19 de março de 2009

SIRA OU SICAFE



Existem em Portugal duas bases de dados para cães. Uma com mais história, gerida pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) e outra mais recente gerida pela Direcção-Geral de Veterinária (DGV).

O primeiro, o SIRA, Sistema de Identificação e Registro de Animais, permite com mais facilidade a pesquisa do animal perdido; a base de dados foi aliás concebida para esse efeito.
O segundo, o SICAFE, Sistema de Identificação de Caninos e Felinos, com uma concepção mais voltada para o registo oficial dos animais.

O SIRA conta sobretudo com a colaboração directa dos Médicos Veterinários e dos Centros de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV), sustentando-se por isso exclusivamente nos Centros como local de acesso à base de dados.

O SICAFE conta sobretudo com as obrigações legais do proprietário dos animais, sustentando-se no registo nas Juntas de Freguesia (a grande maioria das quais não tem nem meios, nem vocação para o melhor desempenho), como ponto de acesso à base de dados.

Nada como um país pequeno para a coabitação de duas bases de dados semelhantes... em programa televisivo recente as razões de uma e outra das entidades gestoras. Não deixa de ser curioso que de um lado apareça um Veterinário (Bruno Rolo) a invocar as virtudes da base SIRA e do outro uma jurista (Drª. Maria Julieta Santos) a referir as características da base SICAFE.

A evolução desejável é que exista uma única base de dados (nem se percebe porque razão não foi oficializada a base desenvolvida pelo Sindicato), sustentada nos CAMV (igualmente não se vislumbra o registo baseado na Junta de Freguesia), permitindo a rápida e eficaz referenciação dos animais.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu também quero uma base de dados minha...PORRA !!!


Só a juju é que tem direito???

Anónimo disse...

É o que dá o velho lema portuguezinho de todos querem averbatar os possíveis tachos.
O SNMV para mostrar que ainda tem utilidade... larga essa bosta pô!
A base de dados deve ser pública e única.

Anónimo disse...

Andas muito atrasado ó Clint, este tema já foi abordado no blog da anvetem há mais de duas semanas, logo que a reportagem saiu na SIC

http://anvetem.blogspot.com/2009/03/polemica-em-torno-das-bases-de-dados.html

Anónimo disse...

ah, então juju é o nick-name...mais uma para a sala de troféus...
...só é pena que uma classe profissional inteira tenha também que apanhar com ela

Clint disse...

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO "VETERINÁRIO PRECISA-SE..." DEMITE-SE EM BLOCO.

Afinal outro blog já tinha divulgado o video... aliás a SIC já tinha divulgado o video, da SIC...

O presidente do Conselho de Administração afirmou que perante esta situação não restava outra saída senão a demissão...

Contudo um dos vogais do Conselho afirmou... "o "Veterinário precisa-se..." destacou o facto de existirem duas bases de dados, sublinhado algumas características de uma e outra, enquanto que o outro sítio se limita a divulgar o referido video... não vejo onde está o atraso... com ou sem video o post sublinha a incongruência e opina sobre a evolução lógica que deverá ser promovida."

Este blog estará a ser transitoriamente gerido por uma Comissão de Gestão ad hoc

Anónimo disse...

Ainda bem que se dá a mão à palmatória, é raro e por isso mesmo louvável.

Oh Clint, já agora segundo se diz parece que a base de dados do Sindicato(SIRA) não foi negociada convenientemente com o Ministério,nem dadas garantias do seu acesso nacional.

Não faz qualquer sentido e mais tarde ou mais cedo terá de ser modificado o funcionamento. Deve passar pela valorização dos veterinários( afinal são eles que vacinam, quando vacinam).

Porque não começar o Sindicato e a Ordem a lançar essas conversas ou tem medo?

Não vale a pena resmungar e ficar cada um na sua.

É uma questão de inteligência e de profissionalismo. Avancem!

Sovet

Clint disse...

Caro Sovet,

O que se diz não sei. Sei que duas bases dados para os mesmos dados e o mesmo universo não faz sentido.

Sendo assim só um evolução parece saudável... a conjugação das duas aproveitando as vantagens mútuas.

No caso, parece-me que a rede SIRA, tendo os CAMV como pontos de recolha de dados (e porque não no futuro próximo com terminais de consulta e inserção de dados) e a busca dos animais extraviados como grande objectivo, e a rede SICAFE com a componente Oficial, incluindo o acesso dos Serviços Veterinários Regionais, poderiam constituir as bases de uma fusão com efeitos positivos para os CAMV, pelo acréscimo qualitativo nos serviços prestados, e de uma prestação dos Serviços Veterinários Oficiais mais efectiva.

O que não adianta são os argumentos do tipo... esta base é oficial e aquela é particular... ou esta base funciona com resultados práticos na busca do animal extraviado e aquela não.

O projecto tem que ser de fusão e não de divisão... tudo o resto são números ou cifrões se preferir.

Quanto ao papel da Ordem e do Sindicato... não poderia estar mais de acordo, sempre defendi a aproximação e o trabalho conjunto... o que não vejo é o actual CD da Ordem nessa onda.

Anónimo disse...

Não era melhor a classe unir-se e deixar-se de bocas!Isso leva a algum lado? aprende-se algo?

Anónimo disse...

Os da FMV continuam a "cagar" fora do penico...


Depois da bostia grave contra a Ordem...

agora resolve-se um "bastão" daqueles abster-se na votação do Honoris causa do MOURINHO...


PORRA
... não é preciso isso para dar nas vistas!!!

Basta ter o Bichona da Ajuda ao ladoe está tudo claro!!! ou o Luís Sacode...ou qualquer outro daqueles ... que vive de esquemas por lá...


Esta "veternária" vai de mal a pior!!!

Vamos tentar remediar os danos.

VENHA CONDE,ESTÁ PERDOADO...

(Irei em pregrinação à
Sra da MUXIMA,(...)mesmo cá no PUTO)