5 de maio de 2009

ANIMAL TESTING OU NEM POR ISSO?

Incisiva e importante a questão de Henrique Burnay no “Bruxelas”, decorrente da votação no Parlamento Europeu do relatório sobre a proposta de Directiva relativa à protecção dos animais utilizados para fins científicos.

Para os interessados a proposta é esta aqui... ou aqui se preferir a versão bilingue.

Permito-me refazer a questão de Henrique Burnay... entre os activistas dos “direitos dos animais” e os interesses da investigação científica, qual a posição da profissão veterinária lusitana?

Duvido que a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) tenha sobre o assunto qualquer parecer... o que é pena, porque a resposta à questão se coloca precisamente entre uns e outros dos interesses, que a OMV deveria materializar dado o seu distanciamento “emocional” e “material”.

Sem animais que possam ser utilizados em procedimentos científicos não há desenvolvimento de novos medicamentos, ou investigação da fisiopatologia das doenças infecto-contagiosas, como o caso do HIV/SIDA.

Mas o número de animais envolvidos nos procedimentos pode ser reduzido, a começar pela utilização de primatas não humanos (excepto projectos que visem a sua própria conservação), assim como a monitorização permanente dos procedimentos e a introdução de indicadores de bem estar animal.

Ao “Veterinário precisa-se...” parece, sobretudo, que à OMV caberia, nesta matéria, uma abordagem ética, alicerçada na promoção e pesquisa do próprio bem estar animal, mesmo admitindo (ou talvez por isso), que em Portugal a acuidade do tema possa não ser relevante.

3 comentários:

Anónimo disse...

A OMV nada diz porque não tem conhecimento da proposta, mesmo que soubesse teria que ouvir para decidir e isso leva tempo

Anónimo disse...

Oh Clint!

Informa-te lá que existe neste "cantinho" legislação aplicável e mecanismos oficiais de controlo.

Quanto à Classe tem havido umas acções de formação aqui e acolá, por isso não pode ser invocada falta da dita, nem de informação!

Quanto à Ordem será bem de ver, que o tal "espírito de colaboração" nestas matérias não cabe nas "prioridades" do SS e dos seus rapazes e raparigas, amigos e apoiantes.

Estão à "espera de sapatos de defunto...", os outros que se incomodem!

Alkimista

Anónimo disse...

e o biotério na terra do GALVOEIRO?????!!!!!!!


é só tolisses......