (a brincar quase lá vai meio século), submeteu à então Direcção-Geral dos Serviços Pecuários, para o concurso de Literatura Veterinária.

Vêm a efeméride a propósito da recente ocorrência de língua azul no Alentejo e das habituais subsequentes medidas urgentes da actual Direcção-Geral de Veterinária.

Salvaguardadas as devidas distâncias, afinal a DGV já nem promove qualquer concurso... nem produz pareceres como aquele com que injustamente foi "brindado" o trabalho do Dr. Estrella e Silva... ao invés mantém uma supina distância dos profissionais, tomando decisões cada vez mais de gabinete... parece-me da mais elementar oportunidade recordar um trabalho que deveria ser de leitura obrigatória para todos os estudantes de Medicina Veterinária e já agora para todos os assistentes e professores da arte que por aí pululam.

O sentido ético, científico, deontológico e até estético do trabalho merece uma reedição. Se a Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias não puder ou não quiser, espera-se que do Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários ou da Ordem dos Médicos Veterinários haja uma reacção.

O grande "problema" é que a obra continua actual... actualíssima, veja-se a falta de integridade intelectual emergente em reuniões científicas como no fim-de-semana passado...

Sem comentários: