Aqui divulguei, logo que soube (ontem), o blog da Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM) tendo imediatamente antevisto a polémica que o mesmo iria suscitar, pelo menos aqui na redacção do “Veterinário precisa-se...”
A colega Ana Elisa divulga hoje uma carta aberta, aparentemente dirigida a diferentes grupos políticos em que têm assento deputados lusos.
Confesso que tive imediatamente alguma dificuldade em prosseguir a leitura, por várias razões.
Primeiro por não entender a quem se dirigia a carta, mesmo sendo aberta (ou pública) ou seja, que vários eurodeputados manifestaram o interesse nas propostas da ANVETEM?
Segundo, por imediatamente não antecipar a pretensão da iniciativa. Não que a ANVETEM não tenha o direito de escrever a quem bem quiser, mas por me parecer desajustado que aspectos de natureza profissional e formal não sejam defendidos por quem tem a representação institucional da profissão.
Se dúvidas houvesse ficavam logo dissipadas no primeiro parágrafo.
A ANVETEM assume-se como interlocutora com os serviços veterinários, não só sobre o estatuto do Médico Veterinário Municipal (MVM), mas também relativamente a animais de companhia.
A ANVETEM, sublinho, tem todo o direito de escrever e defender as posições que entender, o que não pode é assumir o papel de representante da profissão, porque o não é. A situação é sob o ponto de vista ético tão mais problemática quanto a subscritora daquela posição é membro do Conselho Directivo da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV).
O que diz sobre isto o Bastonário da OMV? Nada? Espero que pelo menos não aplauda numa tácita delegação de poderes. Mesmo considerando que a OMV não está a desempenhar o seu papel da forma que eu desejaria que o fizesse, nada dá o direito que terceiros façam bypass à sua intervenção.
E o que pensam sobre isto, já agora, todos os restantes membros da Direcção da ANVETEM? As colegas Filomena Ramalho e Maria Antónia Rosa estão de acordo com o processo seguido? (o conteúdo não está em causa). Ficaria admirado, confesso!
Muito mal vamos quando as diversas associações começam a agir sem se saber colocar no seu lugar e no seu papel, porque daí advém a anarquia e pior do que isso, o aproveitamento de uns quantos (muitas vezes colocados politicamente) da falta de união e ausência de regras.
Depois há questões de natureza formal de total vacuidade.
Só por interpretação bacoca do significado de lobi, se pode crer que os eurodeputados têm alguma intervenção directa no processo legislativo exclusivamente nacional.
Também, apenas por inocência, se pode acreditar ser “A perspectiva Europeia dos Eurodeputados, mais abrangente, mais perspectivada, mais informada...”, que nos vai ajudar a resolver os problemas de protecção dos animais ou que esses se resolvem exclusivamente por via jurídica.
Para que fique claro e não venham os colegas Municipais esconjurar o Conselho de Administração do “Veterinário precisa-se...” (demissionário): Não estou contra as propostas da ANVETEM, confesso até não conhecer aquelas que são referidas, mas não concordo com a forma como estão a conduzir o processo.
Se se justifica uma intervenção junto dos deputados do PE, essa intervenção deverá ser promovida em consonância com a OMV e a Federação dos Veterinários da Europa (FVE). Note-se a substância: consonância! Não quer dizer que a ANVETEM não escreva a quem quiser sobre este e outros assuntos, mas em harmonia, acordo, concordância, com a OMV e a FVE.
Afinal a profissão a nível da Europa está representada em Bruxelas e o lobi exercido pela FVE. Não assegurar que o processo seja este é condenar a profissão em Portugal à divisão e ao fracasso.
Aplaudo até a capacidade de iniciativa e a disponibilidade da presidente da ANVETEM, mas isso só não chega, falta definir uma estratégia que indique qual o rumo a tomar.
post scriptum 1 - importante que o assunto não seja sub-relevado? Não percebi... só se é uma onda T invertida...
post scriptum 2 - a perspectiva Europeia dos Eurodeputados é mais perspectivada? Também não percebi!
post scriptum 3 - padrões mais penalizadores de alguém? Se percebi não conheço o adjectivo...
post scriptum 4 - afinal como se designa a Associação? ...dos Municípios ou Municipais?
21 de março de 2009
MUITA TUSA E POUCO RUMO
Pareceu a Clint às 17:09
9 comentários:
Esta Anedota!
A Drª Ana Elisa, distinta acompanhante do SS no CD da Ordem, mandou às malvas a colaboração anunciada e tão propalada entre as associações .
Só alguém com a falta de senso e inteligência como essa TONTA, que fala em nome pessoal, poderia fazer tamanhas confusão e disparates!
Os Colegas MUNICIPAIS não mereciam isto e estão provavelmente a pensar no azar duplo que lhes caiu em cima.
Como MVM a essa Drª já tem na CM de Peniche e nas limítrofes, onde ninguém a respeita, o epíteto da drª ANEDOTA!
Vet@Um_dos_que_vos_topa
Ah ah.. parece-me que sabes muito seu TONTO. Estar sentado no escuro fica mais facil sem duvida. Larga a dor de coto!
Caro Vet@Um_dos_que_vos_topa
A opinião expressa deixou claro não estarem sequer em causa os fundamentos da ANVETEM, mas a forma seguida por achar estrategicamente má para a profissão.
Vêm o meu amigo transportar-se para o domínio do juízo de carácter de quem eventualmente terá tido a ideia de escrever a carta da ANVETEM.
Mesmo tendo já aqui ter trazido, num episódio que veio a público, um caso em que a colega MVM de Peniche meteu os pés pelas mãos (na minha opinião) e por isso não ter dado a melhor imagem da profissão, não posso aceitar a sua forma de expressão.
É que processos de intenção ou juízos de carácter não conduzem a nada de positivo.
Porque razão não cria um blog, por exemplo www.um_dos_vos_toma.blogspot.com e aí destila, espreme, farina, esmiuça os seus azedumes.
O que faz o Clint tomar esta decisão? A situação de insolubilidade na gestão deste sítio, com uma Comissão de Gestão que nada faz e compromete o futuro.
O poder está agora na mão de uma Comissão de Trabalhadores e numa Comissão de Redacção ad hoc.
Neste cenário era o mínimo que poderia fazer, manifestar a minha indignação pelas suas arrazoadas sentenças... e supino desprezo por opiniões de terceiros.
Hufff... tinha esta atravessada há anos!
Como era previsível isto já está a descambar!!!
E aindA VAI FICAR PIOR.
Estava visto que colegas há que não sabem distinguir os limites das suas funções nem os limites do papel de cada organização.
É preceso ter equilibrio para actuar equilibrado.
A Caixa Geral de Desacreditados vai intervir directamente na gestão deste blog em dificuldades.
Ficam assegurados todos os post críticos;os utentes poderão comentar e deliciar-se com a tragicomédia que se vive na profissão.
Assegura-se o presente , o futuro bem como o passado.As entidades restantes que hercúleamente suportaram o prejuízo da coisa vão ser recompensadas.
Dentro de algum tempo depois de ouvidas serão chamadas a decidir!!!
A linha editorial pode ter de ser martelada ao gosto do senhor SS e Dra AElisa. O Vgolpes nada risca para este negócio!!!O Bastonário dos Enfermeiros Veterinários o Prof Brito, não quer chatisses,o dos atns anda obsecado com o Déficit e a sede, não quer mais coisas.
2009 Ano Internacional do GORILA
Não será mais...
muita tusa... e ...
pouca truca-truca...
quem sabe se era a solução!!!
Ei Ana você aí que diz???
DEIXEM-se de BUCOLISMOS isto precisa volta...
PARAQUEDISTAS só em tancos!!!
Estes da Ordem parecem Americanos em BAGDADE!!!
PÔ..................
Concordo com a opinião do CLint, e isto não acontece muitas vezes! Sou Municipal e fico orgulhoso de agora todos conhecerem uma Associação que parece que saíu da clandestinidade, gerida por agentes interesseiros... no entanto, gostava de ver mais reuniões e mais decisões conjuntas antes de mandar estas "pérolas" para o ar a ver se chove.
Mais uma vez caro clint, os comentários aqui colocados quer pelo "que-vos-topa" (nitidamente um frustado) e o suíno do ultimo post desprestigiam o teu blog, pelo que sou a favor de moderação dos comentários, pelo menos de alguns!!
vai-te...
Vocês vão aos Congressos e notam-se bem as vossas invejas e ignorâncias! nem sabem o que os MVMs fazem! Criticar é fácil!!
Quando se é corrido da Europa e se vem pras reuniões pra dar nas vistas.......
É triste ao que chega a classe!!
Enviar um comentário