20 de maio de 2009

DORMIR DESCANSADO

Segundo o news on line, uma operação levada a cabo pelos militares da Guarda Nacional Republicana, Serviços de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), com a colaboração dos Serviços Veterinários, num estabelecimento de restauração em Oliveira de Azeméis, resultou na apreensão de 2 FRANGOS 2 “...já abatidos e sem certificado de inspecção sanitária que se destinavam para consumo no restaurante.”

Podemos dormir descansados, eram mais os agentes que as unidades apreendidas... o problema é que não há “restaurante que se preze”(1) que não prepare um “pica no chão” (por encomenda ou não), cujas propriedades palatais superam “o crime e a cumplicidade” de restaurante e consumidor.

Não estando em causa a inconformidade de tal situação no actual quadro legal, muito menos a intervenção da autoridade, sempre perguntarei: alguém me diz onde se pode comer um “pica no chão”, mimoseado por uma canja do mesmo? (os vegetarianos que me perdoem...)

Por outras palavras... o que é preciso fazer para garantir aquele prazer, sem ter que responder em tribunal? Mudar a Lei? Promover qualquer projecto produtivo alternativo?

Aparentemente “O Ribeiro” terá resolvido este problema... ou terei que comprar sete latas de tinta?

(1) Restaurante geralmente em zonas rurais ou citadino-marginais, não incluído em circuitos gastronómicos requintados, não obrigatoriamente económico.
*Fotografia de Helena

3 comentários:

Anónimo disse...

UM CAPÃO é um CAPÃO


Com a dignidade que merece deve ser manuseado com cuidado,transportado com as cautelas necessárias,entregue no matadouro de aves,sem negligências,e depois de inspeccionado abatido,sangrado depenado eviscerado e préviamente desmembrado e guilhotinado, será inspeccionado ou não e zás vai para a culinária...onde se saboreia como um pitéu!!!!

Este caso postado é uma vigarice...um motivo de concorrência desleal...punido por várias formas é só consultar o CPP ou o CPA e ZÁS o gajo está a comer da medida grossa...

Resta-nos um franguito de aviário!!!


Coitados de nós!

ass) fã do capão

Anónimo disse...

Tudo isto seria risível ou humorístico se não fosse TRÁGICO!

Estes afloramentos de "integrismo controlista"(nem sei se esta última palavra existe na língua mátria)considero-os demasiado perigosos para o meu livre arbítrio, ABOMINO-OS.

Edmundo Pires

Anónimo disse...

SANGE*


Ed querias caldos de galinha?

és um finório...galinha do campo!!!com a balbúrdia que por aí vai defendes os inspectores...e depois o fricassé!!!

Mostra que tens coluna vertebral...que a legislação desses pacóvios de lisboa seja inteligível...não se te pede mais...a inspecção é uma arma ...

o POVO exige:

........ uma só saúde............


*sange- galinha num dialecto de angola, onde estudou o ED.