10 de maio de 2009

CIRCUS

Trata-se de tema que, como em outras matérias, exige equilíbrio entre os indefectíveis contra e os indefectíveis a favor, baseado numa opinião/parecer de natureza científica e ética clara e inteligível.

A questão é simples: Que limites para a utilização de animais no circo?

O Diário Digital dá destaque ao facto das autoridades oficiais nem sequer conhecerem ao certo quantos (e que) animais há nos circos, repercutindo a chamada de atenção, justa, da Associação ANIMAL.

Sendo o universo dos circos lusitanos tão reduzido, como imagino seja, não seria difícil, pelo menos, manter um registo actualizado de todas as situações, incluindo as condições de detenção dos animais em causa.

As explicações da Subdirectora Geral de Veterinária (DGV), ficam muito aquém da resposta esperada: mais do que a simples declaração de fé na competência dos Médicos Veterinários (subentende-se sejam os Municipais), deveria explicar a prioridade do assunto para a DGV e o empenhamento dos seus serviços descentralizados.

Para os Médico Veterinários Municipais (MVM) accionistas deste espaço, aqui deixo sem qualquer comentário, a crítica de Miguel Moutinho, dirigente da ANIMAL ao controlo dos circos: “Os veterinários municipais muitas vezes nem põem lá os pés”.

Entretanto não passaram na Assembleia da República as propostas do Partido Comunista Português, Partido Ecologista “os Verdes” e bloco de Esquerda, visando, mais ou menos, a interdição da utilização de animais nos circos.

Admira-me que a esquerda folclórica e a esquerda circense (sem animais) não se tenham entendido numa única proposta exequível e que pudesse constituir um primeiro passo para uma efectiva protecção dos animais de circo... assim ficámos na mesma.

Pena que, na discussão, a deputada Veterinária Eugénia Alho, não tenha trazido à discussão apenas, os argumentos científicos e éticos decorrentes da protecção dos animais (mesmo que na prática o sentido de voto fosse o mesmo)... e tenha invocado as questões sociais resultantes do desemprego dos domadores...

17 comentários:

Anónimo disse...

Começo a aperceber-me aqui de algum tipo de ressentimento contra os MV Municipais. E se entendo algumas das preocupações aqui retratadas estranho a quase obcessão com o tema.`
É certo que o estatuto do MV Municipal está caduco e desfasado da realidade actual e penso, que o principal objectivo da sua associação seria, ao invés de o defender a todo o custo, procurar ajustá-lo.
Existem fartos exemplos de MVM que exercem a sua actividade com dignidade, responsabilidade e brio e alguns outros que em nada contribuem para isso. Mas em todos os sectores de actuação da profissão isso é uma realidade facilmente constatável.
No presente post ao invés de, com ligeireza se falar nos "que lá nunca poem os pés", melhor seria atentar na declaração idiota de uma sub-directora, para quem a salvaguarda do bem estar dos animais de circo se resume ao preenchimento de um ridiculo questionário em papel. Em que contribui a DGV e a sua famigerada estrutura verticalizada para a integração e formação dos MVM? Nos nossos dias limitam-se a produzir cada vez mais modelos e papel, mais burocracia e normativos! Veja-se o recem produzido regulamento da campanha de vacinação anti-rábica.

Clint disse...

"Obcessão"?

A nossa obsessão é com a dignificação dos Médicos veterinários.

Se leu, realmente, o que ficou escrito, notou com certeza, que o que disse da Srª Subdirectora vem na linha do que afirmou... então a sua objecção é extemporânea.

Não foi o "Veterinário precisa-se..." que declarou que os “Os veterinários municipais muitas vezes nem põem lá os pés”, mas sim o dirigente da ANIMAL...

O que é dramático é que a OMV continua a não nos representar, mesmo quando os temas têm tudo a ver com a profissão... isso sim está a tornar-se obsessivo.

Anónimo disse...

Bom, co0mo em todo o lado existem palhaços que não fazem ideia do que falam. Sim, é para enfiarem a carapuça, inclusive esse senhor Miguel Moutinho que, desconhecendo a realidade pensa que tem o estatuto de poder opinar sobre o que não sabe.
Eu, como MVM vou rapidamente explicar o que se passa para o Senhor clint ficar a saber e o palhaço supra-referido também.
Todos os MVM´s que conheço executam vistorias aos circos, desde que os mesmos solicitem licenciamento na respectiva Autarquia. Como devem imaginar, alguns (ou muitos) circos que não têm organização, não querem ser fiscalizados, ou simplesmemte andam à margem da Lei, não comunicam as suas curtas estadias às respectivas Câmaras Municipais. Nestes casos, os MVM sõ sabem do circo depois de o mesmo já ter "arrancado" pelo que defendo e faço um Auto de Notícia à DGV, embora outras Autoridades possam actuar nas ilegalidades e não o fazem, como o SEPNA, a ASAE e outros Ficais Municipais.
Todos os relatórios são enviados imediatamente à DGV, o que esta Entidade faz com eles eu desconheço.
Portante esse Miguel Moutinho é um ignorante e tu caro CLint um frustado, tenho já o dito várias vezes. Cura essa obcessão...

Anónimo disse...

O que é incrível é que não há controlo absolutamente nenhum sobre os animais que habitam os circos. Calma e placidamente andam de um lado para o outro sem que as autoridades veterinárias sejam vets municipais ou ainda dos serviços saibam sequer quantos são. As questões sanitárias, bem estar e tamanho do efectivo circense não são controladas. Seria lógico e normal que os vets municipais controlassem obrigatoriamente essas questões mediante visita ao circo e tendo por base informação do vet municipal de onde o circo saiu, confirmassem tudo o que de sanidade e bem estar fosse necessário e ainda a identificação e numero de espécies e espécimes presentes.

Anónimo disse...

De vez em quando corre o boato de que está uma fera á solta. Lince, tigre, puma etc, pois bem quando se pergunta então que circos é que estão ou passaram na região? Ninguém sabe. Eventualmente alguém se lembra de um ou outro circo e dá nomes. Temos então a fase seguinte que tipo e quantidades de carnívoros esse circo tem ?? Ninguém sabe. Em suma mesmo que fuja um desses animais ninguém sabe e muito menos se poderá responsabilizar o circo seu proprietário.

Anónimo disse...

Será que os vets municipais estão preparados para esta tarefa?? Não valerá a pena umas acções de formação para identificação e actuação em situações de emergência, tal como fugas?? Nem que não seja para avaliar a situação e decidir pela melhor opção ??

Anónimo disse...

“outras Autoridades possam actuar nas ilegalidades e não o fazem, como o SEPNA, a ASAE e outros Ficais Municipais.”

Caro vet anónimo como sabe nenhuma destas autoridades pode avaliar as questões de bem estar, sanitárias e muito mesmo aplicação de fármacos caso seja necessário capturar quimicamente um animal, tarefas que cabem exclusivamente aos vets. É claro que falta aqui o ICNB que pode e deve ser uma grande ajuda para todos os vets envolvidos nestas questões

Anónimo disse...

Nos últimos 4 anos enviei 123 relatórios de inspecção a circos à DGV.
Sei de muitos outros MVMs que fizeram o mesmo. Já é muita coisa..
Onde estão os resultados colega briosa?
Engraçado que não vi nada disto na newsletter da DGV e asim esse ANIMAL do Moutinho já se calava.

Clint disse...

Outra vez "obcessão"???

Que raio de obsessão com o mau uso da língua mãe... além de andar obcecado com qualquer crítica que se faça aos MVM...

Será que ainda não percebeu, não sabe ou não quer saber que, como aqui já referi, muitas das críticas NÃO são dirigidas ao colectivo das MVM, mas a muitos MVM que se estão nas tintas para as suas responsabilidades.

Eu conheço vários!

Nestas circunstâncias, a crítica ao colectivo dos MVM reside na recusa em aceitar que essas situações existem, em vez de as encararem de frente, compreendendo que as mesmas prejudicam todos os outros MVM.

Anónimo disse...

Este Clint velhaco tem no seu ADN algo, que não é fácil identificar bem o que é, que o faz estragar com uma mão o que faz com a outra. Ainda não consegui nunca ficar agradado com os temas que traz à discussão, por causa da abordagem que lhe faz.
Percebe-se maldade, inveja, ressentimento não sei do quê, outras vezes frustração, tudo preparado num caldo de banho-maria em que o ingrediente mais destacado é a maldade. Os epítetos que ele próprio se atribui são todos nesta linha - escárneo do vetvelhaco, eutanásia não sei quê, e outros que agora não me lembro.
E depois gosta de oratória e de argumentos subtis enrrudilhados. Enfim queres dar-nos música...
Podes ser até um super-dotado, mas andas noutro mundo e se te déssemos importância a gente até se chateava e acho que não vale a pena.
Continua, meu amor, a dar música para os nossos ouvidos...

Anónimo disse...

Esses dados do efectivo animal existentes nos circos já foram enviados à DGV, que por não fazer mais nada além de enviar formulários ridículos, deveriam tratar os dados recebidos e dar conhecimento aos Media das acções levadas em conta pelos MVMs.
Quanto à preparação ou não do MVM, no campo do bem-estar animal é indiscutível e muitos têm frequentado as acções de formação com o ICNB, no entanto as outras Autoridades podem fiscalizar a legalidade da instalação e das licenças. Não é só os MVMs que são lançados no terreno, provavelmente são os únicos com tomates para o fazer.
Quanto ao plano no caso de fuga do animal, este deve estar precavido pelo próprio circo. Ou, se se solta o leão manda-se o MVM atrás? acordem p.f. para a realidade.
Quanto à obsessão, caro clint, pelos vistos é única maneira que tens de sacar tantos comentários, já que os teus outros posts são ignorados, por isso até compreendo.
A tua conversinha da critica ser da classe não cola, até porque és dos primeiros a mandar a «boquinha». Pensas que não sabemos o que está errado? qual recusa em aceitar? andas doente. Já que estiveste no palácio cristal deves ter observado que a maioria dos MVMs presentes é preocupado, e não de secretária como V.Ex.a ou incompetente como os DG"b"´s.

Anónimo disse...

Este Clint é um perfeccionista! Para satisfazer ambas as partes proponho se use obcecação.
De qualquer modo, concordo que há algo de acitoso na forma como se refere aos MVM.

Anónimo disse...

HÁ MAIS PERFECCIONISTAS, aínda bem.
"ACITOSO" não existe, vai ao dicionário.

Anónimo disse...

Não se esqueçam da associação animal que para atingir os seus fins não olha a meios. A eles não lhes interessa se o vet é municipal ou não, se necessário são todos encostados á parede.
As DIVs não terão a maior responsabilidade neste processo??
Consta-me que está a ser elaborada pela DGV uma lei para enquadrar os animais de circo. Alguém sabe de alguma coisa ??

Anónimo disse...

Alô Clint velhaco, continua com esta música, que isto é que te dá clientela...
Tu és de maaaaisssss....

Oh SULTÃO de PUSHABANOS, vê lá se sais do teu palácio troglodita e começas a conhecer a veterinária real...Tu se não existisses tinhas de ser inventado...

MÂNGELO A BASTONÁRIO!...

Anónimo disse...

Alguém falou em ICN??
É uma grande ajuda!
Manda o electicista que abate os animais.
Lembram-se do caso dos Açores?

Anónimo disse...

clint, essa tua obsessão de opinares por tudo e por nada sobre tudo e não adiantando nada ja está ao nivel do sintoma como dizem os psiquiatras. isso é falta de sexo. Adeus, vou dar uma, devias fazer o mesmo.